fernandosoares_10-02-2021

Edições anteriores

BEM ISTO!
Depois do primeiro beijo entre dois homens na história do BBB, Gilberto Nogueira e Lucas Penteado tiveram suas sexualidades questionadas, o que culminou com a decisão de Penteado de deixar a casa. O que aconteceu a ele é o que acontece a todos os jovens de periferia, todo dia, no Brasil... A todos os dias.


FOME
Sem dó nem piedade, a política econômica do governo federal sem o auxílio emergencial faz com que famílias voltem a usar o fogão a lenha. Revendedores estimam que o preço do botijão pode chegar a R$ 100 neste ano. Isso tem de parar! 
 

ETERNIDADE
Não se apagará jamais a chama acesa pela maranhense Maria José Bezerra de Araújo! Um de seus afetos, Gustavo Corrêa Bezerra de Araújo, aplaude Maria José como a “enfermeira do século”. Morreu no último dia sete, aos 93 anos. Seu legado é um dos mais sólidos e exemplares no contexto humanista, referencial na enfermagem brasileira. Maria José passou a ser conhecida quando, para ingressar na carreira, escreveu uma carta ao presidente Getúlio Vargas pedindo ajuda a fim de que pudesse fazer o curso no Rio de Janeiro. Tornou-se empresária e fundou, a 1973, o Colégio Bezerra de Araújo de cursos profissionalizantes, no nível médio, como o de Técnico de Enfermagem. Foi editora e escritora, tem dezenas de livros publicados sobre a enfermagem. Também foi madrinha de casamento de Gustavo Araújo e da advogada Giselle Marques.


MERECIMENTO!
Pergunta-se como se sentem os eleitores que colocaram o tal Tio Trutis (PSL) na Câmara dos Deputados, fazendo o povo pagar, durante quatro anos, seus altos salários e os privilégios desfrutados por ele e sua trupe. Se cada povo tem o representante que merece... 

DESORDEM
As universidades públicas padecem com os desencontros do Ministério da Educação, prejudicadas pela descontinuidade gerencial e pela desordem gerencial e pedagógica. Um dos motivos é o desrespeito à lista tríplice eleita pelos professores e alunos em voto direto para a função de reitor. Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por exemplo, o resultado a princípio democrático foi desconsiderado pelo Planalto. 
 

DESORDEM II
Quando o ministro da Educação era Abraham Weintraub, ignorou-se o mais votado, na lista tríplice, para a reitoria da UFGD, à ocasião, o professor Etienne Biasotto, que bateu com folgas os outros dois adversários. Weintraub nomeou a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio. Agora, o substituto de Weintraub no ministério, Milton Ribeiro, exonerou Macedo Damázio e investiu na reitoria o professor Lino Sanabria.

 

MÃOS AO ALTO!
E os brasileiros iniciaram a segunda semana de fevereiro com mais uma das sangrias no custo de vida. Desde terça-feira, 09, vigora nova safra de altas nos preços dos combustíveis. Enquanto isso, a campanha publicitária da Petrobras vem repicando nas telinhas da TV, na tentativa de convencer os consumidores que mais este bofetão na sua cara é benéfico e necessário para atender-se ao jogo do mercado. Nem o presidente Bolsonaro vem concordando com isso. Para ele demitir o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo Twitter, é daqui para ali. 
 

DE OLHO
O que está ocorrendo ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), sendo indiciado pela Polícia Federal pela compra irregular de respiradores para tratamento da covid-19, no ano passado, numa transação estimada em R$ 50 milhões aos cofres públicos e sem licitação, acontecerá a vários gestores no País. A farra, todos sabem, é grande nesta pandemia.

 

PELA VERDADE
Muita coisa podre é revelada na quebra do sigilo das conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, mas há também um festival de notícias frias envolvendo estes dois protagonistas da Lava Jato. Segundo a agência de notícias Aos Fatos (https://www.aosfatos.org), que apura a veracidade de informações veiculadas pela Internet, o diálogo no qual Moro e Dallagnol admitiriam a inconsistência de provas obtidas pela Lava Jato não aparece nos documentos da Operação Spoofing, liberados pelo ministro Ricardo Lewandowski, nem nos arquivos do site The Intercept Brasil, que revela detalhes das conversas entre o ex-juiz e procuradores da força-tarefa em reportagens desde 2019. 
 

URGENTE
A pandemia não acabou e o povo ainda necessita da proteção do Estado. A cada dia que passa, veem-se promotores anunciando novos shows de renome nacional para os próximos meses em Campo Grande, mas, até este momento, nem sabemos quando todos serão vacinados. Ainda bem que João Dória (PSDB) vai mandar um milhão de doses, para MS, de CoronaVac. Se esperarmos pelo governo federal, vão uns três anos. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Há muros que só a paciência derruba. Há pontes que só o carinho constrói”.

 

Fotos: arquivo

O pecuarista Ruy Fachini Filho com a esposa Márcia e a filha Vitória Fachini.

 

O casal Elô e Fábio de Paula, empresário.

 

Os engenheiros Maria Helena e Marcos Maymone.

 

O produtor rural Edmur Miglioli Neto com a esposa, Ana Luíza Stuhrk.

 

O casal de pecuaristas Isabel Orro e Gastão Monteiro.

 

Os arquitetos Carlos Scardini e Ana Lúcia Rolim Scardini, além de dividirem a profissão, eles são também marido e esposa.

 

NA LEMBRANÇA
O dramaturgo, poeta e romancista Bertolt Brecht nasceu em 10 de fevereiro de 1898, em Augsburg, Alemanha. Autor de peças como Mãe Coragem e Seus Filhos, A Ópera dos Três Vinténs e como o poema Elogio do Comunismo, foi perseguido por suas tendências políticas, precisou refugiar-se na Escandinávia e nos EUA. Também fundou, em janeiro de 1949 (junto à sua esposa, Helene Weigel, atriz), e dirigiu a companhia teatral Berliner Ensemble, que existe até hoje. Brecht, apesar de partilhar da visão comunal (do comunismo), tinha uma interessante frase sobre o progresso pessoal: "Ninguém irá melhorar o seu lote se você mesmo não se mexer". Morreu em 14 de agosto de 1956, em Berlim.