fernandosoares_07-12-2021

Edições anteriores

FETICHE?
Quando a gente pensa que já viu de tudo, surpreende-se de uma notícia louquíssima que vem da Inglaterra. Um homem caiu sentado em cima de um objeto pontiagudo de 15cm de comprimento e 6cm de largura. Conclusão: para extraírem o objeto do ânus do paciente, os médicos tiveram de chamar uma equipe antibomba. Que bicho é esse, minha gente? Tratava-se de um projétil antibomba. Cada uma…
 

BOLA CHEIA
Pois é, depois do efêmero sucesso no início de sua carreira entre os titulares do Corinthians, o volante campo-grandense Éderson da Silva, 22, declinou e foi ficando em baixa, até ser empurrado num empréstimo para o Fortaleza, onde deu a volta por cima. Com sobras, tornou-se um dos principais jogadores do clube e é destaque no Brasileirão. Fecha a temporada consagrado com a conquista da classificação para o Fortaleza entrar direto na Libertadores 2022. Vários clubes da Europa estão de olho no jovem. 

PIADA DO DIA
Numa rodinha de figuras carimbadas da política estadual, após evento concorrido durante a semana, o entusiasmo das gargalhadas sugeria anedota, e das boas, no pedaço. Alguém exibiu em seu celular recente pesquisa e quis saber quem acreditava nela.


FAMILIAGENS
Tem Maranhãozinho por aqui também. E não são poucos, ao que tudo indica. Tudo, ou seja, contratos rentáveis com o poder público, sendo garantido pelos laços afetivos entre as partes. De mamando a caducando. Da base à cúpula dos entes federativos. Em tempo: Maranhãozinho é nome "de guerra" do deputado federal Josimar Cunha Rodrigues, do PL do Maranhão, que foi apanhado em flagrante, pela Polícia Federal, com grande quantia (de dinheiro) desviada dos cofres públicos. 

TENDÊNCIA
O ex-governador Zeca do PT, 71, com dados de pesquisas em mãos de que Lula (PT) vence em Mato Grosso do Sul, começou sua via sacra em busca de espaço para o partido. A ordem do ex-presidente Lula é para fechar aliança com o partido que melhor der espaço ao PT. E o PSD, para quem não sabe, foi criado no governo de Lula, com ajuda do então ministro Luiz Gushiken, da Comunicação, para ser um dos aliados.


OSSOS DO OFÍCIO
O comportamento da vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota) tem sido dos mais elogiáveis na política e eticamente. Mesmo com a possibilidade – já aberta pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) – de assumir a titularidade por dois anos e oito meses, ela não deixa enredar-se por ansiedades, deslumbres e que tais. Segue na simplicidade de sua condição constitucional. O único perrengue é o crescente surgimento das "amizades do poder". 
   

PELO ESTÔMAGO   
Quando deputado estadual, o médico George Takimoto (80, MDB-MS) tentou com insistência levar adiante projeto de sua autoria proibindo a comercialização de produtos que contribuam para doenças como diabetes, a obesidade e a hipertensão. Se fosse aprovada, a proposta iria afetar a venda de produtos industrializados nas escolas da rede pública, como refrigerantes, batatinha frita e similares, fontes potenciais de colesterol e agentes de danos à saúde, sobretudo das crianças.   
 

PELO ESTÔMAGO II   
O empenho de George Takimoto em Mato Grosso do Sul não vingou, mas está próximo de vigorar em território nacional. É que a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto PLS 09/2017, que proíbe a venda e a distribuição gratuita de refrigerantes em escolas de educação básica, públicas e privadas. Resta agora a votação no plenário, se for aprovada, a matéria seguirá para ser sancionada ou vetada pela presidência da República. De cada dez crianças brasileiras entre cinco e nove anos, três estão acima do peso normal, sendo que 63% consomem bebidas adoçadas e as batatas com alto teor de gordura.


PENSAMENTO DO DIA
Todos caem, mas apenas os fracos continuam no chão.


Fotos: Valentim Manieri

Sinara Olassar com os filhos, Victor e Felipe Dias.

 

A jornalista Danielly Escher e o marido, inspetor da PRF, Murilo Leite.

 

Valentim Manieri

Com muitos amigos em todo o Mato Grosso do Sul e no Paraná, o empresário Jaime Valler, continua sendo cumprimentadíssimo pela chegada dos seus 73 anos, ocorrida ontem. Ele comanda o jornal O Estado, fazendas e curtumes que geram empregos e fortalecem divisas. Casado com Lídia Valler, tem três filhos, que ajudam a fortalecer os empreendimentos que o pai criou. Parabéns, da coluna, hoje e sempre, amigo.

 

Divulgação

Uma salva de palmas para o querido professor, empresário e secretário especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do governo de MS no Distrito Federal, Pedro Chaves dos Santos Filho (Republicanos), que hoje colhe mais um dezembro em sua vida. E como sempre faz, nesta data, vai comemorar idade nova com os tesouros de sua vida: a esposa, Reni Domingos dos Santos, Neca Bumlai e Paulo Domingos dos Santos, filhos exemplares e respeitados profissionais, além dos netos, genro e nora.

 

Divulgação

Maurício Lemes, vereador em Dourados pelo PSB, é pré-candidato a deputado federal. Cada dia que passa, reforça seu time para chegar à vitória. Agora, ele já conta com vários nomes de lideranças da Grande Dourados para, quando abril chegar, iniciar sua caminhada pelo Estado. Foi eleito segundo vice-presidente do diretório estadual de seu partido, com o presidente, o médico Ricardo Ayache, no comando.

 

NA LEMBRANÇA
 Em tempos de ativismo LGBTQIA+, a mais famosa transexual brasileira, símbolo sexual nas décadas de 80 e 90, completa, hoje, 57 anos. Nascida Luís Roberto Gambine Moreira, no Rio de Janeiro, Roberta Close ganhou fama no mundo. Casada com o empresário suíço Roland Granacher desde 1993, ela trocou de sexo a 1989. Roberta optou por viver longe da fama e hoje leva a vida como uma dama da alta sociedade na Europa. A 2005, conseguiu mudar o nome e o gênero em sua certidão de nascimento, passando a chamar-se Roberta Gambine Moreira. Realizou, assim, um sonho de criança, expresso nesta frase: "Quando eu era criança, diziam que se a gente passasse embaixo de um arco-íris viraria mulher, eu vivia procurando um arco-íris”.

 

O ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. Calixto, e a esposa, Ilma Soares.