fernandosoares_04-12-2021

Edições anteriores

FIM DE ANO
Entramos no último mês do ano. Meu Deus, como passou rápido, quase inacreditável. E o que desejamos para o mês que celebra o nascimento de Jesus? Paz, saúde e solidariedade entre os que nos acompanham pela coluna, nossos amigos pessoais, toda a humanidade, também para os nossos desafetos. Que o mês seja decisivo para acabarmos, de uma vez por todas, com a pandemia, este mal tão grande que aflige todos os povos. Confiança nos cientistas, nos pesquisadores, nos profissionais da saúde e muita, mas muita fé em Deus. Só assim chegaremos lá.


COMEMORATIVO
Compromisso social na terça-feira, dia 07. Participar, no Pátio Central Shopping, do happy hour (19h às 22h) de confraternização com profissionais da imprensa, promovido pelo shopping a cada fim de ano, ao som do grupo Sampri. O convite vem da querida empresária Gisele Barbosa. Abraçá-la será um grande prazer. 
 

GRANDE SOCORRO
Foi lançada, na quinta-feira, a Caravana da Saúde, à presença de prefeitos de todo o Estado, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Serão R$ 120 milhões investidos em 68.618 cirurgias e 33.002 exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia. Serão 39 hospitais em 34 municípios para realizarem 94 tipos de procedimentos cirúrgicos por dia e 66 tipos de exames de média e alta complexidade. Essa caravana vem para resolver as inúmeras cirurgias eletivas de pacientes que aguardam na fila há pelo menos dois anos, em razão da pandemia. 
 

SANTO
Hoje é o dia dele, São João Damasceno, um santo padre e doutor da Igreja de Cristo. Certa vez, os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão direita a fim de que não mais escrevesse, mas por intervenção de Nossa Senhora, foi curado. São João Damasceno, rogai por nós.

 

VIVA SANTA BÁRBARA!
Hoje também é celebrado o dia de Santa Bárbara, Iansã no sincretismo religioso. Em Salvador, na Bahia, uma multidão deve lotar as ruas do Pelourinho para festejar a data que homenageia a santa guerreira, das tempestades, raios e trovões. Que Santa Bárbara dê saúde e força a nós, coragem, nos livre dos inimigos e de todo mal!

 

FINALMENTE
O Brasil fechou as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. 

 

Divulgação

Chegamos a dezembro, o mês da magia natalina, do verão despontando na linha do horizonte e do tempo que a nós permite viajar pelo pensamento. Diz uma lenda que, na quarta noite deste mês, quem colocar a cabeça no travesseiro, com os olhos fechados, e idealizar o cenário tão sonhado, inclusive para nele viver um grande amor, vai conseguir realizá-lo. O meu, como sempre foi, desde os meus anos dourados, é igual ou parecido com esse aí. Quem sabe desta vez eu realizo. Sozinho mesmo, já que o tempo de tal sentimento já passou, mas acompanhado apenas dos meus sonhos. Quem sabe? Vamos tentar. E você faça o mesmo e depois conte a mim. Bom dia, bons e abençoados sonhos.

 

CADEIRA
O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Cláudio Serra Filho, pediu exoneração do cargo, alegando problemas de saúde familiar. O vereador Ademir Santana (PSDB) é cotado para assumir o lugar.

 
 

PENSAMENTO DO DIA
Uma pergunta interessante: Se você pudesse comer as suas próprias palavras, a sua alma seria nutrida ou seria envenenada? 
 

NA LEMBRANÇA
Se não tivesse morrido há 16 anos, o jornalista Jacinto Figueira Júnior, o Homem do Sapato Branco, comemoraria hoje 94 anos. Em sua carreira, também foi músico, cantor e apresentador de TV. Pioneiro dos programas policiais, levou a polícia para as telas televisivas em plena ditadura. Foi deputado estadual por São Paulo (MDB). Costumava encerrar sua participação nos programas em que atuava com esta lapidar frase: "Agindo com dignidade, você poderá não consertar o mundo, mas, lembre, haverá um canalha a menos na Terra".

 

 

 

FOTÓGRAFO BRASILEIRO CONCORRE EM PRÊMIO DO

PEOPLE’S CHOICE AWARDS 2021

 

 

 

Uma onça-pintada foi a modelo da fotografia que hoje compete na premiação internacional Wildlife Photographer of the Year, promovida pelo Museu de História Natural de Londres. A competição é o Oscar da fotografia de natureza. Ernane Júnior, o autor do registro, tem 39 anos, é de Várzea Grande (MT), dentista de profissão e fotógrafo por amor, frequenta o Pantanal aos fins de semana para captá-lo em imagens. A 2020, anoitecia no Parque Estadual Encontro das Águas (Poconé/MT), quando Ernane saltou do barco no qual percorria

 

Andy Skillen

Do Reino Unido, “Lá vem o urso”.

 

Ashleigh McCord

Dos EUA, “Abrigo na Chuva”.

 

Javier Aznar González de Rueda

Da Espanha, “Construindo um abrigo de ovo”.

 

Ly Dang

Dos EUA, “Todos Juntos”.

 

o rio Três Irmãos para ver mais de perto um animal que parecia uma “onça preta”: durante o maior desastre ambiental já sofrido pelo Pantanal, a onça estava coberta por cinzas. O vencedor da premiação será anunciado no dia 09 de fevereiro de 2022, é possível votar acessando https://www.nhm.ac.uk/wpy/peoples-choice.

 

Ernane Júnior

Do Brasil, “Onça de Cinzas do Pantanal de Mato Grosso”.

 

Antonio Liebana Navarro

Da Espanha, “Filhote de lince lambendo”.

 

Dhritiman Mukherjee

Da Índia, “Vivendo Juntos”.

 

Jeroen Hoekendijk

Da Holanda, “A Águia e o Urso”.

 

Wim van den Heever

Da África do Sul, “Brasil, pegando carona no tamanduá-bandeira”.