fernandosoares_23-12-2021

Edições anteriores

NOMES  
Não é Rodrigo, nem Rafael – e muito menos Emanuelle ou Taynara. Os nomes preferidos no registro civil de bebês, no Brasil, em 2021, são Miguel, para os do sexo masculino, e Helena, para as meninas. O nome Miguel já acumula 28.301 registros e Helena, 21.890. Mais de dois milhões de registros já foram computados neste ano pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), mediante consulta a 7.658 cartórios de todo o País.


ENQUANTO ISSO…  
Gente, vocês viram o presidente dançando funk numa lancha no Guarujá, em São Paulo? Nem sabia que ele dançava. E quem fez aquela letra infeliz foi o Mc Reaça, que já não pertence a este mundo.  
 

NATAL CAMPO-GRANDENSE  
Gisele Barbosa, símbolo da elegância de Mato Grosso do Sul, como faz a todos os anos, passa o Natal em Campo Grande ao lado da mãe Marly Serra, do irmão Ulysses Serra Neto e dos sobrinhos. A entrada do Ano-novo, Barbosa passa no luxuoso apartamento do Chopin no Rio de Janeiro, onde o pai está residindo. A comemoração será na companhia dos familiares e dos amigos que sempre costumam passar por lá.

 

BARBAS DE MOLHO  
Causou, e muito, em redutos partidários locais, a divulgação de uma pesquisa sobre intenções de voto para governador em Mato Grosso do Sul. Um e outro não gostaram nada dos números e acham que é marmelada. Mas tem gente que comemorou. E não foi só Eduardo Riedel (PSDB), não.  
 

PAPELÃO  
O ministro Marcelo Queiroga, 56, da Saúde, não aprende mesmo, apesar da larga experiência na profissão e no panorama de funções públicas. Pois não é que o médico e ex-presidente do Conselho Federal de Medicina defende que sejam divulgados os nomes dos técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? Reparem que esses técnicos estão sofrendo centenas de ameaças por gente que discorda do parecer favorável da agência à aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. 


EMPODERAMENTOS  
Em Corumbá, o avanço das mulheres na política marcou um ponto dos mais importantes nas eleições para a seccional da Ordem dos Advogados (OAB). Foram eleitas três mulheres para cargos-chave da nova diretoria, a começar pela presidenta, Maria Carolina Scheeren do Valle. Ela recebeu, em novembro passado, 98 votos dos 124 depositados nas urnas – o equivalente a 79% de aprovação ao seu nome. A secretária-geral é Nádia Maria Fuzeta Péres.  
 

VERBO RECONHECER  
Enfim, os órgãos de presença estadual começam a prestar reverência ao empresário Alfredo Fernandes, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). E a iniciativa partiu da própria entidade cujo presidente, Sérgio Longen, trouxe Fernandes para inaugurar o batismo com seu nome do auditório da Faculdade Senai da Construção. 


PARAÍSOS  
Além das fascinantes belezas naturais na composição de águas, matas, morros e bichos, Piraputanga acrescenta-se de maravilhas artístico-culturais cada vez com maior intensidade e frequência em seu dia a dia. Entre os habitués, Jorge de Barros e Sylvia Cesco. Vale frisar que este distrito de Aquidauana, com nome de peixe, também é um dos points consagrados pelos praticantes e amantes de atividades ecoambientais esportivas e audiovisuais.  
    

VOZES DE DEZEMBRO  
Com a coordenação de Marlene Figueira da Silva e regência de Telma Cristina Serrou Pimentel, o coro dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) continua a rotina de sucessos com suas belas apresentações no período de fim e passagem de ano. O grupo tem encantado a Capital e vários municípios do interior. Durante a semana, uma das cidades contempladas foi Bataguassu. O prefeito Akira Otsubo (MDB), ex-deputado estadual e federal, que completará 85 anos em 15 de janeiro, emocionou-se com as canções e a performance do coro que conhece tão bem.


O VERÃO CHEGOU. SALVE O VERÃO!  
"Voa um par de andorinhas, fazendo verão. E vem uma vontade de rasgar velhas cartas, velhos poemas, velhas contas recebidas. Vontade de mudar de camisa, por fora e por dentro… Vontade… Para quê esse pudor de certas palavras?... Vontade de amar, simplesmente", do livro “Sapato Florido”, de Mário Quintana, 1948. 

