fernandosoares_30-10-2020

Edições anteriores

ESTÁ DE BRINCADEIRA
Não são poucos os parlamentares de Mato Grosso do Sul, em todos os âmbitos das casas legislativas, que votam contra melhorias salarias e trabalhistas para o funcionalismo, mas, no 28 de outubro, fazem prosopopeia midiática saudando os servidores públicos pelo seu dia, derramando elogios e agradecimentos à categoria. Até parece que o povo que vota é surdo e cego.
 

SERVIDOR
Qualquer sociedade só funciona, de fato, se o Estado cumprir sua função de atender a todos, em especial, aos mais injustiçados e desamparados. É saber que a luta por dignidade é todo dia. Aquele que serve merece respeito. 

INDIGNAÇÕES
Ex-secretário municipal de Cultura e atualmente candidato a vereador, Luiz Mário Cambará levanta uma bandeira importante para os corumbaenses, especialmente para aqueles menores de idade ou sem poder aquisitivo: a instalação de um estabelecimento de ensino superior na cidade, a Unicesumar. Para Cambará, trata-se de um duro golpe nas expectativas da população de baixa renda, que há tempos espera novas opções do gênero, entre as quais, a anunciada abertura de um campus da prometida Universidade Estadual (Uems). 
 

INDIGNAÇÕES II
A paranaense Unicesumar, da família Matos Silva, é uma instituição privada de ensino superior e ficou, no ano passado, entre as 4% melhores do Brasil, na última avaliação do MEC. Tem mais de 250 mil alunos, 700 polos de educação à distância em todo o país, cinco campus em sua rede de bases presenciais e Corumbá é a única fora do Estado do Paraná (as demais estão em Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa). Para os corumbaenses – aqueles que podem pagar – serão oferecidos os cursos de Medicina e outros 60 de graduação a partir de 2021.


TECHS
Instigante e sugestiva a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (19 a 23 de outubro), na qual vários municípios de Mato Grosso do Sul estiveram cadastrados, cujo tema foi inteligência artificial. Em ambiente virtual por causa da pandemia, o evento está entre os maiores e mais importantes do gênero no país com o objetivo de massificar o contato e o acesso da população à Ciência. Iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana foi coordenada pela Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). 

SAÚDE NO MANGUEIRO
Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), confia no sucesso de mais uma temporada de imunizações em Mato Grosso do Sul. A segunda etapa da vacinação contra a aftosa será aberta no primeiro dia de novembro para os bovinos e bufalinos. A agência calcula que ao menos nove milhões de cabeças serão imunizadas no Planalto e Pantanal. Essas são as duas regiões em que foram divididas as áreas de cobertura no calendário da agência após a extinção da ZAV (Zona de Alta Vigilância).  
 

SAÚDE NO MANGUEIRO II
Pecuaristas guaicurus, mesmo sob as restrições da pandemia, comemoram (de máscara e tudo) a surpreendente valorização do boi gordo cuja arroba vem subindo em níveis mais que estimulantes. O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonathan Barbosa, entende ser esta mais uma demonstração inequívoca do potencial sul-mato-grossense no agronegócio.


BOAS DE BOLA
Pela primeira vez uma rede brasileira de TV montou uma equipe exclusiva de mulheres jornalistas para transmitir uma competição de futebol. A Rede Bandeirantes contratou um grupo, sob a coordenação da jornalista e narradora Isabelly Morais, para a cobertura do Campeonato Nacional de Futebol Feminino, aos domingos, dentro da programação do "Show do Esporte". 
 

ADEUS
Uma notícia triste abala os engenheiros de Mato Grosso do Sul. O querido Aroldo Figueiró, depois de ser submetido a uma cirurgia bariátrica, teve complicações e faleceu ontem. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu. Figueiró foi muito querido no meio dos engenheiros. Educado, atencioso, correto em seu trabalho e sempre presente nos eventos para os quais era convidado, conheci quando saiu candidato a vereador em Campo Grande, por ter sido diretor do Agetran à época, tinha como slogan de campanha “Aroldo Figueiró: Sinal verde para dignidade”. Era um apaixonado pela política. Seu filho, Otávio Figueiró, está na disputa pela vereança de Campo Grande, se eleito, representará muito bem os sonhos do pai. Era casado com minha amiga de infância, Cândida Souza Figueiró. Que Deus o receba de braços abertos e dê conforto a todos.


PENSAMENTO DO DIA
“Todo segredo deve ser mantido num baú a sete chaves. O que ninguém sabe, ninguém estraga”. 
 

NA LEMBRANÇA
O filósofo e poeta Paul Valéry nasceu no dia 30 de outubro de 1871, em Hérault, na França. Publicou seu primeiro livro a 1895 e teve uma carreira brilhante até falecer no dia 20 de julho de 1945, em Paris. A coluna de hoje é encerrada com uma frase dele: "Agradar a si mesmo é orgulho. Aos demais, vaidade".

 

AVISO AOS VIAJANTES
Todo mundo sabe, mas sempre é bom lembrar, em tempo de feriado prolongado, como o de Finados, na segunda-feira, com muita gente viajando, os cuidados com as casas e apartamentos devem ser redobrados. Nada de deixar correspondência no chão, no lado de fora, lâmpadas ligadas pelo dia inteiro e portas e janelas mal fechadas. Nesse período, os ladrões estão sempre de plantão. 

 

Fotos: Arquivo

O desembargador e próximo corregedor do TJ-MS, Luiz Tadeu Barbosa Silva, e a esposa, a advogada Norma Barbosa.

 

O atuante procurador-geral de Justiça de MS, Alexandre Lacerda, e o vice-governador de MS, Murilo Zauith. 

 

A advogada Ingrid Mota e o namorado, o engenheiro Thiago Vieira. 

 

Duas mulheres que sabem fazer da educação o sonho de todos, com ensino de qualidade, assim é o Insted por elas comandado, as educadoras Reni dos Santos e sua filha Neca Chaves Bumlai. 

 

O candidato a prefeito de Campo Grande, Paulo Matos (PSC), e a esposa, Liz Derzi Matos. 

 

O respeitado médico de coluna José Luiz Mikimba Pereira e a esposa, fisioterapeuta das melhores, Fátima Caseiro.