fernandosoares_07-02-2021

Edições anteriores

DESTE JEITO...
A sociedade sul-mato-grossense anda chocada ao ver nomes de jovens filhos de famílias tradicionais, de cidades do interior e até da Capital, envolvidos no submundo das drogas. Bem-nascidos, mas já com a marca da contravenção, no futuro, serão chamados de bandidos. Uma herança que família nenhuma quer carregar. 
 

MUITA HISTÓRIA
Enfim, o jornalista Fausto Ferreira de Brites decidiu-se e lançará sua primeira obra literária. Para não frustrar a expectativa, traz como temática alguns episódios marcantes em sua trajetória profissional. Com mais de 45 anos de estrada, sua história representa um acervo vivo do jornalismo praticado em Mato Grosso do Sul.  
   

EFEITO
E os candidatos brancos que andaram passando-se por negros nas eleições municipais, para meterem a mão naquele fundo eleitoral, já começaram a dar-se mal com a Justiça Eleitoral. Pelos menos dois deles tiveram seus créditos reprovados na prestação de contas de campanha. Hoje, a verba partidária tem cota específica para mulheres, pretos e pardos. Quando a cota dos brancos se acaba, alguns partidos liberam a dos pretos e pardos para candidatos que tentam passar-se por alguém com as características que definem as pessoas negras. Alguns têm até sobrenome alemão.


QUEM SERÁ?
A partir do dia 18 de fevereiro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai anunciar algumas trocas de peças importantes no comando do Estado. A intenção é aumentar a produtividade em pastas de menor rendimento. A principal discussão ocorrerá em torno do novo secretário de Estado de Infraestrutura.   
  

DE PALAVRA
O governador Reinaldo Azambuja, há cerca de dois anos, comprometeu-se a mandar pavimentar a MS-245, em Bandeirantes, até a MS-338, com 75km de asfalto. A rodovia alimenta uma enorme região, de 400 mil hectares, compreendendo vários municípios. Nesta semana, soube que a licitação já está em andamento e logo o sonho desses produtores será realizado.


SUPERAÇÃO
Quando o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) morreu, vítima da covid-19, em novembro, seu assessor, havia quase 20 anos, o jornalista Fernando Ortega, sofreu um profundo abalo emocional. Rhaiza Matos (PSDB), filha de Onevan, substituiu o pai na disputa pela Prefeitura de Naviraí, venceu e fez de Ortega seu secretário de Governo. Semanas atrás, infectado pelo coronavírus, foi internado na UTI do hospital Municipal de Navirai. Após quatro dias, recebeu alta e disse que teve o seu sistema respiratório arrebentado pelo vírus. Continua em tratamento, mas livre da agonia que viveu.
 

PAGODE NA ISCA
Luiz Carlos, o vocalista do Raça Negra, aproveitou fevereiro e a reabertura da temporada de pesca (modalidade pesque e solte) para jogar seus anzóis nas águas do Rio Paraguai, em Corumbá. O pagodeiro segue outros exemplos de artistas ligados a esse mesmo roteiro, como Zezé Di Camargo e Luan Santana. 
 

CANTORIAS
Estavam bem afinados o violão e a voz de Rose Modesto (PSDB) na melodia com a qual ela cantou sua torcida pela vitória do colega Arthur Lira (PP/AL). O alagoano levou a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, investido do poder, contemplou a tucana sul-mato-grossense, que já estava com um dos pés na segunda-secretaria. Ficou com a terceira. Menos mal. Será responsável pela autorização dos reembolsos de passagens aéreas e análise dos pedidos de licença e justificativas de faltas dos nobres parlamentares. 
 

VÃO VENDO...
Tem castelo de areia começando a desmoronar. Primeiro: o STF manda abrir conversas explosivas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, que estavam sob segredo de Justiça. O que já foi revelado até agora é de corar as messalinas. Segundo: as declarações do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), afirmando que a Lava Jato construiu, de forma casuísta e ardilosa, todo o enredo processual para tirar Lula da disputa presidencial. Detalhe: Barros é líder do governo Bolsonaro na Câmara. 
 

CASA-GRANDE
O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, referiu-se a Lucas Braga, do Santos, como "aquele crioulinho" e "cidadão de cor". Isso durante a transmissão do jogo Grêmio x Santos, que terminou empatado em três gols, pelo Brasileirão. Se a moda pega... 

PENETRAS
Filmado e fotografado por testemunhas oculares, irmão de um prefeito foi flagrado votando nas eleições da Assomasul (Associação dos Municípios de MS). A figura em tela não é e nunca foi prefeita, não tem direito a voto nas eleições da entidade. A pergunta que não quer calar: a Assomasul já sabe do ocorrido ou o presidente, Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), prefeito de Nioaque, precisa dar uma resposta aos associados?


PENSAMENTO DO DIA
“Nesta crise causada pela pandemia, estamos todos na mesma tempestade, mas não no mesmo barco”. 
 

NA LEMBRANÇA
Mesmo sem Carnaval em tempos de pandemia, é tempo de lembrar uma das importantes personagens do samba brasileiro. A sambista portelense Clementina de Jesus nasceu no dia sete de fevereiro de 1901, em Valença, interior do Rio de Janeiro. Consagrou-se como cantora popular, Quelé, como era conhecida, foi também folclorista. O curioso é que começou sua carreira artística aos 63 anos de idade. É reconhecida como a rainha do partido-alto, tendo representando o Brasil em diversos festivais no exterior. Morreu no dia 19 de julho de 1987.

 

Divulgação

Um capitão do bem, que vai ficar na História. Nossas homenagens a Sir Thomas Moore que, depois de fazer uma campanha para arrecadar fundos no combate à pandemia, faleceu vítima da doença, aos 100 anos de idade. Antes, o veterano britânico da Segunda Guerra Mundial teve a alegria de receber, da rainha Elizabeth, o título de Sir, Cavaleiro do Reino Unido.

 

As arquitetas Valéria Dotta e Valéria Azambuja

 

A artista floral Martha Bandeira e o empresário Júlio Bellucci.

 

As designers de interiores Beatriz Veronezi e Valéria Alves.

 

A empresária Tatiana Ratier com a arquiteta Genise Almeida.

 

Cristian Flores e a superintendente do Shopping Bosque dos Ipês, Adriana Flores.

 

Divulgação

A advogada Kátia Claro, na sexta-feira, colheu mais um fevereiro em sua vida. Ao lado do marido e parceiro, o deputado estadual Gerson Claro Dino (PP), com quem aparece na foto, comemorou a data na intimidade da família. Mais adiante, quando toda esta onda da pandemia acalmar-se, ela reunirá as amigas. Kátia Claro, receba os cumprimentos da coluna com votos de vida longa, sucesso e alegria!