fernandosoares_13-02-2021

Edições anteriores

SEM COLABORAÇÃO
Tem gente que confunde tudo. Foi só sair a autorização para bares e restaurantes ficarem abertos até mais tarde, que muitos clientes passaram a neles comparecerem sem usar máscaras. Assim fica difícil. Vamos colaborar, minha gente!


SORRISÃO
Marquinhos Trad (PSD) anda a bordo de uma alegria impossível de esconder, resultante das avaliações da Revista Exame apontando Campo Grande como a melhor cidade do Centro-oeste e a sétima melhor capital do País para viver-se. O prefeito faz questão de realçar os motivos da qualificação pela revista: as políticas públicas de educação, geração de empregos e sustentabilidade. 

REALIDADE
É impressionante o número de herdeiros, aqui em Campo Grande, jogando para o alto tudo aquilo que seus pais conseguiram fazer. É aquele velho entendimento: as pessoas fazem e esforçam-se muito, deixam o patrimônio para a família e quando dizem adeus, os filhos, ao invés de continuarem, vão vendendo tudo. Tem muito herdeiro que, até dez anos atrás, rasgava dinheiro, mas hoje anda tão sem-grana, que até a conversa é fiada.


INACREDITÁVEL
Como pode um jovem bonito, como este douradense, preso e expulso do Paraguai, com a profissão de advogado, estar na hora e no local errado? Foi confundido com traficante, embora não houvesse flagrante e nem mandado de prisão expedido contra ele. Depois de esclarecidas as dúvidas, percebendo-se que ele estava no local para atender um cliente, foi liberado. Isso é o que podemos chamar de falta de sorte.
 

LONGEVIDADES
Sílvia Gonçalves Rodrigues Leite é hoje, talvez, o único e maior símbolo vivo dos primórdios da TV brasileira. Sílvia é Lolita Rodrigues ou La Salerosa (a bonita, a charmosa), como era chamada por Hebe Camargo. Lolita, às pressas, foi convocada para substituir Hebe e cantar o hino da TV, na estreia das transmissões televisivas no País, a 1950. Hebe não foi porque estava com um namorado. Atriz de cinema, teatro e TV, apresentadora e cantora, Lolita tem 91 anos. Depois de Sampa e Rio de Janeiro, mudou-se para João Pessoa, capital da Paraíba, onde mora com uma filha, a médica Sílvia Rodrigues. 
 

LOAS NO PARQUE
A sul-mato-grossense Maria Cecília Amendola da Motta passou o bastão da presidência do Conselho Nacional de Secretários(as) de Educação. Seu substituto eleito é Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação do Espírito Santo. Logo após a eleição, De Angelo destacou os avanços do Consed nos dois mandatos de Maria Cecília Motta e disse que dará continuidade a este trabalho. A secretária de Estado da Educação de MS segue atuando no Conselho, agora como vice-presidente do Centro-oeste. 
 

LOAS NO PARQUE II
O secretário-adjunto da Educação, Édio Castro, um dos pensadores políticos e gerenciais do governo estadual, é um dos primeiros na fila de gargarejos de Maria Cecília Motta. Nas redes sociais, Castro rasgou elogios à titular da pasta em sua despedida da presidência do Consed: "Com sua liderança, fortaleceu as conexões com outras instituições do País. E graças ao trabalho com Regime de Colaboração, criou vínculos fundamentais para o futuro da educação pública em todo o Brasil".


ESTANTES
Falta um indicador para quantificar as vendas de livros autorais de escritores nascidos ou residentes no Estado. Supõe-se que é grande a produção regional. Um ambiente interessante para a venda dessas obras é o comércio eletrônico. Segundo o relatório Neotrust, produzido pela Compre & Confie, empresa de pesquisa de mercado voltada ao e-commerce, no Brasil, a 2020, as vendas on-line de livros cresceram 44% em relação a 2019. No ano passado, foram adquiridas 14 milhões e 200 mil publicações pelo e-commerce, indica o levantamento.  
 

AMOR
Retrato do conde Ferdinand von Habsburg e de sua esposa, a sudanesa Mary Nyaunt. Eles casaram-se a 1999, no Quênia, e tiveram quatro filhos. O casamento do conde, descendente dos imperadores Franz Joseph I e Sissi da Áustria-Hungria, com uma africana sem título de nobreza causou muito mais debate do que o casamento de Harry e Meghan Markle, a 2019. Hoje, ambos possuem 52 anos. Todos os filhos do casal são nascidos em Nairóbi. Além da origem étnica, os debates ocorreram pela questão de classe na união de um aristocrata como uma plebeia. No entanto, o chefe da família real dos Habsburgo, Dr. Otto von Habsburg, em vida já estabelecera que todos os casamentos feitos pelos Habsburgo são iguais entre si. 
 

NA LEMBRANÇA
 O compositor alemão Richard Wagner morreu no dia 13 de fevereiro de 1883, na Itália, após tocar ao piano uma das partes de sua opereta “Ouro do Reno”. Tinha 69 anos, uma vasta obra e a seguinte frase como lema: "A alegria não está nas coisas, está em nós".

 

Fotos: arquivo

As primas Suellen Sebben Teixeira e Gabrielle Sebben.

 

Os advogados Charles e Michele Altounian.

 

O delegado de Polícia Civil aposentado Alfredo e a esposa, Lani Ferreira.

 

O casal Thaís e Eduardo Trigo.

 

O arquiteto André Zago e a empresária Elba Zago.

 

Dyecko Solles com a esposa, a advogada Ana Belalian.

 

SANTO
Hoje é o dia de São Martiniano, nascido na Palestina, teve uma história de vida de superação da tentação provocada por lindas mulheres e decidiu transformar-se num eremita para que o pecado nunca o encontrasse. "Só há um pecado que Deus não perdoa: aquele do qual não somos capazes de arrepender-nos". Rogai por nós, São Martiniano. 

 

PENSAMENTO DO DIA
“Assim como uma vírgula muda uma frase, uma simples atitude muda uma história”.