fernandosoares_15-12-2021

Edições anteriores

LEALDADE
Se depender do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual C.el. David dos Santos (sem partido) vai embora para em Brasília representar Mato Grosso do Sul. Bolsonaro quer David dos Santos como deputado federal por ser seu fiel escudeiro para fortalecer a base na Câmara dos Deputados.

 

DESFECHO
O vereador Ademir Santana (PSDB) só não assumiu o cargo de diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), conforme o pedido do prefeito Marquinhos Trad (PSD), porque aguarda o titular, vereador João César Mattogrosso (PSDB), decidir se vai voltar para o mandato ou continuar na secretaria Estadual de Cidadania e Cultura. 
 

COMPLICADO
Com o que aconteceu, no domingo, aos repórteres na Bahia dá para ter-se uma ideia do quanto será difícil para a imprensa o ano de 2022, ano de eleição. Vai ser um Deus nos acuda. Os jornalistas de minha época viveram algo parecido, no passado, mas não com tanto ódio que surge de repente, do nada. Que Deus proteja os que têm de fazer seu trabalho.

 

ALÍVIO E ALEGRIA
Não só a esposa, Marina, e os filhos Laura e Aurélio Júnior estão aliviados e felizes, a alegria é compartilhada com milhares de fãs e amigos que ficaram apreensivos com a internação do músico, cantor e compositor Aurélio Miranda, 71, submetido a uma cirurgia de emergência para retirar um coágulo do cérebro. A intervenção foi bem-sucedida e o autor de canções antológicas, como “Estrada de Chão” e “Lavrador, rei sem coroa”, já está em casa, recuperando-se. 
 

NA CABEÇA
A jogatina está para entrar na agenda das apostas legais no Brasil. O Projeto de Lei 442/1991 parece estar próximo de seu desfecho após 30 anos de “geladeira” na Câmara dos Deputados. O relator da matéria, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), defende que a aprovação garantirá receita superior a R$ 65 bilhões por ano e mais de 650 mil empregos diretos.  
 

NA CABEÇA II
A proposta de legalização dos jogos de azar vem sendo barrada seguidamente pelas bancadas da bala, que rejeita os bingos, e da Bíblia, que é contra todas as modalidades. Mas podem anotar: os exploradores de jogo já estão com tudo pronto para entrarem em cena, inclusive em Mato Grosso do Sul.

CHAPA QUENTE
O clima pré-eleitoral já pega fogo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu pôr a boca no trombone para atacar seu ex-ministro, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), “entregando” suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, 54. Os moristas vêm aí para o contra-ataque. Moro já havia dito que tem muita bala na agulha. 
 

ANALOGIAS
Assim como o correligionário Lula (PT) vem fazendo na tentativa de construir uma aliança com Geraldo Alckmin (PSDB, por enquanto), o ex-governador Zeca do PT insiste em atrair um nome do centro ou da centro-direita para sua chapa. 

MAIS VEXAME
O megabilionário de Pretória, África do Sul, Elon Musk, 50, é a “Personalidade do Ano” escolhida pela revista Time. Segunda ducha gelada nos bolsonaristas, o presidente brasileiro acionou alucinadamente a sua milícia digital para votar e garantir a ele o primeiro lugar. Mas o voto dos internautas não decide – é a revista. Menos mal para Jair Bolsonaro, já que a escolha não se faz necessariamente por méritos, também é feita por deméritos. O pior é que os aúlicos de plantão estavam comemorando. Pelo visto, a revista norte-americana encontrou alguém pior.

 

Divulgação

Uma salva de palmas para a amiga Vanda Testa que hoje colhe mais um dezembro de sua vida. Vanda não é apenas uma mulher charmosa, mas uma pessoa voltada para as causas sociais. Na semana passada, no maior quieto, preparou mais de 150 cestas natalinas além de vários cachorros-quentes e foi nos bairros distribuir aos menos favorecidos financeiramente, num belo gesto digno de nossos aplausos.

 

Divulgação

José Roberto Filho e a mãe, a médica Heda Medeiros, retornaram na terça-feira de Nova Iorque, EUA, onde passaram dias de descansos. As amigas, que são muitas, sentiram saudade da médica oncologista. Com a simpatia que é sua marca registrada, brilhou muito por lá. Na foto, José Roberto e Heda Medeiros esbanjando elegância na Times Square, Manhattan.

Fotos: Valentim Manieri

André Canuto do Detran-MS e a namorada, nutricionista, Jaqueline Leite.

 

As estudantes Gabriela Bello e Joana Noleto.

 

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de MS Felipe Luges e a esposa, farmacêutica, Suelen Fonseca Salgado.

 

Os irmãos Carbene Carvalho Untar e C.el. Joféli de Carvalho, ex-comandante da PMMS.

 

A artista plástica Carmen Lúcia e o marido, C.el. Marcos Sandoval Leonardo.

 

PENSAMENTO DO DIA
Não adianta encantar com suas palavras se você vai decepcionar com suas atitudes. 
 

NA LEMBRANÇA
Esta coluna também comemora o nascimento do gênio Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, um carioca de Laranjeiras que encantou o mundo com sua arquitetura revolucionária e deixou-nos dez dias antes de completar seus 105 anos. Aqui em Campo Grande, uma de suas obras é a escola estadual Maria Constança Barros Machado, patrimônio tombado desde 1997. Encerramos com esta frase dele, "A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples".