fernandosoares_01-12-2021

Edições anteriores

NA PLATEIA
Antenadíssima e comprometida com as artes, a produtora cultural Caroline Garcia adorou o recente show do Grupo Acaba. Emocionou-se com as belas composições, que lhe renovaram a possibilidade "de amar tanto esta terra, a ponto de lutar por ela e enaltecê-la". Aplaudiu também a performance de Renatto Jackson, mas confessou contrariedade com um item negativo do programa: a falta de qualidade na engenharia de som.

 

PROBABILIDADES
Tudo indica que, antes do confronto entre os candidatos, vai rolar uma prévia da disputa no embate entre as amostragens das empresas que pesquisam intenções de voto. Acaba de sair uma do IPR (Instituto de Pesquisa Resultado, de Campo Grande) que bate de frente com outra, recente, do Instituto Ranking Pesquisa (também de Campo Grande). A pergunta que não cala: será que existem interesses ocultos teleguiando os dados dessas consultas? 
 

DEDINHO NA BOCA   
O vereador Tiago Vargas (PSD) criou baita polêmica com uma postagem, no Instagram, rebolando no plenário da Câmara Municipal ao som do funknejo "Quem perdeu que chore", de MC Kevinho, Israel e Rodolfo. Mais do que o discutível gosto musical, o vereador que quer tornar obrigatório o exame toxicológico para professores da Rede Municipal de Ensino é questionado pelo viés do decoro parlamentar. 
 

DEDINHO NA BOCA II   
A imprensa tratou a dancinha do vereador Tiago Vargas como novidade. Mas não é. Vargas adora o funk e tem outras postagens do gênero, uma delas, em seu gabinete, rebolando e contorcendo-se ao som de "Toma, toma, vapo, vapo", de Zé Felipe e MC Danny. Um dos trechos da letra: "Que amorzinho safado/ Deu um chá de cama bem dado/ Brota na minha casa, eu vou te dar um chá bem dado/ Oh, toma-toma, vapo-vapo".

 

SOBRE ORGULHOS
Gabriela Negreiros Albuquerque escala degraus vitoriosos. Oficial da Marinha de Guerra do Brasil (é tenente), a moça destaca-se também no campo esportivo. Participou de uma competitiva prova da arma, a 15ª Corrida dos Intendentes, realizada no Aterro do Flamengo, e foi bastante aplaudida. Imaginem o megassorriso da orgulhosa mamãe Loreta Negreiros… 

DIA D
Que neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids, como em todos os demais dias, nosso coração bata mais forte contra o preconceito e a discriminação. Qualquer um pode ser infectado pelo vírus HIV, não importa nome, raça, cor ou classe social. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de infecção pelo HIV no Brasil é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%), principalmente em relação aos homens. Por isso, proteja-se sempre: use camisinha e dê um basta no preconceito.

 

PENSAMENTO DO DIA
Só existe um remédio para qualquer tipo de erro: reconhecê-lo. 
 

NA LEMBRANÇA
David Ben-Gurion é um dos nomes mais importantes de Israel. Ele morreu no dia 1º de dezembro de 1973, aos 87 anos, em Tel-HaShomer. Lutou pela criação do Estado Judeu, a 1948, tornou-se seu primeiro-ministro, cargo que ocupou até 1963 – com um breve período de dois anos fora. Polonês de nascimento, Ben-Gurion fundou o Partido Trabalhista Israelita, um dos mais representativos no país até hoje.

 

 

 

VIVA FERNANDO LOPES NOGUEIRA!

 

 

Fotos: arquivo pessoal

Mineiro de São Lourenço, dono de invejável currículo profissional, entre outros registros, doutor em Direito Público pela Universidad del Museo Social Argentino (Buenos Aires), o professor de Direito Penal, Fernando Lopes Nogueira, tem motivos para merecer aplausos, na segunda-feira, Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, empossou-o como novo diretor da Faculdade de Direito, a Fadir. Lopes era delegado de Polícia Civil e deixou a carreira para dedicar-se à universidade, até a semana passada, por cinco anos, ocupou o cargo de ouvidor-geral naquela que é a maior instituição de ensino público do Estado. Prometeu ampliar o curso de Direito em sua gestão, trazendo novos mestrados além do primeiro doutorado. A Fadir completa 25 anos, conta com 32 professores e tem obtido o conceito de curso máximo nas avaliações internas da Universidade, além de bons conceitos na avaliação externa (o Enade, Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes, do Inep). A coluna parabeniza Lopes Nogueira e destaca flashes da solenidade.

 

O reitor da UFMS, V. Mag.ª Marcelo Turine, e a procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.

 

O médico cardiologista e artista plástico José Roberto Amin e o professor e advogado Luiz Henrique Volpe Camargo.

 

A doutora em Direito Penal e professora da UFMS, Andréa Flores, e o desembargador aposentado Luiz Carlos Santini, fundador do curso de Direito da UFMS.

 

O ex-governador André Puccinelli (MDB) com os médicos e professores da UFMS José Roberto Paquera e Heda Medeiros.

 

O novo diretor da Faculdade de Direito da UFMS, Fernando Lopes Nogueira, prestando juramento no ato da posse.

 

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, e o juiz federal Pedro Pereira, da 4ª Vara Federal de Campo Grande.

 

Lopes Nogueira e a esposa, Viviane, com os filhos Bruno e Juliana Nogueira.

 

O delegado e diretor-executivo da DGPC, Bruno Urban, e o chefe de gabinete da Sejusp, André Matsushita.

 

A ex-diretora da faculdade de Direito da UFMS, Ynês da Silva Félix, doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade de Salamanca, e a doutora e Mestre em direito do Estado pela PUC-SP e pós-doutorado em Direito Público pela Faculdade de Coimbra e, minha eterna professora em direito Constitucional, Lídia Ribas.