fernandosoares_05-02-2021

Edições anteriores

SEJA BEM-VINDA
Sempre soube que um país que coloca o Homem no espaço pela primeira vez não enganaria a humanidade lançando uma vacina falsa. Nesta semana, a revisão dos estudos, publicada pela revista médica 'The Lancet', apontou que a vacina Sputnik V, produzida pela Rússia, tem eficácia de 91,6% contra a covid-19. Sempre confiei plenamente. Se vier aqui para o Brasil, estou na fila.


APROVADAS
Veja a eficácia de cada vacina contra a covid-19: Pfizer/BioNTech tem 95% de eficácia; Moderna tem 94,5%; Sputnik V tem 91,6%; AstraZeneca/Oxford tem 70,4% e a CoronaVac, da Sinovac, tem 50,38% (de eficácia global), 78% na prevenção de casos leves e 100% dos casos graves e moderados. 
 

LIMITAÇÕES
De olho na Constituição Federal: se por qualquer motivo o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão estiverem ausentes dos cargos, quem assume a chefia do governo é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL). Só que não. Neste caso específico, Lira está impedido da investidura porque é réu em dois processos que tramitam no STF, um por corrupção passiva e outro por organização criminosa. Pode presidir a Câmara, mas a República, necas de pitibiribas.


CEREJA
Hoje é aniversário da ex-secretária especial de Cultura Regina Duarte, a eterna namoradinha do Brasil. Ela nasceu em cinco de fevereiro de 1947, na cidade de Franca/SP. A atriz de telenovelas e cinema, numa certa ocasião, disse a seguinte frase sobre o líder cubano Fidel Castro. "Eu não conseguia supor que uma pessoa meiga como o Fidel (Castro) fosse capaz de mandar matar". 
 

LÁ FORA
A Petrobras anunciou que vai contratar as construções de duas plataformas, gerando 80 mil empregos, na Coreia do Sul! Nisso, vivemos uma devastação econômica com o maior desemprego da história do Brasil.


SECULAR
Quando nasceu, em 18 de outubro de 1919, no Rio de Janeiro, sua terra natal era a capital do Brasil. Hoje, a caminho dos 101 anos, o humorista, dublador e intérprete Orlando Drummond, o impagável Seu Peru, um dos alunos da Escolinha do Professor Raimundo, continua morando no Rio, ao lado da mulher, Glória, com quem se casou há 69 anos, gerando dois filhos e cinco netos. Drummond foi um dos primeiros idosos acima de 90 anos imunizados contra o coronavírus no seu Estado.

 

As empresárias Bárbara Ruzanovsky e Marina Amorim.

 

As empresárias Luciana Schneider e Laura Amorim.

 

As arquitetas Christine Zeni e Letícia Fornari.

 

SUPLENTE
 Se Nelsinho Trad (PSD/MS) assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional, a vaga no Senado será ocupada pelo primeiro suplente, o empresário José Chagas dos Santos (Avante). Natural de Álvares Machado/SP, 66 anos, foi o indicado do DEM para a chapa de Trad, que tem a professora Terezinha Bazé (DEM) na segunda suplência.


FAZ FALTA
Boa notícia é que o Ministério da Economia estuda a possibilidade de retomar o programa do auxílio emergencial, a principal ou única renda de cerca de 860 mil beneficiários só em MS. Segundo a Caixa Econômica, foram R$ 3,5 bilhões disponibilizados à população do Estado.

 

INDECÊNCIA
O advogado e ex-promotor de Justiça Emerson Ottoni Prado não se conteve, descascou o verbo contra o ex-juiz federal Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, que coordenaram, no âmbito do Ministério Público, as investigações da Lava Jato. "São duas figuras que nos envergonham como profissionais da carreira jurídica. Somos de uma época em que juiz julgava com isenção e consciência", desabafou Prado, depois de ler conversas e mensagens entre Moro e Dallagnol liberadas só agora pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 
 

INDECÊNCIA II
A indignação de Ottoni Prado trata, sobretudo, de diálogos nos quais Sérgio Moro e Deltan Dallagnol ajustam procedimentos para enquadrarem o ex-presidente Lula. O conteúdo dá a entender que havia uma combinação nada republicana (muito menos, ética) de duas instituições (Judiciário e MP) para direcionar-se o processo que levou o petista à condenação. Moro e Dallagnol eram incompetentes ou coniventes?

 

PENSAMENTO DO DIA
“Uma boa relação é quando alguém aceita seu passado, apoia seu presente e motiva seu futuro”. 
 

NA LEMBRANÇA
Ele foi, sem dúvida, o maior playboy que o Brasil já teve, Jorge Eduardo Guinle nasceu no Rio de Janeiro, no dia cinco de fevereiro de 1916, ao longo dos 88 anos que viveu (morreu em cinco de março de 2004, também no Rio), ficou conhecido por extravagâncias e romances famosos, principalmente com atrizes do cinema norte-americano. Filho de uma família que fez fortuna no setor da construção de estradas de ferro, Jorginho Guinle passou a vida gastando esta fortuna. Nos últimos anos, já não era tão abastado como nas décadas de 50 e 60, mas morreu num quarto do Hotel Copacabana Palace, o mais famoso do País, erguido por sua família e posteriormente vendido a um grupo estrangeiro. Produziu "Jazz Panorama" (1953), o primeiro livro sobre o jazz escrito no Brasil. "Vivi demais. Achei que ia viver 80 anos. Estou com 87. Me ferrei!", disse Guinle, um ano antes de morrer.

Fotos: arquivo

O empresário Lucas Paiva e a arquiteta Ingrid Kemp.

 

Os irmãos e empresários Ricardo e Camel Nassif.

 

Os paisagistas Giorgia Davalo, Jorge Nantes e Eliane de Oliveira.