fernandosoares_09-09-2020

Edições anteriores

NA MENTE
Quando ainda estava em Bagé, Rio Grande do Sul, o vice de Bolsonaro, General Antônio Hamilton Mourão defendia o fim da estabilidade no serviço público. Já falava naquela época que pretendia fazer uma profunda reforma no Estado e foi muito festejado por uma associação rural da cidade. Agora a reforma vem e pelo jeito, concurso público daqui pra frente não vai valer mais nada.


COBERTURA SOCIAL
Sueli Silveira, atual diretora em Bonito da Sociedade Pestalozzi, considera que reservas orçamentárias públicas são determinantes para garantir o funcionamento das várias instituições do setor. Uma opinião justificada na realidade da própria Pestalozzi bonitense, que com uma emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Almi, de R$ 100 mil, adquiriu um Fiat Doblô 2021 para melhorar o atendimento às 279 famílias de sua rede de assistência.
 

BONZINHOS
Estou emocionado com o sofrimento de alguns vereadores quando descobre o falecimento de um amigo do amigo na região em que foi bem votado. Em véspera de eleições, tudo acontece sob os céus de Campo Grande...Haja lágrimas...


ACES
Veteranos praticantes do tênis aguardam, com ansiedade, os desdobramentos do programa de gestão da nova diretoria do Rádio Clube para os esportes. Não foram poucos os tenistas, homens e mulheres, que se destacaram como atletas do Rádio nas diversas categorias, inclusive participando de eventos nacionais. O presidente, Sérgio Murilo, já garantiu que esses dias estão voltando.
 

MAUS TRATOS
Em um bairro de Campo Grande, a batida policial que acabou com uma rinha de galos e prendeu um de seus responsáveis levanta o véu de uma das transgressões criminais que resistem ao tempo e não se intimidam com a fiscalização. Chamam de esporte essa atividade que se ca0racteriza pelo mau trato aos animais, divertindo seus sádicos simpatizantes e movimentando renda criminosa com as apostas. Há rinhas de galos em vários pontos urbanos e periféricos da Capital.
 

NÃO É BRINCADEIRA
A notícia sobre a queda na curva de óbitos por coronavírus no País incentivou muita gente a sair de casa e aumentar a população que ignora as medidas preventivas e o isolamento social. Em Campo Grande, até o feriado de 7 Setembro coronavírus tinha tirado a vida de 405 pessoas, com 23.425 casos confirmados, 957 pacientes em isolamento domiciliar, 294 internados na rede hospitalar e 22.176 recuperados.


EXEMPLOS
Em Marília (SP), um soldado da PM foi ofendido e ameaçado de represálias por ter guinchado o carro de uma vereadora que estava com documentos atrasados e condições irregulares de uso. A política ligou para uma amiga oficial da corporação e o soldado foi afastado. Dias depois, o mesmo soldado passou em primeiro lugar em um concurso sobre segurança no trânsito e foi homenageado com o publico aplaudindo em pé na entrega do troféu. A oficial que o ameaçou foi remanejada e a vereadora, bem, esta terá que se ver com os eleitores em novembro.
 

 

Reprodução

Filha de peixe, peixinho é, já diz o velho ditado. Olha a beleza de Sofia, filha de Grazi Massafera e Cauã Reymond. No final de semana ela foi homenageada com um post pela mãe, que disse:. 'Amor tem nome, tem voz, humor, risada gostosa, personalidade forte e amor incondicional por animais.' escreveu.

 

TEMOR
Em junho passado, o vereador Carlos Alberto Machado encontrou-se na saída de uma igreja católica com Alle Yunes, filho do jornalista e radialista Farid Yunes, diretor e proprietário do jornal "Correio de Corumbá". Cumprimentaram-se com os cotovelos e Alle perguntou como estava. Machado confessou: "Estou com medo". Referia-se à pandemia do coronavírus, que tirou sua vida três meses depois.
 

ACIMA DE TODOS
A emenda que isenta as igrejas cristãs de pagar suas dívidas com o Fisco é de autoria do deputado Davi Soares. Sabe quem? Ele mesmo, o filho do missionário R. R. Soares, líder maior da Igreja Internacional. Não por acaso, a igreja do pai é a maior devedora - R$ 127 milhões de impostos à Receita Federal. Dias antes da votação da emenda - aprovada pelo Congresso Nacional -, o deputado acertou os ponteiros no Palácio do Planalto.
 

"DIAS D"
Para muitos políticos, as eleições municipais deste ano serão a chave para abrir um novo espaço de poder ou lenço de adeus à vida publica. Há vários ex-prefeitos que vêm aí tentando reocupar a cadeira dos executivos e sabem que uma derrota pode significar início da aposentadoria. Alguns deles: Roberto Hashioka (Nova Andradina); Enelvo Felini e Daltro Fiúza (Sidrolândia); e Diogo Tita (Paranaíba).
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando a gente pensa que chegou a melhor idade, o mundo dá uma guinada e a gente vira grupo de risco”.
 

NA LEMBRANÇA
Se vivo estivesse, o cineasta Carlos Niemeyer completaria hoje 100 anos. Carioca do Catete, ele criou em 1959 o Canal 100, um cinejornal obrigatório nos cinemas até 1985. Embora falasse dos assuntos da atualidade, o Canal 100 era aguardado pelos lances do futebol, apresentados com a música Na cadência do samba ao fundo. Nelson Rodrigues: definiu o Canal 100 com a seguinte frase: "Foi a equipe do Canal 100 que inventou uma nova distância entre o torcedor e o craque, entre o torcedor e o jogo, com os grandes mitos do nosso futebol, em dimensão miguelangesca, em plena cólera do gol". Carlos Niemeyer morreu em 20 de dezembro de 1999, no Rio de Janeiro.

     

AMARELO BRASIL: TEM UM IPÊ NO MEIO DO CAMINHO

 

 

Fotos: Arquivo pessoal

Os ipês amarelos, que este ano duplicaram a floração, enchem nossos olhos de tanta beleza. O calor e a baixa umidade castigam nosso corpo. O céu e o inferno se juntam em Campo Grande nesta época do ano. Mas todo ano é a mesma coisa: a terra fica seca, o céu está sempre bem azul, o sol escaldante. O verde da vegetação está um pouco opaco. É a seca no Cerrado. E Mato Grosso do Sul vive um de seus maiores clichês: uma árvore colorida se destaca pelo caminho. São os ipês. A árvore símbolo do Brasil. O pau-brasil dá nome ao nosso País, mas é o amarelo da flor do ipê que o simboliza. Foi escolhido porque a massa amarela invade o verde da vegetação, formando as cores oficiais do Brasil, o nosso verde-amarelo. E, por mais que comece a surgir quase no fim de agosto e começo de setembro, não por acaso o ipê amarelo ainda coloriu a cidade nesse dia 7 de Setembro. Foi por causa disso também a escolha de símbolo nacional. O ipê não passa despercebido, basta circular pelo Carandá Bosque e ver tanta beleza.. Quando está bem cheio, lembra um buquê. Alguns minutos o observando levam a ver uma flor caindo bem devagar. Ela acompanha o movimento do vento, junto com as que ainda estão presas aos galhos. O ciclo dos ipês, por mais clichê que seja, é como a vida. Se renasce sempre. E, para nossa sorte, acontece todos os anos.