fernandosoares_06-02-2021

Edições anteriores

CALENDÁRIO
Neste ano, fevereiro terá quatro domingos, quatro segundas-feiras, quatro terças-feiras, quatro quartas-feiras, quatro quintas-feiras, quatro sextas-feiras e quatro sábados, um mês exato, 28 dias, o ciclo lunar completo, também com igualdade entre dias da semana. Isso só acontece a cada 823 anos. Significa boas mudanças.


ESCLARECIMENTO
O desembargador recentemente nomeado em São Paulo, Sérgio Mazina Martins, é irmão do médico Leandro Mazina Martins, que foi secretário municipal de saúde, e não seu tio, como escrevemos. Pedimos desculpas. 
 

ON-LINE
O promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Júnior assumirá, ao lado de sua nova diretoria eleita, na próxima quarta-feira, a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público. Milhan Júnior foi reeleito para o biênio 2021/2023. O evento de posse será realizado de modo virtual em função da pandemia. 
 

UFA!
Mato Grosso do Sul é o Estado que está entre os cinco que mais vacinou a população, proporcionalmente, contra a covid-19! A informação foi divulgada pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde e refletem a postura do governo do Estado no esforço de distribuir os insumos e imunizantes o mais rápido possível, além de oferecer todo o suporte necessário aos municípios. Com planejamento, agilidade e união, MS consegue dar início imediato à proteção, programada para todo o território sul-mato-grossense, dos grupos prioritários. 

 

QUEM É ELE?
Qual o verdadeiro Arthur Lira? Aquele que fez um belo discurso na Câmara, defendendo os protocolos de prevenção à covid-19? Ou o que promoveu a festança em seu apartamento de Brasília, com 300 convidados, todos à vontade sem máscaras – ele próprio incluído – para comemorar sua vitória na eleição como presidente da Casa? 
  

BOM SABER
Com crise ou sem crise causada pela pandemia, uma coisa é certa, a população vem cumprindo com suas obrigações. Nosso Mato Grosso do Sul está entre os oito Estados do País que não tiveram perda de arrecadação a 2020. Ao contrário, tivemos uma alta de 10,7% na receita do ICMS. Já a prefeitura de Campo Grande, só de IPTU, já arrecadou R$ 233,6 milhões até ontem, aumento de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado.


COBRAS
Estava assistindo à TV Senado no dia da reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional com a cúpula dos três poderes, impressionante os afagos entre os deputados federais e os senadores.  
 

RITUAL SECULAR
Será no próximo dia 24, em Porto Murtinho, às margens do Rio Paraguai, a primeira exibição do documentário "Las Promeseras", dirigido por Mara Silvestre e produzido pela Água Comunicação. Em 16 minutos, a talentosa diretora e sua equipe retratam, em imagens sensíveis e únicas, a saga devocional de um culto que tem cerca de 300 anos. No centro dessa tradição religiosa, destaca-se o protagonismo singular das promeseras, mulheres que elevam as vozes da fé dos fiéis, dão as cores, cânticos e ritos da celebração e ainda alegram o ambiente em uma das mais belas e participativas festas populares do Paraguai e da fronteira do Brasil na região. 
 

REVELAÇÕES
Ligações perigosas. Chocadíssimo com matéria publicada pelo jornal on-line Metrópoles. A história da cocaína encontrada num avião da FAB, que resultou na prisão de um sargento na Espanha, está começando a cair nos colos de alguns jovens de famílias poderosas de Brasília. O assunto promete virar grande escândalo.

 

UFA!
Num momento quando toda vacina é bem-vinda, finalmente a Anvisa decidiu modificar os requisitos mínimos para pedidos e aprovação de uso emergencial das vacinas contra a covid-19. Com a mudança no texto, não será mais exigido que a vacina esteja na fase três de testes no Brasil. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Na hora da raiva, o melhor a fazer é ficar calado. Porque a raiva passa, mas as besteiras que a gente faz e fala são inesquecíveis”.  
 

NA LEMBRANÇA
Em seis de fevereiro de 1608, na belíssima Lisboa, nascia o padre António Vieira, uma das figuras históricas mais importantes do Brasil Colônia. Jesuíta, Vieira foi ordenado sacerdote a 1635. Grande escritor e orador, enriqueceu nosso idioma com textos argumentativos e discursivos como “O Sermão de Santo António aos Peixes” (1654) e “O Sermão da Sexagésima” (1655). Desterrado para Coimbra a 1663, foi preso pela Inquisição a 1665, mas acabou anistiado três anos depois, embora sujeito à censura. Antes de falecer, na Bahia (1697), aos 89 anos, disse a seguinte frase: "Não está a felicidade em viver muito, mas, viver bem".

 

Divulgação

O advogado Oton Nasser conseguiu um feito raro para um profissional de Campo Grande, está advogando para o Consulado-geral dos Emirados Árabes Unidos (que fica em São Paulo). Nesta semana, o cônsul-geral Ibrahim Salem Humaid Ali Allawi fez questão de conhecer pessoalmente o novo profissional.

Fotos: arquivo

As arquitetas Bianca Monteiro e Ana Carolina Bearari.

 

O arquiteto Rodrigo Mecca e a esposa, Evelyn Gulluni.

 

Os amigos e arquitetos Enrique Moreira e Vivian Breier.

 

O jornalista Miltinho Oliveira Júnior e a irmã, a empresária Paula Renata Oliveira Aquino.

 

As arquitetas Karla Estrela e Trissia Moraes.