fernandosoares_05-12-2021

Edições anteriores

CARNAVAL OU CINZAS
Só em Portugal, foram diagnosticados 16 casos positivos da nova cepa do coronavírus, a ômicron, entre jogadores de futebol. No Brasil, também a variante dá suas caras. E tem gente preocupada com desfile da sua escola de samba. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) já bateu o martelo sobre o fevereiro dos foliões campo-grandenses: aqui, não!

 

FURO!
Andam reclamando, e com razão, dos critérios (ou falta deles) que nortearam o Festival de Arte Campão Cultural. Belíssima ideia. Mas só a beleza não basta. Teria sido tudo "beleza pura" não fossem alguns senões, como certas ausências no evento. De Corumbá, por exemplo, o jornalista e músico Dary Esteves protestou indignado ao não encontrar na programação alguns nomes de artistas plásticos talentosos da série "made in MS". 
 

PALMAS
Campo Grande saúda Marinete Pinheiro pela iniciativa. Deu resultado a campanha da coordenadora do Museu da Imagem e do Som de MS para assegurar como registro memorial o rádio portátil e outros pertences pessoais do querido Paulo do Radinho, que morreu em maio deste ano. Agora, esses objetos – incluídos o lenço e os óculos do irreverente dançarino da Afonso Pena – estão sendo incorporados ao acervo do MIS.

 

BINACIONAIS
 Vem coisa boa por aí! Uma agenda na quinta-feira, 02, colocou ao redor de uma mesa, em São Paulo, o dinâmico multimídia Alci Costa Leite; o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman; a CEO da BMV (Brasil Mata Viva), Maria Tereza Umbelino; e o consultor da Conecta, Clayton Fernandes, além de um grupo de empresários. Na pauta, uma ainda não divulgada iniciativa de comunicação e sustentabilidade. A BMV foi a primeira ESG Tech brasileira na originação e comercialização de ativos ambientais.

 

ESPETO DE PAU
O ministro da Economia, Paulo Guedes, justifica-se sobre o ato de ter aberto uma offshore em paraíso fiscal no exterior porque não queria mais pagar tantos impostos. Nem mesmo se atreveu a comentar a dinheirama que engorda essas contas e os lucros que a família Guedes amealha – como se sabe, uma offshore está em nome de sua filha. 

  

DE PONTA
Para quem cravou a origem dela como paulista, a produtora, escritora e premiada autora de novelas Vivian de Oliveira é sul-mato-grossense, de Ponta Porã, onde nasceu em 14 de agosto de 1971. É filha do queridíssimo casal João Natalício de Oliveira e da colega colunista social Izolina de Oliveira, respeitados jornalista, articulistas e empresários, dirigindo atualmente o Jornal de Notícias. Vivian de Oliveira atualmente tem uma carreira solo fora da Record, emissora para a qual trabalhou por 21 anos e assinou novelas de grande sucesso, como "Os Dez Mandamentos" e "Apocalipse".

 

PENSAMENTO DO DIA
Cuidado com a carência. Ela pode fazer você enxergar amor onde não tem. 
 

NA LEMBRANÇA
Hoje é dia de lembrarmo-nos do artista Oscar Claude Monet, sem dúvida, um dos maiores pintores e o mais célebre entre os impressionistas. Nascido em Paris, ao longo dos anos desenvolveu catarata, doença que o atacou por causa das muitas horas com os olhos expostos ao Sol, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia, em várias épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo. Durante sua doença, Monet não parou de pintar e usou cores mais fortes, como o vermelho-carne e vermelho-goiaba, a cor de tijolo, entre outras. Monet morreu a 1926, aos 86 anos, sem nunca ter parado de pintar, em consequência de um câncer de pulmão. Uma frase dele fecha a coluna de hoje: Eu adoraria pintar como o pássaro canta.

 

 

 

NOITE DE GALA 

 

 

Fotos: Valentin Manieri

Nos momentos duros da pandemia, quando o mundo praticamente parou, a decisão de uma instituição que trabalhou 24 horas por dia serve de exemplo e merece ser festejada. Em evento muito prestigiado, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul completou seus 50 anos de independência e com a moral de ser a maior instituição de credibilidade do país.

Com jantar preparado pelo buffet Yotedy, o presidente da Associação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. Sérgio Barbosa, e o Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. Hugo Djan Leite, prepararam a grande noite de gala numa espécie de confraternização, na quinta-feira, para 500 pessoas, entre oficiais e convidados.

O evento aconteceu no Golden Glass e contou com as presenças de várias autoridades homenageando seus principais comandantes com a Insígnia do Mérito de dez, 20 e 30 anos de história da instituição. A recepção foi da cerimonialista Priscila Prado, que cuidou de todos os detalhes com profissionalismo, sua marca registrada.

 

A desembargadora do TJMS Elizabeth Anache e o marido, o engenheiro civil Felipe Reis.

 

O presidente da Associação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. QOBM Sérgio Barbosa e a esposa, a executiva Tânia Prado.

 

A Tenente-coronel da PM Helena Barros e o marido, Subcomandante-geral dos Bombeiros em MS, C.el. QOBM Artêmison de Barros.

 

O deputado estadual Renan Contar (PSL-MS) e o superintendente da PRF-MS, Luiz Alexandre da Silva.

 

O C.el. QOBM Marcelo Olassar com o deputado estadual C.el. David dos Santos (sem partido), C.el. QOBM Esli Ricardo e C.el. QOBM Leandro de Arruda.

 

Uma noite agradabilíssima com as melodias da bela orquestra formada por militares do Corpo de Bombeiros, bastante aplaudida pelos clássicos apresentados, seguidos de apresentação da banda V12, colocando todos na pista até o amanhecer. Uma noite que merece registro, sem dúvida. Confira alguns flashes.

 

O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. QOBM Hugo Djan Leite, e a esposa, Cristiane Leite.

 

O comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Rossetto, e a esposa, Gislaine Rossetto.

 

O C.el. QOBM Carlos Roledo e a esposa, Rosane Roledo.

 

A Major da PM Cleide Maria e a Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. QOBM Geísa Maria Romero.

 

A sofisticada ilha de frios assinada pelo buffet Yotedy.

 

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros Militar de MS, C.el. QOBM José Reis, e a esposa, Regina Célia.