fernandosoares_19-09-2020

Edições anteriores

MELHORAS
O governador Reinaldo Azambuja amarga quarentena após ter sido atingido pelo coronavírus. Azambuja apresentou sintomas leves, passa bem e deverá manter-se em isolamento social, trabalhando de casa, em regime de home office. Participamos nossos votos de melhoras, com a certeza de que em breve vencerá mais este desafio.
 

CRIMINOSOS
O delegado Alan Givigi, da Polícia Federal, não errou o tiro. Ele tem fortes e fartos materiais para provar a informação que deu sobre a participação de criadores de gado entre os responsáveis por incêndios propositais no Pantanal. Não é só o laudo técnico indicando diversas queimadas com focos iniciais dentro de fazendas.
 

JÁ, JÁ
Eduardo Cunha deve voltar para onde passou os últimos cinco anos. O “safadão que já foi mor da República”, mesmo estando solto com algumas restrições, deve voltar para o presídio. A nova decisão do ministro Fux de não conceder regime domiciliar à organização criminosa e a crimes de lavagem de dinheiro levará Cunha novamente à cadeia. Os presídios hoje fedem com tanta podridão de políticos. Latrina comum certamente ter aroma de perfume francês perto dessa gente. Se tiver rebelião, eu apoio.


RASTEIRAS
O radialista Armandinho Anache bem que tentou, mas não conseguiu fechar a semana como candidato a prefeito de Aquidauana pelo PP. Foi golpeado por manobra que, assegura, contou com as mãos do deputado estadual Evander Vendramini, presidente da Executiva Estadual. Vale observar que o presidente municipal, Joaquim Passos, era o pré-candidato antes de Anache entrar em cena. Agora, o radialista volta às lides da sua Independente FM, desfiliado do PP e, parece, apoiando a candidatura de Viviane Orro (PSD).
 

ROSTO
O remake da Globo da novela Pantanal), que voltará a ser gravada em Mato Grosso do Sul, já possui um acordo entre Benedito Ruy Barbosa, autor da novela, e o diretor, Ricardo Waddington, em relação a quem vai interpretar a personagem Juma Marruá: será a atriz Vanessa Giácomo.


SOS VIDA
Artistas de todos os segmentos, escritores e jornalistas estão gravando vídeos e agitando Mato Grosso do Sul com uma campanha pela preservação dos ecossistemas que vêm sendo devorados pelos incêndios. Um dos organizadores, Moacir Lacerda, do Grupo Acaba, diz que a campanha é permanente, ela não terá fim. Pantanal, Amazônia e Cerrado estão sendo consumidos por queimadas criminosas. Nesse caso, o agro não é pop.
 

DISPAROS
Além de um verniz progressista na sua campanha pela reeleição, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ganhou dos comunistas um artilheiro de luxo, o advogado e ex-candidato do PCdoB, Mário Fonseca. Em sua primeira manifestação pessoal a Trad nas redes sociais, Fonseca já atirou contra um dos concorrentes do prefeito, o procurador Sérgio Harfouche, do Avante.
 

SALADAS
A esquerda, com o PT lulista, e a extrema-direita, com o PSL bolsonarista, agora são cônjuges na política de Naviraí. Vão subir abraçadinhas no palancão do deputado estadual direitista Onevan de Matos (PSDB), que pretende ser prefeito da cidade mais uma vez.

 

RESGATE
Alguns partidos estão apostando em velhas fichas da política local para assegurarem cadeiras na Câmara Municipal de Campo Grande. Os ex-vereadores estão na ponta da fita. O Podemos, por exemplo, vem com Aluísio Borges e Clemêncio Ribeiro, enquanto o Democratas traz Vanderlei Cabeludo.
 

Fotos: Arquivo

O PhD em solo Iberê Lins e o publicitário Ariosto Barbieri.

 

Os pecuaristas York Corrêa e Milena Palhares Corrêa.

 

BONS EXEMPLOS
Eles são poderosos, famosos e tão distantes do nosso convívio, que é quase impossível imaginá-los como pessoas comuns. Apesar disso, seguindo a vida mais do que se imagina, dão exemplos que viram notícias no mundo inteiro. Fazendo exatamente aquilo que os comuns mortais não ousam fazer e comportando-se como deveriam proceder todos os dirigentes e políticos. Merecem nossos aplausos.

Reprodução

Na última terça-feira, o príncipe Willian e a Duquesa de Cambridge Kate Middleton botaram literalmente a mão na massa. O casal real foi visto sovando pão juntamente com os funcionários de uma padaria em Londres que, por conta da pandemia, teve de reduzir o período de atendimento. Apesar disso, não deixou de fazer doações para ajudar a comunidade.

Reprodução

Angela Merkel, líder de uma das economias mais fortes do mundo, a Alemanha, fora dos gabinetes comporta-se como uma cidadã comum. Na foto, ela e o marido estão saindo de um supermercado aonde foram comprar mantimentos para sua casa. Merkel não recebe nenhum serviço estatal gratuito e nenhuma moradia ou outras benesses. Se não bastasse, costuma repetir por muito tempo suas roupas.

 

ESPETÁCULO
Nesta época, tão triste com a pandemia e a seca no auge, Campo Grande presenteia-nos com duas maravilhas: os ipês e o pôr do sol da Lagoa Itatiaia.

Um belo ipê no Carandá Bosque.

 

O belo pôr do sol da Lagoa Itatiaia.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Seja meu pior inimigo, mas, por favor, não finja gostar de mim”.
 

NA LEMBRANÇA
O escritor ítalo-cubano Italo Calvino morreu no dia 19 de setembro de 1985, em Siena, na Itália. Tinha, na época, 62 anos e um longo histórico de resistência ao fascismo. Autor de livros como A trilha dos ninhos de aranha, O Barão nas Árvores, Os Amores Difíceis, O Dia de um Escrutinador, Fábulas Italianas e Se um Viajante Numa Noite de Inverno, Calvino era um apaixonado por seu ofício: "Escrever é um ato que deve obedecer a certas regras ou transgredi-las deliberadamente".