fernandosoares_24-12-2021

Edições anteriores

FELIZ NATAL E ANO-NOVO
A coluna entra em recesso e só retorna no dia 07 de fevereiro de 2022. Antecipamos nossos votos de um feliz Natal e um Ano-novo cheio de renovações para nossos leitores e suas famílias. Que o significado do dia do nascimento do Deus Menino entre em nossos corações e neles permaneça para sempre. Solidariedade, amor ao próximo, principalmente àqueles que mais necessitam, e perdão não têm data marcada, deveriam nortear nossas vidas. Só assim construiremos um mundo melhor. 


PATRIMÔNIO
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) mandou preparar estudos técnicos para revitalizar o Horto Florestal. Só o Monumento aos Desbravadores – Carro de Boi, da artista Neide Ono, 72, que foi revitalizado em Campo Grande, já deu cara nova para a entrada do Horto.  
  

LUTA TENAZ
No Hospital do Amor, em Barretos (SP), o jornalista e escritor Jota Menon enfrenta com altivez e coragem mais uma etapa da luta contra o câncer. Tem consigo a fé em Deus, a presença da fiel companheira Edna e a corrente de orações dos amigos. Está alojado na Casa de Apoio Amigos do Chitão. É uma ONG mantida pelo ex-vereador camapuanense Altimir Abdias Juvêncio de Almeida, o Chitão (PSD). A batalha de Menon é das mais complexas. O câncer iniciado na garganta levou ao sacrifício as cordas vocais e outros órgãos. Foi debelado numa primeira operação, mas retornou, ainda mais agressivo. Nada que o bom palmeirense não encare com sua incrível vocação de viver!


ESPELHOS
Posição vergonhosa do futebol sul-mato-grossense no ranking nacional – está entre os três piores do País. É um retrato incontestável do modelo de gestão que a cartolagem jurássica vem impondo há décadas. Coincidência ou não, um período que casa com o tempo de mandato do eterno presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cesário. 

EXEMPLOS
No Chile, um comunista venceu a disputada da corrida presidencial. O derrotado, José Antonio Kast (55, Partido Republicano), de direita, logo após a proclamação oficial dos resultados, agendou e cumpriu uma visita ao vencedor, Gabriel Boric (35, Convergencia Social). Continuarão em campos ideológicos adversos, contudo, pautados pela convivência democrática. Que bom seria se esse tipo de atitude fosse a mesma em outros países.


EMOÇÕES
Há uns 20 anos, quando trabalhava como cinegrafista, Elizeu Abrão Guilhem filmou várias vezes o programa de Sônia Caldart na TV Guanandi. Na segunda-feira passada, ele dobrou-se à emoção de assistir, no telejornal da TV Morena, a uma reportagem com a querida âncora do programa de receitas, agora superando o desafio da deficiência visual com as mãos, literalmente, na massa. 
 

SACO DE VENTO
Deputado federal que se elegeu graças à onda bolsonarista está virando farelo com um mandato cada vez mais oco. Ele, o Tio Trutis (Loester Carlos Gomes de Souza, 39, PSL), deve imaginar que aquela arte do atentado vai cair no esquecimento. Mera e efêmera ilusão – assim como sua presença na política. 
 

É NATAL
Hoje à noite, pelos quatro cantos do mundo, em pensamento, a humanidade une-se num abraço de solidariedade. É a comemoração da data de nascimento do Deus Menino, que veio ao mundo para ensinar aos Homens a importância do amor e da fraternidade. Eles, andando lado a lado, formam um só sentimento, uma só lei que rege a harmonia do universo. Por isso, neste Natal, no meio de tantas comemorações, não podemos esquecer-nos dos menos favorecidos pela vida. Eles devem ser o centro de nossas atenções, pois a mínima alegria que possamos levar às suas vidas, sem dúvida alguma, vai transformar-se em muitas bênçãos para todos nós. 

 

Fotos: divulgação

Querido São João Paulo II, abençoe nosso dia, nosso fim de ano, proteja nossa família, as de nossos amigos e até as dos nossos desafetos, afaste todo mal de nossas vidas. Que no dia de hoje, em que vamos comemorar o Natal, logo depois, o Ano-novo, reine a paz entre os Homens e que a pandemia passe a ser apenas uma lembrança do passado. Amém!

 

A secretária Municipal de Educação da Capital, Elza Fernandes, que ama flores, as quais sempre tem por perto, despediu-se da primavera com saudades antecipadas. Agora, ela vai curtir o verão dividindo a temporada entre a secretaria e reuniões, já que tem sido sondada para concorrer a uma vaga de deputada estadual pelo PSD e com enormes chances de ganhar. Elza Fernandes, com muitas amigas na cidade, é muito querida também pelo povo.

 

MANOBRAS
O secretário estadual de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso (PSDB), decidiu retornar ao cargo de vereador de Campo Grande em fevereiro. Com isso, seu substituto na vereança, vereador suplente Ademir Santana (PSDB), deve assumir a Fundação Municipal de Esportes, cargo que está vago desde a saída de Cláudio Serra Filho (30, PSDB). 
 

PENSAMENTO DO DIA
Uma coisa eu aprendi na vida: Deus não lhe tira as coisas. Ele livra você delas.  

 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse viva, Ava Gardner completaria hoje 99 anos. Americana da Carolina do Norte, uma das mulheres mais bonitas do século passado, morreu em 25 de janeiro de 1990. Durante sua vida no cinema, estrelou dezenas de filmes e casou-se com Mickey Rooney, Artie Shaw e Frank Sinatra. Sobre seus parceiros, ela disse, certa vez, a seguinte frase: "É uma completa vergonha! Fui estrela de cinema durante 25 anos e tudo o que consegui são três ex-maridos asquerosos".

 

 

 

70 ANOS DAS NOVELAS BRASILEIRAS! QUAL A SUA FAVORITA? 

   

Fotos: Reprodução/TV Globo

Dizem que a paixão nacional é o futebol. Mas há muita gente que discorda. Afinal, quem nunca reuniu a família na sala para um capítulo inesquecível de uma novela? Quem se lembra do clássico "Quem matou Odete Roitman?", em Vale Tudo? Ou torceu pela gêmea boa Ruth contra a má, Raquel, em Mulheres de Areia?

 

A inesquecível vilã Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, em Vale Tudo.

 

No dia 21 de dezembro de 1951, estreava, na extinta TV Tupi, a primeira telenovela do Brasil: Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Forster. De lá para cá, incontáveis histórias foram contadas nas telinhas. Para citar algumas, como esquecer as armações da vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino, das tiradas de Félix (Mateus Solano), de Amor à Vida, ou da cena em que Camila (Carolina Dieckmann), em Laços de Família, raspa o cabelo? Ou ainda das Helenas de Manuel Carlos e suas histórias no Leblon.

 

Escolhi algumas que marcaram épocas na minha cabeça.

 

O casal Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida.

 

Glória Menezes e Marília Pêra interpretavam as protagonistas.

 

O casal Raí e Babalu em Quatro por Quatro.

 

 

Rodrigo Lombardi e Juliana Paes em Caminho das Índias.

 

Todo mundo tem uma história favorita, né? Seria impossível listar todas as tramas. E a sua novela preferida, qual é?

 

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker em Roque Santeiro.

 

Débora Falabella e Adriana Esteves como Nina/Rita e Carminha.

 

Regina Duarte e Glória Pires em Vale Tudo.

 

Malu Mader em Top Model.