fernandosoares_17-12-2021

Edições anteriores

SABEDORIA
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que a cada dia consegue mais adeptos, independentemente de país ou religião, chega hoje aos 85 anos de idade. Entre os conselhos que vem dando para as pessoas serem felizes, merece registro a frase “doar-se aos outros para não deixar o coração dormindo”.


MEGAEVENTO
Campo Grande não terá Carnaval, mas na programação sertaneja, a Capital receberá duas feras no dia 19 de fevereiro. No “Buteco do Gusttavo Lima”, que a Dut’s Entretenimento traz ao Morenão, confirmou a presença a dupla César Menotti e Fabiano. 
 

VAGA
O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul selecionou os três nomes do Ministério Público na lista tríplice que foi encaminhada para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fazer sua escolha do próximo desembargador do TJMS, na vaga deixada por Tânia Borges. Entraram na lista dos seis nomes enviados Alexandre Raslan, Esther Oliveira e Antônio Siufi Neto. Raslan foi o escolhido, ontem, pelo governador. 
 

VAGA II
No dia 19 de janeiro de 2022, nova lista sêxtupla deverá ser votada pelo pleno do Tribunal de Justiça escolhendo para outra vaga de desembargador, oriunda do Ministério Público, trata-se da nova vaga criada pelo Legislativo Estadual.  O nome da procuradora de Justiça Jaceguara Dantas, em quarto lugar na lista anterior, deve liderar esta votação.


SEM CHANCE
Depois de passear por Campo Grande, na segunda-feira, visitar o Mercadão Municipal, cumprimentar centenas de apoiadores e comer pastel tomando Tubaína, o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal e foi ao posto médico da Presidência da República, na manhã de quarta-feira. Suspeitam que o mal-estar pode ser do pastel servido aqui. Era só o que faltava. É muito surreal para eu acreditar. 
 

REVIRAVOLTA
Edson Giroto, ex-deputado federal e secretário de obras na gestão de André Puccinelli (MDB), condenado em dois processos há 17 anos e meio, agora viu que a Justiça pode abrir caminho para “zerar” a maior ação da Polícia Federal contra a corrupção já realizada em Mato Grosso do Sul, na operação Lama Asfáltica. O desembargador Paulo Fontes, do TRF-3, decidiu afastar do caso, com acolhimento por unanimidade da 5ª Turma, o juiz federal Bruno Cézar da Cunha Teixeira, na ação penal de superfaturamento das obras na MS-430, o mesmo que já havia condenado Giroto em outras duas ações. Se conseguir ser absolvido, Giroto pode repensar a ideia de ser candidato a deputado federal. Por enquanto, sua bandeira é a de ser agricultor, ele vem ensaiando plantar soja.

 

FINALMENTE
 Os pecuaristas de MS aplaudiram a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM), ao receberem a notícia de que a China liberou a importação da carne bovina do Brasil. As exportações para o país asiático estavam suspensas havia mais de três meses, porque o Brasil registrou dois casos atípicos da encefalopatia espongiforme bovina, doença conhecida como mal de vaca louca. Com isso, o preço da arroba deverá ter novo impacto já neste fim de ano.

 

OLHAR
Sempre gostei da postura do vereador Beto Avelar (PSD), principalmente quando soube que ele foi um dos mentores da criação do Proinc (Programa de Inclusão Social), um dos programas que valorizam inúmeros trabalhadores que não conseguem vaga no mercado de trabalho, salvando aqueles que estão no fim da linha. Esse projeto era de dois anos de duração, agora vai passar para três anos, assim que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancioná-lo. 
 

OLHAR II
Todo mundo sabe que até um usuário de drogas fichado na polícia tem dificuldades para arrumar emprego nas empresas privadas, mais ainda, em órgãos públicos. São jovens e adolescentes de todas as classes sociais. O rico, os pais ainda conseguem manter financeiramente. E o pobre? Passa fome? Daí, entra este Proinc, que desenvolve um trabalho educacional pagando um salário-mínimo e dando uma cesta básica. Em troca, limpam praças públicas e às vezes auxiliam administrativamente alguns locais públicos.

 

BOLA CHEIA
O deputado estadual Coronel David (sem partido) anda mais faceiro desde que se tornou o centro das atenções do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a meteórica passagem por Campo Grande na segunda-feira passada. O deputado foi a única autoridade a recepcionar o chefe da Nação. Podem apostar: vai ter de Bolsonaro e do Planalto o apoio que for preciso para reeleger-se, embora nada tenha reivindicado a respeito. 
 

PENSAMENTO DO DIA
Tem perdas que a gente só ganha. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de dezembro de 1969, morria Arthur da Costa e Silva aos 67 anos – a data é controversa, pois há quem diga que ele faleceu meses antes, com o regime militar escondendo sua morte. Um dos ditadores mais ferrenhos da história do Brasil, foi ele quem assinou o famigerado AI-5, a 1968, fechando o Congresso e suprimindo as liberdades políticas. Gaúcho de Taquari, comandou o IV Exército no governo Jango, sendo afastado pelo presidente. Depois, foi ministro da Guerra de Castelo Branco e seu sucessor a partir de 15 de março de 1967. Uma frase dele, dita ao chefe do Gabinete Militar, general Jaime Portela, na véspera da decretação do AI-5, mostra seu caráter repressor: "Eles vão ter resposta. Você é testemunha de que fiz tudo para que atendessem aos apelos para desagravar as Forças Armadas. Agora vão ver".

 

 

 

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES RECEBEM FESTA DE ANO-NOVO

Reprodução/Instagram

 

Reprodução/Forbes

Já pensou em saudar 2022 no palácio dos reis franceses? Com uma celebração que durará duas noites, os jardins do Palácio de Versalhe  receberão o público para a virada do ano em um evento organizado pelo hotel Airelles Château de Versailles, Le Grand Contrôle, definido como “a festa de Réveillon mais luxuosa do mundo”. O hotel fica em um edifício projetado pelo arquiteto favorito de Luís XIV, Jules Hardouin-Mansart, concluído a 1681. O arquiteto e designer de interiores Christopher Toller restaurou o espaço, que passou a oferecer quartos e suítes reais e um spa Valmont completo, com piscina coberta.

 

Fotos: Reprodução/Forbes

 

As pessoas que participarem da experiência também terão um mordomo particular, passeios pelo Château e pelo Trianon, além de acesso aos jardins do palácio.

 

 

Para levar os convidados a uma viagem gastronômica ao longo dos séculos, o premiado chef Alain Ducasse, 65, criará um menu inspirado nos sabores e no estilo de apresentação do passado, em concordância com criações contemporâneas. Após a festa de Réveillon, os participantes seguem para o baile temático, no bar La Chapelle. Com música, dança, champanhe e coquetéis, o clima será perfeito para invadir os jardins e admirar o castelo iluminado por fogos de artifício.