fernandosoares_04-02-2021

Edições anteriores

VÃO VENDO... 
Coincidência? Com Augusto Aras na chefia da PGR (Procuradoria-geral da República), o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou o menor número de ações por improbidade administrativa em sete anos. Os relatórios oficiais são precisos: a 2020, os 789 processos abertos para apuração de denúncias de lesões ao bem público representam redução de 31,8% em relação ao volume oficializado a 2019. 
  

DIAS TERRÍVEIS
É dramática e constrangedora a situação em que vive e na qual se expõe Raul Freixes, ex-prefeito de Aquidauana (pelo PSDB), ex-deputado estadual (pelo PST) e ex-apresentador de rádio e TV. Desde que saiu da cadeia, alvo de uma condenação por crime denunciado quando era prefeito, vive precariamente. Seu único patrimônio, a Rádio América FM, foi tomado em polêmica decisão judicial. Sem dinheiro, sem trabalho e com problemas graves de saúde, que exigem custoso tratamento, não viu outra saída, exibiu um vídeo pelas redes sociais, às lágrimas, pedindo ajuda financeira. 
 

DIAS TERRÍVEIS II
No vídeo em que revela seu drama, Raul Freixes frisa ser de máxima urgência o tratamento clínico para suas comorbidades: depressão refratária grave, hipertensão severa, anemia com quadro grave de desnutrição, síndrome do pânico, gengivite com perda de sangue e dentição e ansiedade generalizada. Tudo isso requer vários exames e consultas especializadas.


TROCA
Anelise Cândido de Lima Martins continua efusivamente cumprimentada pela posse na chefia da Agência Fazendária de Dourados. Ela respondia pela Agenfa de Ponta Porã havia 18 anos, agora, substitui Everson Leite Cordeiro, designado pelo prefeito douradense, Alan Guedes (PP), para comandar a Secretaria Municipal de Fazenda. 
 

CERTÍSSIMO  
 Todos sabem que a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiro, Perícia e as Medidas socioeducativas, sempre estiveram na linha de frente desta pandemia, funcionando como serviços essenciais à população. Para o bom andamento das instituições da Sejusp, é importante também o administrativo funcionar.  O novo comunicado da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, feito nesta semana, é para os servidores retornarem às suas funções e aqueles que têm qualquer tipo de comorbidade devem apresentar suas justificativas a seu superior hierárquico, indicando as doenças associadas à Covid das quais são portadores. O grande problema é que tem servidor público em home office sendo visto em bares em plena tarde, quando deveria estar no expediente. Aí, não dá, né?


MULTA PÓS-PODER
Não foi por falta de aviso nem de exemplos, mas a teimosia dá nisto: por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral manteve a multa de R$ 5,3 mil aplicada ao ex-prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), de Jardim, pela veiculação de publicidade institucional no período de campanha. Filho do ex-prefeito e ex-deputado Márcio Monteiro, que agora é conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Guilherme Monteiro tentou reeleger-se, mas foi derrotado pela candidata do DEM, Clediane Matzenbacher, por apenas 20 votos. 
 

REBATISMO
O ex-candidato à presidência Cabo Daciolo (Patriota) visitou endereços históricos e panorâmicos de Mato Grosso, entre os quais, o Portão do Inferno, um mirante com mais de 150 metros de altura na Chapada dos Guimarães. Saiu de lá com uma proposta na bagagem: substituir o substantivo inferno por uma palavra “abençoada”, como o substantivo graça. Nas redes sociais, a ideia de Daciolo vem ganhando adesões. 

TOGA
Dos 401 candidatos aprovados para o 32º Concurso da Magistratura do Tribunal de Justiça de MS, apenas 185 passaram nesta terceira fase, para as dez vagas existentes. Ainda terão novas etapas, nas quais muitos serão eliminados. Sabemos que o deficit de juízes ainda é grande em MS. Em cálculos feitos pela coluna, faltam aproximadamente 40 magistrados. A comissão do concurso é composta pelos desembargadores Claudionor Miguel Abss Duarte, Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, além do juiz Fernando Chemin Cury e do advogado Fábio Nogueira Costa (da OAB/MS).


MERECIDO
O promotor de Justiça de Dourados Ricardo Rotunno, um dos mais incisivos fiscalizadores dos atos do Poder Público em Dourados, teve seu reconhecimento, na segunda-feira, por meio do título de cidadão douradense. Isso depois de pôr inúmeros vereadores da legislatura passada na cadeia.  
 

PENSAMENTO DO DIA
“As pessoas não mudam, elas apenas nunca foram o que você pensou”. 
 

NA LEMBRANÇA
Luís Vaz de Camões, o inesquecível escritor e poeta humanista português, nasceu em quatro de fevereiro de 1524, na belíssima Lisboa, em Portugal. Usava um tapa-olho por ter perdido um dos olhos em luta contra os mouros em Ceuta. Escreveu a obra-prima “Os Lusíadas”. Deixou esta lição: "Melhor é experimentá-lo que julgá-lo, mas julgue-o quem não puder experimentá-lo".

 

Fotos: arquivo

A médica Leticia Mella com a mãe, a empresária Rut Mella, e a arquiteta Ananda Mella.

 

A advogada Annelisy Barbosa e a empresária Daiana Capuci.

 

A jornalista Natália Gonçalves e a superintendente do Bosque dos Ipês, Adriana Flores.

 

As empresárias Elisângela e Mel Nassif.

 

A médica Beth Furlani e a pecuarista Maria Tereza Ribeiro.

 

O querido casal Sônia e José Ancelmo dos Santos, conselheiro aposentado do TCE-MS.

 

UM SÓ!
O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel (PSDB), é candidato ao governo. Com a recente readequação da estrutura governamental, o homem passou a comandar oito subsecretarias. Pelo menos nos vídeos das redes sociais, Riedel já aparece com bastante desenvoltura.