fernandosoares_01-12-2021

Edições anteriores

ZUM-ZUM-ZUM
Dão conta de que o deputado estadual Eduardo Rocha e sua esposa, a senadora Simone Tebet, ambos do MDB, ficaram para lá de satisfeitos com o arranjo político que fez o ilustre parlamentar pedir afastamento do mandato e assumir a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), de Reinaldo Azambuja (PSDB). 
 

ZUM-ZUM-ZUM II
Com Eduardo Rocha atuando no núcleo nervoso do staff do governador Reinaldo Azambuja e sua esposa ancorada neste entendimento, já tem gente dizendo que a senadora Simone Tebet estaria propensa a não tentar a reeleição e nem disputar outros mandatos para ficar à disposição de algum espaço num dos tribunais da vida.


19 ANOS DE CIRCULAÇÃO
E hoje é dia de festa. O Jornal O Estado, do qual também faço parte, está completando 19 anos de circulação diária. Hoje e sempre a pauta do dia sempre foi e será você! Por isso, quero parabenizar o empresário Jaime Vallér e toda sua equipe pelo belo trabalho, que faz tanta diferença em momentos difíceis como o que estamos vivendo nessa pandemia. Parabéns! Sem jornal de qualidade e sem jornalistas, não há democracia, nem a liberdade de expressão.  

INCENTIVO
Organizado pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e realizado na segunda-feira, 29, o Fórum Estadual de Esporte Universitário delineou boas perspectivas. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Marcelo Ferreira Miranda, o Estado dispõe de capacidade administrativa e operacional para investir nesse compartimento esportivo.


O ALQUIMISTA
Certa vez, um ferino analista político de um jornal campo-grandense que não circula mais apelidou o escolado João Leite Schimidt (85) de Rasputin, o célebre místico russo que se tornou muito influente servindo à família do czar Nicolau II. Schimidt aposentou-se da política e já não está nos bastidores formulando suas intelectualizadas estratégias. A vez agora é de outros alquimistas, uns classudos, outros nem tanto. Um deles, chamado de "Ipiranga do Parque dos Poderes", vem fazendo estragos nos subterrâneos de acertos e desacertos visando às eleições de 2022. 
 

ABERRAÇÕES DA CORTE
Manoel de Barros não está solito no grupo de intelectuais, artistas, escritores e compositores excluídos das provas do Enem por razões de absoluta estupidez ideológica. Paulo Leminski, Chico Buarque, Ferreira Gullar e até Mafalda, a personagem argentina de histórias em quadrinhos, estão entre as dezenas de celebridades que fazem companhia ao poeta. Com genocida cultural no governo, dá nisso…

 

CIDADANIA
Iniciada em 25 de novembro, com encerramento agendado para 10 de dezembro, a campanha internacional denominada "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” encontrou robusta adesão em Campo Grande. A prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher, está mobilizada por ações de panfletagem e palestras. No Brasil, a campanha teve sua abertura em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. 
    

BANGUE-BANGUE
A memória brasileira corre sério perigo. Um atirador de elite, especializado em atividades repressivas e de segurança, foi nomeado por Jair Bolsonaro (sem partido) para dirigir o Arquivo Nacional, órgão responsável pela preservação e difusão dos documentos de toda a administração pública brasileira, localizado na Praça da República, centro do RJ, e fundado a 1838. Todo Estado-nação possui um Arquivo Nacional. Ricardo Borda D´Água de Almeida Braga é o pomposo nome desta figura que pouco ou nada entende de patrimônio histórico ou acervo memorial, porém, manja muito de dar tiros.   
 

BANGUE-BANGUE II   
Ricardo Borda D´Água, o novo diretor-geral do Arquivo Nacional, foi chefe de segurança do Banco do Brasil, atuando em ações disciplinares contra funcionários. Foi subsecretário de Prevenção à Criminalidade em Brasília e tem uma empresa de segurança, além de ser ranqueado na Confederação Brasileira de Tiro Prático e como membro do Clube Colt 45. Entre as relíquias do Arquivo Nacional, estão registros de atos que marcaram o período ditatorial instalado no País a 1964. O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro está investigando a nomeação de Borda D´Água. Mais de 60 instituições assinaram uma carta questionando a razão da nomeação de um diretor sem experiência profissional nem formação acadêmica que possam qualificá-lo para o exercício da função.


CARGO
Amanhã, meu amigo Paulo Duarte (MDB) será empossado, de forma semipresencial, deputado estadual, às 8h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na vaga que será deixada por Eduardo Rocha (MDB) ao assumir a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov). Mais uma brilhante voz ao povo de Corumbá.  
 

PENSAMENTO DO DIA
Inteligente não é quem sabe aonde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar. 
 

NA LEMBRANÇA
Em 02 de dezembro de 1825 nascia, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, o príncipe Pedro de Alcântara (entre nomes e sobrenomes, foi registrado com 15!), que se tornaria o segundo imperador do Brasil, Dom Pedro II, aos 15 anos de idade. Foi deposto no dia 15 de novembro de 1889, quando os militares proclamaram a República. Exilado na França, morreu em Paris, dois anos depois de deixar o trono, vítima de pneumonia. "Eu passo, mas o Brasil continua" foi sua mais célebre frase.

 

TROUSSEAU POR AQUI  
A sofisticada label de cama, mesa e banho Trousseau chegará a Campo Grande com previsão de inauguração no dia 15 de dezembro. A franquia pertence ao casal Helena Volpe e Daniel Machado. Localizada na Antônio Maria Coelho, 3340, abre com a criação da estilista Paula Raia, que lançou, em setembro, a coleção Celestial cujos processos são manuais. Estampada na Itália, Celestial contou com um método de alta tecnologia e acabamento especial, conhecido como dream touch, proporcionando toque extremamente macio, garantindo melhor fixação das cores no tecido e maior durabilidade às peças. No topo da coluna, o jogo de lençóis Celestial.

Fotos: divulgação

O classudo jogo de lençol Trousseau assinado pela estilista Paula Raia.

 

A fonoaudióloga Helena Volpe e o empresário Daniel Machado serão os franqueados na Capital.

 

A fachada da loja na Antônio Maria Coelho, 3340, com previsão de abertura para o próximo dia 15.

 

Valentim Manieiri

A procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, e a diretora-presidente da Fapec, Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, da UFMS, Nilde Brum.

Reprodução

Carla Charbel Stephanini, que comanda a Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher, da Capital, uma das maiores defensoras do fim da violência contra as mulheres, realiza, no próximo dia 06, a primeira edição da Marcha dos Homens, com presença da ativista sul-mato-grossense Luíza Brunet (59). A concentração será no Paço Municipal, às 9h, depois seguirá até a Praça do Rádio Clube. Vários homens importantes estão sendo convidados a fim de também sensibilizarem outros homens. Em mulher não se bate nem com rosas.