fernandosoares_29-09-2020

Edições anteriores

BANDEIRANTES
Se não conseguir barrar judicialmente a Comissão de Investigação e Processante que apura infração político-administrativa do prefeito Álvaro Urt, naquela operação “Sucata Preciosa”, efetuada pelo Ministério Público, com acusações de compra de peças e reparos, pelo município, de veículos fora de linha, os vereadores devem cassar hoje, às 09 horas, o prefeito.


ANOS DOURADOS
Araes e Aninha El Daher navegam nos mares do contentamento completando nada menos que 50 anos de união. O ouro das bodas reluz com maior intensidade para saudar este casal tão querido da sociedade. 

PARA INGLÊS VER
Rebuscar a velha política tem sido a grande farsa de Jair Bolsonaro, que se dizia contra tudo isto que vou dizer: Aliou-se com os velhos e manjados políticos, está contra a prisão em segunda instância e, para completar, vai trazer de volta, como moderna, a tal da CPMF. Eita, país cansativo!


BESTIALIDADE
Sintomáticas e reveladoras de caráter e (má) formação moral e intelectual as perguntas afirmativas do milionário apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Em seu programa, ele demonstrou “apego” à vida e ao meio ambiente questionando para que servem os hipopótamos e que falta fariam os mico-leões. Deveria perguntar, então, para que servem os gatos que dormem no telhado em vez de caçarem ratos... 

VERMELHOS PÁLIDOS
A esquerda ainda não se refez da bordoada que levou na recente pesquisa mostrando o presidente Jair Bolsonaro com 40% de aprovação – eram 30% há dois meses – nem da combinação de índices ‘bom e ótimo’, ‘regular e positivo’ passando de 60%. É como dizia aquela velha canção: "Tudo em volta está deserto, tudo certo / Tudo certo como dois e dois são cinco"...


LETRAS INDÍGENAS
A 62ª edição do Troféu Juca Pato, da União Brasileira de Escritores, teve entre seus vencedores o líder indígena Ailton Krenak. Ele foi o escolhido na categoria Intelectual do Ano em atenção a seu livro "Ideias para adiar o fim do mundo", de 2019, lançado pela Companhia das Letras. Participaram das escolhas 54 escritores de todas as regiões do país. A entrega dos prêmios será em dezembro. 
 

SETEMBRO
O Pantanal arde, mas há rastilhos de esperança no ar. No Dia da Árvore, 21 de setembro, o presidente do Conselho de Administração da Sanesul, Álvaro Scriptore, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges Barros de Araújo, participaram da distribuição e do plantio de mais de dez mil mudas de árvores nativas. A ação aconteceu no Parque do Prosa, onde Scriptore e Araújo plantaram uma muda de ipê-amarelo e outra de cumbaru. 

RIEDEL AO GOVERNO
O coordenador político do governo de Reinaldo Azambuja e presidente do diretório regional do PSDB, Sérgio de Paula, já admitiu que o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, é a figurinha carimbada dos tucanos para entrar 2022 como pré-candidato à sucessão. Agora, de Paula quer combinar com forças do PSD, do senador Nelsinho Trad, e do DEM, da ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.


BONITA PREVENÇÃO
A população de Bonito comemora um investimento governamental aguardado há décadas: um quartel estruturado para sediar o Corpo de Bombeiros Militar. A obra está em execução, com 60% dos serviços concluídos. O investimento é de R$ 3,1 milhões. 
 

INTOLERÂNCIA
Único parlamentar LGBTQIA+ no Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES) entrou com uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando investigação contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por crime de homofobia. Ribeiro, que é evangélico, sustenta publicamente um bizarro entendimento: alguns adolescentes seriam homossexuais porque pertenceriam a famílias desajustadas. 
 

LIVRO-BOMBA
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta volta a causar. Agora é com seu esperado livro. Ele revela, entre outras coisas, que testemunhou o ministro Onix Lorenzonni gravando conversas entre deputados federais em reunião no Planalto a fim de discutirem-se medidas da Lava Jato para o combate à corrupção. Afirma que alertou Jair Bolsonaro sobre o avanço da Covid-19 se o governo não adotasse decisões firmes contra aglomerações e circulação de pessoas. Tem mais...
 

NA LEMBRANÇA
O imortal Joaquim Maria Machado de Assis morreu no dia 29 de setembro de 1908. Tinha, na época, 69 anos e já ostentava a fama de ser um dos maiores escritores do país. Cronista, poeta e crítico teatral, teve relevo como romancista, escrevendo os inesquecíveis “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”. Além disso, foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. Encerramos a coluna de hoje com uma frase dele, uma lição para muita gente: "Não é amigo aquele que alardeia a amizade; é traficante. A amizade sente-se, não se diz".

 

Fotos: Arquivo

O engenheiro e cientista Petter Chevins e o presidente da ABES, Aroldo Galvão. 

 

O delegado Marco Antônio Balsanini com a esposa, Ana. 

 

Gente da gente. Therezinha Selem com Ana Arminda dos Santos e Dione Hashioka. 

 

O advogado Jorge Sleiman, carinhosamente chamado de Zuzão, e o ex-vereador Edil Albuquerque. 

 

Divulgação

 

ELE FAZ HISTÓRIA 
Palmas, que ele merece. O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, sempre honrou o cargo que ocupa e como gestor público escreve sua história profissional calcada na honestidade, capacidade e em muito trabalho. Natural de Guia Lopes da Laguna, mas campo-grandense de coração, tornou-se orgulho de todos nós. Com uma bela história e projetos sempre em prol dos sul-mato-grossenses, ele vai cumprindo as metas que traçou e preparando-se, dia a dia, para novos desafios. Está à frente da Agepen desde 2017, ganhou destaque por ser o primeiro servidor de carreira a assumir este posto na instituição, fazendo-a referência pelo maior percentual de presos trabalhando em todo o Brasil, 37%, ou seja, quase 20% a mais que a média nacional, conforme números do Departamento Penitenciário Nacional. Isso tudo graças à credibilidade conquistada pela Agepen junto à classe empresarial. Hoje são cerca de 200 parcerias que garantem ocupação produtiva a homens e mulheres em situação de prisão no Estado. O mais importante é que isso se reflete na não reincidência criminal. Já o modelo adotado por Mato Grosso do Sul de monitoração eletrônica com tornozeleiras foi escolhido pelo DEPEN para servir de base à nota técnica emitida pelo órgão federal como diretriz a ser observada por outros Estados. Que Deus encha de bênçãos sua caminhada pessoal, estes são nossos votos. 

 

PENSAMENTO DO DIA
 “O tempo desmascara as aparências, revela a mentira e expõe o caráter”.