fernandosoares_12-09-2020

Edições anteriores

CENÁRIO
Depois da confirmação oficial de que o ex-governador André Puccinelli não será candidato a prefeito e da carta aberta do PSDB, confirmando apoio à reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD) como já havia anunciado o governador Reinaldo Azambuja, vejo que não teremos mais segundo turno. Começou o desespero, começou a debandada. Para um bom entendedor, meia palavra basta.


VÃO VENDO...
Só mesmo no País da rachadinha: o digníssimo João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ouve e vê as reclamações de um povo indignado com a alta abusiva nos preços de gêneros alimentícios e recomenda ao consumidor trocar o arroz pelo macarrão. Interessante é que o conselho foi dado logo após uma reunião do representante mercadista com o presidente Jair Bolsonaro para debater o assunto.
 

MORTES NA ESTRADA
Para a fauna da região do Pantanal, os abusos da velocidade e a imprudência de motoristas que cruzam suas estradas têm sido tão mortíferos quanto as queimadas. Para ter uma ideia: dia dois de fevereiro deste ano,, na BR-262, saída de Miranda em direção a Corumbá, um macho adulto de onça pintada morreu atropelado, presume-se, por uma caminhonete; e na manhã da última sexta-feira, 7, outra onça pintada, fêmea, de 70 kg, foi encontrada morta, também por atropelamento, na MS-332, entre Miranda e Bodoquena.
 

STAND BY
Diretor de empresa de pesquisas de opinião pública e intenção de voto afirma não entender porque o secretário de Finanças, Pedrossian Neto, que vem sendo citado entre as opções dos eleitores, ficou de fora da disputa deste ano. Pode parecer estranho, mas é um segredo administrativo, não político. O moço é peça-chave do prefeito Marquinhos Trad, em sua estratégia de gestão.
 

INDISCRIÇÕES
A atriz Thaís Fersoza, esposa de Michel Teló, deu um golpe com luva de pelica num fã que quis entrar em sua intimidade perguntando qual a melhor hora que o casal gosta ou prefere praticar o rala-e-rola. Bem-humorada, sem frescuras, ela atendeu ao curioso informando que "de manhã é uma delícia e à tarde também, quando as crianças estão dormindo". Pois é, né?

 

PALAVRAS
É da polivalente culturete a sugestão: ler o que escreve Diana Pilatti vale a pena. Lucilene está devorando "Palavras Póstumas", uma das obras de Pilatti, uma paranaense de Foz do Iguaçu que vive em Campo Grande desde criança. Formada em Letras e mestre em Estudos de Linguagem, é professora e poetisa, com dois livros publicados, além de ter organizado a 1ª Mostra Poetrix 2020 com o poeta potiguar José de Castro.
 

NA MOSCA
Do deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), escolhido entre os cinco melhores parlamentares: "O último ato de voluntarismo político de [ministro Paulo] Guedes foi o flagrante em que classificou o servidor publico de parasita e inimigo a ser abatido com uma granada no bolso. Enquanto ele dizia isso, o SUS estava trabalhando para salvar vidas na pandemia".
 

À LUZ
De autoria do deputado estadual Capitão Contar (PSL), uma nova medida vai trazer outra luz sobre agressões físicas ou verbais sofridas por parturientes. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei 147/2019 define que o conceito de violência obstétrica se refere ao ato praticado "por qualquer pessoa" no atendimento em trabalho de parto. Antes, a lei estadual imputava responsabilidades exclusivamente aos médicos, equipe hospitalar, familiares ou acompanhantes.
 

EXPANSÃO
Os recentes dados do IBGE vieram confirmar o que já tem ampla visibilidade quanto ao crescimento de algumas cidades. Os casos mais evidentes no Estado são os de Sidrolândia, que em 20 anos saltou de 23,4 mil habitantes para quase 50 mil, e de Nova Alvorada do Sul, de 9,9 mil para 22,4 mil no mesmo período. No primeiro, o ex-prefeito Daltro Fiúza (MDB), é favorito nas eleições, se for candidato. E em Nova Alvorada do Sul o prefeito Arlei Barbosa (MDB) quer a reeleição. Ambos já comandaram seus municípios em mais de duas gestões.
 

ADEUS
Gente, não aguento mais postar notícias tristes, mas não deixa de ser uma obrigação. Na sexta-feira, depois da nota publicada na coluna que seu estado de saúde, no CTI não era bom, a colunista social Cristiana Carneiro, exemplo de bom caráter, amiga das suas amigas, grande colega de profissão, nos deixou, vitima de morte cerebral causada por um AVC. Um abraço carinhoso de conforto para o filho Rafael e a toda família. Guiada pelos espíritos de luz, ela já está em um bom lugar.

 

NA LEMBRANÇA
Não podíamos deixar de lembrar hoje o nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira, o maior presidente da história do Brasil, que veio ao mundo em Diamantina (MG) há 118 anos. O homem que inseriu o Brasil no mundo moderno em seu mandato, de 31/01/1956 a 31/01/1961, com a meta de "50 Anos em cinco", fecha a coluna de hoje com essa frase: "Sereis tanto mais influente quanto mais fores correto e justo".

 

Fotos: Arquivo

O padre João Marcos e o atuante reitor da UCDB, José Marinoni, homem que em tempos de crise por conta da pandemia vem fazendo a diferença com inovações na maior universidade católica do Centro Oeste

 

Priscilla Ricci e o marido, procurador-geral de Campo Grande, Alexandre Ávalo

 

Os professores universitários, Arlinda Canteiro Dorsa e Antonio Dorsa

 

Fortalecidos sempre, Roseli e o atuante deputado federal, Vander Loubet

 

Recuerdos de outros tempos. O advogado, Ubiratã Rodrigues e Emmanuelle Said

 

 

Divulgação

Em tempo de pandemia, o cerrado de Campo Grande alegram e embalam a alma. Quando as folhas começam a cair, outro espetáculo se forma e ninguém resiste a tanta beleza. Momento em que é preciso deixar tudo de lado e, simplesmente, dedicar a contemplação, como fez o secretário especial no Escritório de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos de Mato Grosso do Sul, em Brasília, o ex-senador Pedro Chaves dos Santos Filho, em visita a sua fazenda Imperial.

 


 
PENSAMENTO DO DIA
“Pra quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego”.