fernandosoares_16-12-2021

Edições anteriores

ENTENDI!
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar, ao ver de perto as estruturas dos demais Tribunais de Justiça do País, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, chega à conclusão de que o de Mato Grosso do Sul é franciscano perto deles. Daí a razão de algumas melhoras na estrutura funcional. 
 

ENDIVIDAMENTO
Marcelo Salomão, superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul, tem um serviço inédito, que até saiu no Jornal Hoje da Rede Globo, a renegociação de dívidas para tirar pessoas do vermelho, sem juros abusivos. Pelo nome limpo, Salomão promove acordos entre credores e inadimplentes. Está o maior sucesso. 

DECEPÇÃO
Antes do desfile decisivo, a modelo e estudante de Psicologia cearense Teresa Santos, 23, era uma das favoritas à coroa de Miss Universo 2021. Surpresa: não ficou sequer entre as finalistas. A vencedora foi a modelo indiana Harnaaz Kaur Sandhu, 21, que garantiu a terceira conquista do título ao seu país. Na história do concurso, apenas duas brasileiras realizaram tal façanha (o título): a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.


EMPODERADAS
A advogada Giselle Marques é uma das personalidades agraciadas pela elogiável iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de MS (FCDL MS) que contempla lideranças femininas com o prêmio “Mulher de Sucesso 2021”. A presidente da Federação, Inês Santiago, promete, com sua diretoria, várias iniciativas para seguir fortalecendo a instituição a 2022. 

RECONHECIMENTO
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, o Prêmio Direitos Humanos em Ação - 2021, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, foi dado ao advogado indígena Luiz Eloy Terena, 33. Ele vem destacando-se no universo jurídico pela atuação em causas humanistas. Um dos casos foi a sustentação, no STF, por ocasião de arguição de descumprimento de preceito constitucional, que garantiu decisão favorável aos povos indígenas.

 

HORA DO BOTE
O médico e secretário de Saúde de Sorocaba (SP), Vinícius Rodrigues (33, PSL), tenta tirar o mandato da senadora Joice Hasselmann (43, PSL). Ele, primeiro suplente, quer a vaga e entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a parlamentar por infidelidade partidária. Tudo porque recentemente Hasselmann foi a um evento do PSDB e anunciou que assinaria a ficha tucana.  
   

SEM PAPO
E esta pendenga discreta, mas contundente, que coloca Jair Bolsonaro (PL) e o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez (50, Partido Colorado), numas de ficar “de mal”. Tudo porque o brasileiro não quer ouvir do colega os insistentes apelos para que desista de pressionar pela renegociação do Tratado de Itaipu a custos mais baixos do que os praticados pelos vizinhos na geração da energia da binacional.


CORTESIAS
Por meio do Projeto Cerrado, com o qual está investindo mais de R$ 19,3 bilhões na fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, a Suzano faz Mato Grosso do Sul dar um salto grandioso de progresso. O grupo quer conquistar efetiva e afetivamente a região, pois elaborou um caprichado guia de acolhimento, material digital com informações úteis sobre o município. Para ter-se uma ideia de outros dados do tamanho do projeto, a área de implantação industrial da fábrica é de 3,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a mais de 420 campos de futebol no padrão Fifa.  
  

CUIDEM-SE, DON JUANS!
Pescadores entre aspas, aqueles que saem de casa com petrechos de pesca e quando chegam aos rios distantes usam dinheiro como isca para fisgar agrados das vendedoras de prazer, que se cuidem! A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n.º 5.637/2020, que estabelece punições aos prestadores de serviços que cometerem infrações associadas à facilitação do turismo sexual. Tanto agenciadores como contratantes estão na alça de mira.


ORGULHO NOSSO!
O Procurador-geral Adjunto de Justiça Institucional do MP de Mato Grosso do Sul, Paulo dos Passos, é o mais novo conselheiro do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público. A nomeação foi feita na terça-feira, pelo presidente Bolsonaro (PL), depois do nome ser aprovado no Senado Federal. Hoje, Passos já tem estreia na sessão de julgamento do CNMP, já que o Procurador-geral da República o empossou na quarta-feira. Em fevereiro, deverá acontecer a posse solene. 
 

Wagner Guimarães

O desembargador Eduardo Machado Rocha com a esposa, Simone, recebendo a Comenda do Mérito Legislativo estadual do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica e deputado estadual licenciado, Eduardo Rocha (MDB).

 

Wagner Guimarães

O deputado Felipe Orro (PSDB) entregando o título de Cidadão Sul-mato-grossense in memoriam ao saudoso presidente do TJ-MS Leão Neto do Carmo, representado pelo filho, o advogado Wagner Leão do Carmo.

 

Chico Ribeiro

Fátima Azambuja é iluminada, é única, é muito especial. Por isso e por muito mais, a coluna de hoje vai ser dedicada a ela. Conseguiu arrecadar 21 mil brinquedos para serem distribuídos neste Natal, na campanha "Divida a Brincadeira”, envolvendo servidores e a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização. Para ela, todas as nossas honras e homenagens. Que Deus proteja e dê muita saúde à grande e insuperável primeira-dama de Mato Grosso do Sul.

 

Fotos: Divulgação

Gentileza é tudo de bom. Obrigado, Reni Domingos e Pedro Chaves dos Santos Filho. Ganhar uma cesta premium da Kopenhagen e um belo vinho Angelica Zapata vai deixar o meu Natal ainda mais doce. Gratidão.

 

Acabou o suspense. Em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no último dia 04, que vai entrar para a história, a campo-grandense Nilmara Caramalac, 43, foi coroada no concurso Miss Plus Size 2021 como Elegance Nacional. O titular da coluna fica muito feliz em ver a colega jornalista Caramalac recebendo esse título, porque ela já mostrou, a todos estes anos, que é uma mulher determinada e focada, nunca se preocupou apenas com a estética, mas com o conhecimento pessoal, em enriquecer seu conteúdo. Ela mostrou isso na coroação. É inteligente, segura, sabe a que veio.

 

PENSAMENTO DO DIA
Seja você mesmo a gentileza que espera do próximo. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 16 de dezembro de 1865 nascia, no Rio de Janeiro, o poeta parnasiano Olavo Bilac. Jornalista, usava pseudônimos para escrever romances e folhetins popularescos. Fundador da Academia Brasileira de Letras e propagandista do serviço militar obrigatório, Bilac morreu aos 53 anos e deixou esta frase marcante: "A simpatia‚ como o amor, é um sentimento que não raciocina".