fernandosoares_27-10-2020

Edições anteriores

PRECES
Elogiável e comovente a atitude de alguns homens e mulheres que, independente da religião que professam, têm ajudado usuários de drogas, que invadem os semáforos das ruas de Campo Grande. De uns dias para cá, estamos vendo com frequência famílias venezuelanas também pedindo por comida e emprego. Só mesmo muita oração e carinho para salvarem esses abandonados que mais parecem zumbis perambulando pelas ruas.

 

DIFERENTE
Político não pode ir para o bairro só em época de eleição. Tem de chamar as pessoas para governarem juntos. Exatamente o que fez Marquinhos Trad nestes quase quatro anos de mandato. Aliás, foi comum aos fins de semana ele aparecer para uma partida de futebol, levando cesta básica e escolhendo uma residência qualquer na qual almoçava com os moradores e ouvia os problemas da comunidade. Quem sabe qual é o maior problema do bairro é quem mora nele. 

DANDO O CANO
Madame famosa por sua paixão pelos sapatos deu um enorme cano em uma boutique da cidade. Se não bastasse, ainda estendeu suas garras acostumadas a levar sem pagar a outra loja não menos famosa. Por lá, a estratégia usada foi a seguinte: levou a roupa para casa a fim de experimentá-la, usou a roupa e devolveu dizendo que não serviu. De quebra, a loja ainda tem de arcar com os gastos de lavanderia.

 

EMOÇÕES
Nos últimos 30 dias de campanha, o caldeirão está pegando fogo com as flutuações no desempenho dos candidatos. É gente subindo, gente perdendo a liderança. Em São Paulo (para variar), o candidato do Republicanos, Celso Russomanno, deu adeus ao primeiro lugar, segundo pesquisa Datafolha que repercutiu no país e até no exterior, tendo em vista ser ele considerado o ungido por Jair Bolsonaro na capital paulista. Parece que ocorre o mesmo em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. Mas aqui o entrevero das pesquisas sugere cautela. 
 

TIRO NO PÉ
A rejeição a Celso Russomanno na corrida pela prefeitura de São Paulo cresceu simplesmente 80% em um mês. Isso que dá humilhar trabalhador e puxar o saco do presidente Jair Bolsonaro!


DIA HISTÓRICO
Com 47 formandos de 15 Estados brasileiros, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) realizou, na noite de quarta-feira (21), a cerimônia de formatura da primeira turma de Medicina da instituição. Mesmo em sistema drive thru, no estacionamento do seu campus, não faltou emoção. Entre as menções elogiosas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, enalteceu o ex-reitor, Fábio Edir, enfatizando que a grande ferramenta de transformação é o ensino. "Vocês, formandos, são uma bênção para o Mato Grosso do Sul. A Uems é um orgulho para o nosso Estado!”, completou Corrêa.  
 

CARNE FORTE
O empresário Ivo Cescon Scarcelli foi reeleito em chapa única para continuar à frente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems). Com ele permanece na diretoria o tesoureiro Jandir Roberto Mânica. Não faltam figuras novas nesse comando, a exemplo do vice-presidente, Régis Luís Comarella, e do secretário Alberto Sérgio Capuci. 
 

SEM TORNOZELEIRA
Em regime semiaberto depois de cumprir parte da pena de prisão pelo assassinato da modelo Eliza Samúdio, o goleiro Bruno retomou a profissão de jogador de futebol. Ele é titular do Rio Branco (Acre), que disputa a Série D do Brasileiro. Na quinta-feira passada, foi ele quem bateu e fez o gol de pênalti no empate de 1 a 1 com o Bragantino, do Pará. Antes de ser preso e condenado, em clubes como o Flamengo, ele também fazia gols em cobranças de bola parada. Apesar de tudo, a volta de Bruno aos gramados continua deixando muita gente indignada. 

TESTES
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, agora um famoso advogado, está de passagem comprada para Mato Grosso do Sul. Vem a convite da seccional da Ordem dos Advogados para a Conferência Estadual da Advocacia, de quatro a seis de novembro. Pode ser mais uma agenda para testar a quantas anda o prestígio do homem que mandou Lula para a cadeia e ganhou de prêmio um ministério no governo de Jair Bolsonaro, com quem rompeu meses depois.


ADEUS
Falar do Duair Garcia, carinhosamente chamado de Dudu, é falar da história do Bifão da Coophasul. Empreendedor, alma generosa, amigo dos seus amigos, sempre marcou forte presença na cidade.  Partiu no sábado, vítima de infarto, deixando uma enorme lacuna. A coluna solidariza-se com a dor da família e dos inúmeros amigos que Duair Garcia fez durante sua vida. Que o Pai o receba de braços abertos. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Não vaciles, não! Tu és minha preferência, mas não minha única opção”.  

 

Fotos: Arquivo

Em visita ao titular da coluna na Cachaçaria Havana, o arquiteto dos famosos, Luís Pedro Scalise. 

 

O promotor de Justiça, Lindomar Rodrigues, e a esposa, a advogada Fernanda Stockler.

 

As charmosas Virgínia Ely e Isabel Salineiro. 

 

Patrícia Silva e Sabrina Rotoli Resina Fernandes. 

 

O arquiteto Eduardo Lino e a esposa, a advogada Andreia Duarte. 

 

Em família, a agricultora Marina Carvalho com os filhos Rafael e Ricardo Carvalho.

 

NA LEMBRANÇA
A coluna lembra aos esquecidos de plantão: hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora 75 anos. Pernambucano de Garanhuns, Lula tem uma trajetória admirada por uns e odiada por outros, mas que o levou de líder metalúrgico e dirigente sindical a presidente da República eleito e reeleito. A gente relembra aqui uma de suas primeiras frases como presidente eleito, a 2002: "Se no fim de meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão de minha vida".