fernandosoares_03-12-2021

Edições anteriores

NEM TUDO PODE!
Gostamos de noticiar tudo que é assunto interessante e que vá ao encontro dos objetivos da coluna. Da mesma maneira que gostamos de ouvir “muito obrigado”. Além de ser um gesto de gentileza, é também uma manifestação de quem foi criado dentro das normas da gratidão e da boa educação. O mínimo que se exige de quem circula pelos nossos espaços jornalísticos. Para os menos informados, esses espaços não estão disponíveis a qualquer tipo de notícia, principalmente, de cunho promocional, sobre pessoas ou produtos. Temos normas e temos crivos. Deu para entender? Ainda bem que não espero grandeza dos médios. Sorry, como diria Ibrahim Sued, o mestre do colunismo. 
 

RACIOCÍNIO
Já que se confirmou a chegada da variante ômicron ao Brasil, alguns Estados estão eliminando o Carnaval. Mas vamos refletir: festas de Natal; Ano-novo; as igrejas e os cultos lotados e ninguém usando máscara; as academias hermeticamente fechadas, com ar-condicionado ligado, todo mundo malhando sem máscara; gente circulando sem passaporte de imunização, tomando voos, viajando de ônibus, levando e trazendo vírus; as confraternizações de fim de ano marcadas, enfim, nós estamos nos enganando? É hora de contarmos com novas orientações. Haverá campanha de conscientização para que a população tome as três doses da vacina? Contaremos com o compromisso de todas as instâncias de governo? Ou vão esperar a variante dominar e sacrificar o comércio por novas e longas temporadas? O que está em jogo? 
  

SÓ ASSIM!
Esses dias, o médico e presidente da Cassems, Ricardo Ayache, gravou um vídeo chamando a população a vacinar-se contra a Covid-19, principalmente neste momento quando chega a ômicron ao Brasil. Pouco se sabe da variante, mas parece que seu potencial de disseminação é grande. O resultado foi tão positivo, que ontem os principais centros de vacinação começaram a receber mais público.


SEM CONSCIÊNCIA
Aliás, até dias atrás, eu achava que os secretários de saúde iriam pegar a população no laço para vacinar-se. Quando tomei a terceira dose, há pouco mais que 15 dias, não havia 20 pessoas se vacinando. Um enorme vazio na fila do drive-thru do Albano Franco. 

ELAS NO COMANDO
A criminalista Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo, 49, fez história ao vencer as eleições e tornar-se a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados de São Paulo. Na quinta-feira, 25, ela obteve 35,8% dos votos e derrotou Caio Augusto dos Santos. A diferença foi de apenas 3%. A OAB paulista é a maior do Brasil, com mais de 350 mil filiados. No País, a categoria possui mais de 1,3 milhão de filiados. 
 

ELAS NO COMANDO II
Por uma diferença inferior a 700 votos, a advogada Gisela Cardoso será a segunda mulher a presidir a seccional da OAB em nosso vizinho Mato Grosso. Cardoso obteve 4.642 (52,2%) votos e o candidato apoiado pela atual diretoria, Pedro Paulo Peixoto, alcançou 4.005 votos (45,6%). Quem quebrou o tabu de gênero no comando da entidade mato-grossense foi Maria Helena Póvoas cuja gestão na Ordem foi de 1993 a 1997. Póvoas é a atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.


CARGO
Dos seis Procuradores de Justiça escolhidos, em votação aberta, para as duas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça, quatro estão cotadíssimos entre os desembargadores com os quais converso. Alexandre Raslan, Jaceguara Dantas da Silva, Esther Sousa de Oliveira e Antonio Siufi Neto. Cada lista irá com três nomes e a palavra final será do governador, é ele quem escolhe.    

DICA
Ainda tenho comigo que a melhor adega de Campo Grande hoje, em preços, é a do Sam's Club, antigo Walmart, na avenida Mato Grosso. Eles arrasam nos preços e na qualidade de seus produtos.


VIA SACRA   
O ex-governador André Puccinelli (MDB) afirma que só não será candidato ao governo se Deus não quiser. Deus, entretanto, não se mete em política. Mas a família, sim. Dessa forma, os analistas isentos garantem que só isso pode defenestrar o "trator" da disputa sucessória. Mas que se reconheça: seja como for, essa é uma pré-candidatura heroica, audaciosa.   

UFA!
Verdade seja dita, temos algumas coisas boas acontecendo. Dados oficiais do governo federal dizem que o desemprego caiu para 12,6% em outubro, que teria fechado com 253 mil empregos com carteira assinada. O saldo entre admissões e desligamentos de janeiro a outubro chegaria a 2,6 milhões de empregos. Apesar da pandemia, finalmente vejo um resultado positivo para o nosso País! E o governo de Jair Bolsonaro (PL) deve voltar a incomodar os pessimistas.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quem lê vive menos: menos enganado! Menos explorado e menos alienado. Sem falar que também pergunta menos.  
 

NA LEMBRANÇA
Há 117 anos nascia, no Rio de Janeiro, o principal empresário da comunicação no Brasil, Roberto Pisani Marinho. Ele herdou do pai o jornal O Globo, a partir disto, construiu um império com editoras, rádios e tevês, hoje capitaneado pela TV Globo, uma das três mais importantes em todo o mundo – fundada a 1965. Roberto Marinho morreu no dia 6 de agosto de 2003, também no Rio de Janeiro.

 

Divulgação

 

RIHANNA ROUBA A CENA
Segunda-feira, quando Barbados conquistou sua independência política e estabeleceu-se como uma república, fazendo a rainha Elizabeth deixar de ser sua monarca, quem reinou, durante a cerimônia, foi a cantora Rihanna. Nascida na ilha, roubou os holofotes durante as cerimônias transmitidas para o mundo todo, principalmente quando foi condecorada pela presidente, Sandra Mason, como "Heroína da Nação". A cantora nasceu em Barbados, em Saint Michael, mesma região da capital da ilha caribenha, Bridgetown. A 2019, ela já havia sido nomeada Embaixadora Honorária da Juventude e da Cultura pelo então primeiro-ministro David Thompson.

 

Fotos: arquivo

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a sua grande líder no legislativo estadual, deputada Mara Caseiro (PSDB).

 

Os empresários Guto Scarpanti (Partido Novo), sua esposa, Daniele Scarpanti, e Enrico Feitosa.

 

O produtor rural, de Jaraguari, Paulo Francisco Silva e a esposa, a delegada aposentada Vilma de Carvalho.

 

Os irmãos Nelson Trad Neto e Maria Cecília Trad Gonfiantini.