 

Fotos: Divulgação

Antecipando os festejos natalinos, com a chef e amiga Helen Braz, no seu restaurante Tropeiro Gastrô Gourmet, lugar onde encontrei, no último sábado, a melhor feijoada de Campo Grande. Até os defumados da feijoada são feitos por ela. Só vendo para conferir.

 

Em confraternização de fim de ano, Ulysses Serra com a tia Gisele Barbosa, a jornalista Fábia Siqueira e o empresário Ulysses Serra Neto, carinhosamente chamado de Noninho.  

 

Os empresários Fernando e Neca Bumlai estiveram em Doha e entre os inúmeros passeios, encantaram-se com a beleza da Biblioteca Nacional do Qatar, onde se guardam verdadeiros tesouros históricos, como a mais importante coleção de textos e manuscritos da divulgação árabe-islâmica do Oriente Médio, além da Biblioteca ser um espaço supermoderno, todo tecnológico. Tudo a ver com Neca Chaves Bumlai, empresária estudiosa e que vem dominando o ensino com sua faculdade Insted.

 

PENSAMENTO DO DIA  
O tempo não apaga nada. A gente que finge que esqueceu.  
 

NA LEMBRANÇA  
No dia 23 de dezembro de 1882 nascia, em Tóquio, no Japão, o líder religioso Mokiti Okada, que mais tarde viria a ser conhecido como Meishu-Sama (o Senhor da Luz). Fundador da Igreja Messiânica Mundial, a 1935, ele cultivou uma legião de adeptos, interessados em reverterem danos espirituais e materiais denunciados por ele, como se nota nesta frase: "Movido pelo materialismo, que o faz acreditar somente naquilo que vê, e pelo egoísmo, que o leva a agir de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconsequente e vem destruindo o equilíbrio do planeta, criando para si e seu semelhante desarmonia e infelicidade". Mokiti Okada morreu em 10 de fevereiro de 1955.

 

 

 

MORADIAS DE DUBAI TÊM PROJETO DE ARQUITETO DE CAMPO GRANDE

   

Fotos: Reprodução

Dubai três em uma! Deserto, praia e cidade cosmopolita compõem o emirado que faz os olhos dos turistas brasileiros brilharem. Não é de hoje que o arquiteto Luís Pedro Scalise, 53, vê seus trabalhos e produções viajarem pelo mundo. Dono de um estilo único, o bom gosto desse profissional radicado em Campo Grande conquistou celebs e alcançou status único no mercado internacional. Desde agosto, quando o destino se abriu para viajantes provenientes do Brasil, a procura aumentou. O motivo? Além de todos os outros países estarem fechados no período,  Dubai nunca teve exigência de comprovante de vacinação, apenas a obrigatoriedade do teste PCR negativado. Por outro lado, por ser uma cidade de cultura vinculada à tradição islâmica, muitos brasileiros perguntam-se sobre os possíveis riscos e cuidados necessários ao visitarem o local. Segundo Scalise, que faz trabalhos por lá, Dubai é extremamente ocidentalizado e, por este motivo, adaptado às mais diferentes culturas. Scalise fica até janeiro em Dubai fazendo trabalhos arquitetônicos, com a chegada do isolamento social, todos nós passamos a maior parte do tempo dentro de casa, até os xeiques repensam a relação com a moradia e começam a sentir a necessidade de mudar de ares. Usando a criatividade, Scalise é chamado para repaginar apartamentos e residências inteiras em Dubai e agora até em Istambul na Turquia, tamanho talento que possui. Enfim, um talento nosso, de Florianópolis e Campo Grande, para o mundo.

 

A Galeria Lafayette também está em Dubai com peças raras e objetos que inspiram qualquer bom arquiteto a renovar no interior.

 

Na Expo Dubai, o imaginável surge como esta arte de um escultor português. Três simpáticos pinguins, todos em material plástico que foi descartado, recebem rasgados elogios de Scalise pelas cores e a composição que as peças de mais 2,5 metros de altura trazem.

 

Na Expo Dubai para arquitetos, Scalise inspira-se para novos projetos.

 

Luís Pedro Scalise chegando ao restaurante One&Only para jantar com amigos e pensar em novos projetos que incluam seus trabalhos de arte e bom gosto.

 

Jantar persa ao ar livre e com a decoração de Natal no centro de Dubai.

 

No Palácio Downtown, em Dubai. Scalise considera-o um dos seus lugares favoritos.

 

No Palácio das Esmeraldas, Scalise chega para seu chá de tarde.