fernandosoares_02-02-2021

Edições anteriores

MAGISTRATURA
A festa maior é na família, mas repercutiu em vários ambientes. Dos círculos da magistratura a amigos e admiradores, multiplicam-se as mais efusivas saudações pela investidura do desembargador Sérgio Mazina Martins no Tribunal de Justiça de São Paulo. A sessão solene de posse foi no dia 28 e o campo-grandense, com 31 anos de toga, continua recebendo abraços e cumprimentos lá e cá. Mazina Martins substituiu o desembargador Carlos Nunes Neto, que faleceu em outubro de 2020.


CELIBATO
Assistindo ao “Altas Horas”, não acreditei no que estava vendo. O que houve com o padre Fábio de Melo? É outra pessoa? Será que tenho de mudar a lente dos óculos? 
 

MAIS PERTO
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai pavimentar a MS-345, mais conhecida como "estrada 21", numa dimensão de 100 quilômetros. Além de beneficiar os moradores da região, a nova rodovia encurtará em 80 quilômetros a viagem entre Campo Grande e Bonito.   
 

NO DNA
No interior de MS, há vários vitoriosos das disputas pelas prefeituras, no ano passado, que herdaram a vocação dos pais para as urnas. Entre eles estão filhos e filhas de ex-prefeitos eleitos em Camapuã, Rio Brilhante, Nioaque, Naviraí, Corguinho e Itaquiraí, respectivamente: Manoel Nery (DEM), Lucas Foroni (MDB), Valdir Couto Júnior (PSDB), Rhaiza Matos (PSDB), Marcela Lopes (PSDB) e Thalles Tomazelli (DEM). Os reeleitos desse grupo são Couto Júnior, filho do ex-prefeito Valdir Couto, e Marcela Lopes cujo pai, Ubaldo Ribeiro Lopes (PP), já governou Corguinho. 
 

NO DNA II
O mais jovem dos 79 prefeitos do Estado, o engenheiro agrônomo Lucas Foroni (MDB), tem 25 anos e é filho do ex-prefeito e ex-vereador Sidney Foroni (MDB). Já mostrou conhecer a conjuntura estadual, chamando Lenílso Carvalho (MDB) para a Secretaria de Administração e Finanças, Carvalho exercia a mesma função em Maracaju e foi o responsável pelo planejamento e pela execução da exitosa estratégia de governo do prefeito da cidade, Maurílio Azambuja (MDB). Carvalho candidatou-se a prefeito na sucessão maracajuense, mas foi derrotado pelo tucano Marcos Calderan.

 

PERDAS
Inconsolável, profundamente abalado, o ex-prefeito Ronaldo Miziara (PSDB), de Paranaíba, continua recebendo manifestações de solidariedade e conforto pela passagem prematura de seu filho, o médico ortopedista Ronaldo Sebastião Miziara Severino, que ocorreu no último dia 18. Miziara Severino tinha 33 anos e havia dois anos e quatro meses que lutava contra um câncer no pulmão. 
   

MAUS EXEMPLOS
A farra com o dinheiro público tem no nepotismo – legal, porém, imoral – uma de suas principais variações. Os casos repetem-se entre os prefeitos eleitos em 2020, às vistas de todos. O único pedetista vitorioso na recente disputa, Maycol Queiroz, deixou o discurso de renovação e mudanças feito na campanha e nomeou, entre alguns parentes, uma irmã, a ex-esposa e até o marido de uma prima.


AVE, MARIA!
Meu Deus, tenha piedade do povo do Amazonas e de Roraima. No domingo, até terremoto na Guiana, com magnitude 5,7, foi sentido por lá. Há relatos de abalos em Manaus, mas principalmente em cidades de RR perto da fronteira com a Guiana, Boa Vista (a capital), Bonfim, Pacaraima, Rorainópolis, Cantá e Caroebe. 

SOU DIRETO
Ontem, ficavam ligando-me buscando saber para qual candidato torci na eleição da presidência da Câmara dos Deputados. Nada a ver. Não estou nem aí. Tudo farinha do mesmo saco. Vocês viram quem concorreu? Alexandre Frota (PSDB/SP), Arthur Lira (PP/AL), André Janones (Avante/MG), Baleia Rossi (MDB/SP), Capitão Augusto (PL/SP), Fábio Ramalho (MDB/MG), General Peternelli (PSL/SP), Luiza Erundina (PSol/SP) e Marcel Van Hattem (Novo/RS). O Brasil não tem mais jeito. É devolver para Portugal e pedir desculpas pelos estragos.


NAS AREIAS
O querido casal de empresários Ricardo Nabhan e Mônica, com os filhos na escolta, gosta mesmo dos ares beduínos: três anos após a primeira incursão (a 2018), volta agora às areias do Saara em mais um giro de férias. O roteiro detém-se no fascinante e cheio de mistérios Marrocos. 
 

NA LEMBRANÇA
O escritor irlandês James Joyce nasceu em dois de fevereiro de 1882, em Rathgar, subúrbio de Dublin. Novelista, poeta, contista e dono do primeiro cinema de Dublin, Joyce ganhou fama escrevendo obras como “Dublinenses” (1914), “Exilados” (1918) e “Ulisses” (1922). Uma das suas frases que passaram para a história foi a seguinte: "Os erros são os portais do descobrimento". James Joyce morreu em 13 de janeiro de 1941, em Zurique, na Suíça.

 

Fotos: arquivo

O protético Roid Oliveira e a noiva, a chef Renata Andrade.

 

O vereador da capital William Maksoud Filho (PTB) e o irmão, pecuarista, Wilson Maksoud.

 

Irmãos: o médico Hélio Mandetta e o dentista, economista e pecuarista Onofre Mandetta.

 

O médico Marcos Tiguman e a esposa, Luciane Ajiki Tiguman.

 

Roberta Ávalo e o empresário André Duarte.

 

Como pode um secretário ser tão competente e eficiente ao mesmo tempo? É de encher os olhos o trabalho do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, Carlos Videira. Só elogios. Na foto, com a esposa, Adriana.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Chega um momento quando você tem de escolher entre virar a página ou fechar o livro”.