fernandosoares_09-02-2021

Edições anteriores

VAI, BRASIL...
Com a liberação pela Anvisa de todas as marcas de vacinas existentes e já testadas em outros países, acredito que, vacinando a população, o Brasil voltará a crescer. Não aguentamos mais ver comércio fechando as portas, bares com público reduzido e a cidade parada a partir das 22h. 

ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!
Atenção redobrada, minha gente! O novo golpe agora é uma pessoa ligar pelo celular e dizer que uma amiga (aí, dá o nome) está convidando você para participar de uma live, a seguir, passa um código para você. Ao digitar, o código, já era... Os golpistas vão clonar seu celular e fim de papo. É tudo o que eles querem. O que envolver códigos, não aceite. Para participar de lives não é necessário um código. Eles são profissionais e altamente perigosos.


LIVRAMENTO
O primeiro bimestre de 2021 tem sido benfazejo para alguns políticos que vinham sofrendo pesadas denúncias e amargando profundos desgastes financeiros e emocionais. Há duas semanas, o ex-governador André Puccinelli (MDB) viu-se livre de um dos cinco processos aos quais responde na Operação Lama Asfáltica. Agora é o deputado federal Vander Loubet (PT), ele teve os bens desbloqueados por determinação judicial. 
 

ENXERGANDO LONGE
Com atuante e resolutiva diretoria presidida por Márcio Ramos, o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac) completou, no dia quatro deste mês, 64 anos de fundação. Uma das principais instituições do gênero no País, trata-se da única no Estado a prestar assistência gratuita aos associados. Anualmente, realiza mais de dez mil atendimentos de intervenção precoce, ensino pelo método Braille, centro de reabilitação visual, psicologia, mobilidade, música, artesanato, esportes e outros serviços e práticas socioculturais. 
 

ENXERGANDO LONGE II
Fundado a 1957, só a 1979 o Ismac acrescentou o nome de Florivaldo Vargas à sua razão social, fazendo homenagem à pessoa com deficiência visual que morava em Lins (SP) e trabalhava cobrando mensalidades na Associação Linense para Cegos. Mudou-se com destino a Campo Grande a fim de criar um serviço idêntico ao de Lins. Em quatro de fevereiro de 1957, com o lema "Assistência, Trabalho e Educação", nascia o Instituto Mato-grossense para Cegos. A 1979, dividido o Estado de MT, a denominação passou a ser "Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas". 


PATICUMBUM
À guisa de defender protocolos preventivos durante a pandemia, o deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) embaralhou-se com as serpentinas, sugeriu que o Carnaval não deveria existir e virou alvo de severas traulitadas dos foliões. A Liga das Entidades Carnavalescas de CG (Liesco) e as escolas de samba da capital repudiaram a posição do deputado. Em nota que repercute nas redes sociais, a Liesco e as escolas destacam a importância do Carnaval como maior festa popular, seu apelo artístico-cultural e o incremento econômico com o aquecimento do turismo e de outras atividades comerciais. Avisam: o samba não vai morrer. 
 

PARA GUARDAR
"Quem é o chefe da Lava Jato, segundo os diálogos vazados? É o Moro, a quem chamam de Russo. Dizem que seguem o código penal da Rússia. É um descolamento institucional", do ministro do STF Gilmar Mendes à CNN Brasil, em cinco de fevereiro de 2021. 
 

E AGORA?
Não se sabe ainda como reagirão os fanáticos militantes do bolsonarismo ao comunicado oficial da farmacêutica Merck, mas não deixa de ser mundialmente impactante a informação da própria fabricante da Ivermectina tornando público que não existem evidências de que este medicamento oferece tratamento ou aplicação eficaz em pacientes com a covid-19. 

ONÇAS NA TELA
Deve estrear em outubro o remake de "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, telenovela de grande sucesso que a Rede Manchete lançou a 1990. A versão agora tem a assinatura da Rede Globo, direção de Rogério Gomes e roteiro de Bruno Luperi, neto do autor original. As gravações começam em breve e ainda faltam definições de nomes do elenco. Já estariam confirmados Marcos Palmeira e Dira Paes, enquanto Antônio Fagundes, demitido da Globo a 2020, depois de 44 anos na emissora, ainda analisa o convite.


POR AQUI
O neto de Sílvio Santos, Tiago Abravanel, passou o fim de semana em Bonito, ao lado de Fernando Poli, produtor visual, com quem divide o mesmo teto há anos.  
 

BEM ISTO
Até que todos sejam vacinados, vou seguir a recomendação do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara, neste Carnaval, vou fazer o retiro "do silêncio", se não for, a pescaria será uma boa opção. A arcebispo é a favor da vacina e da ciência, contra as ideologias políticas que pregam o negacionismo.  

 

Fotos: arquivo

A médica Janaína Coelho e o engenheiro civil José Nina Filho.

 

O empresário Cláudio Santos e a esposa Patrícia.

 

O pecuarista, em Dourados, Ricardo de Carvalho Filho e a esposa, a advogada Maria Antônia.

 

O empresário Nerone Maiolino e a esposa Rosana.

 

Carla e o médico e professor da UEMS Renato Arruda.

 

Mariana Jurgielewicz com Regina Saad, Patrícia Capalbo e Vera Barros.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Posso não ser a melhor pessoa do mundo, mas não ando por aí fingindo ser o que não sou”. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia nove de fevereiro de 1909, numa aldeia portuguesa, nasceu uma das mais importantes brasileiras do século passado, batizada Maria do Carmo Miranda da Cunha, ganhou o mundo com o nome de Carmen Miranda, transformando-se na Pequena Notável. Até falecer aos 46 anos, em Los Angeles (EUA), promoveu o Brasil no exterior e revolucionou a música e os costumes de sua época, com frases como esta: "O que é ser indecente, imoral? Posar nua para uma fotografia? Ter um amante? Não sei. Não sou promíscua, sou aberta aos costumes e princípios, desde que não me afetem particularmente".