fernandosoares_24-10-2020

Edições anteriores

SEGREDOS DO AMOR 
Ela é bonita, poderosa e de grande futuro político. Até aí, todo mundo sabe. O que a gente não sabe são os motivos pelos quais a tal candidata não circula na sociedade junto ao companheiro com quem já divide o teto há muito tempo. Bobagem, pois que o amor é tão lindo. 


AMOR
Os fundamentalistas de ocasião estão possessos com o Papa Francisco defendendo a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em um vídeo gravado no Vaticano, o sumo pontífice afirmou: “O que temos de criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles estarão legalmente cobertos. Eu defendo isso”. 
 

O PERIGO DO NARGUILÉ
 É muito triste ver herdeiros, filhos ou netos de pioneiros que ajudaram a escrever a história de Campo Grande, sem terem o que fazer, passando horas e horas fumando narguilé pelos bares da cidade. "O uso do narguilé pode causar, a longo prazo, cânceres de pulmão, de boca e de bexiga, além de doenças respiratórias e na gengiva. O tabaco usado no narguilé, além de conter as 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional, tem mais nicotina, monóxido de carbono, metais pesados, carvão e outras substâncias cancerígenas que não estão na fumaça do cigarro” (da matéria de Flávia Villela, repórter da Agência Brasil da EBC). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão de narguilé durante cerca de uma hora equivale a fumar 100 cigarros.

 

RACISMO EXIGENTE
Tosca, pavorosa e repugnante: foi assim a série de declarações preconceituosas de Cristina Junqueira, fundadora do Nubank, maior empresa de tecnologia em serviços financeiros da América Latina. Em entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, Junqueira foi questionada se o "alto grau de exigência" para a oferta de empregos configura barreira para minorias, sua resposta: "Não dá para também nivelarmos por baixo”. Depois, esmagada pela repercussão negativa, quis consertar. Foi pior. Até porque no programa ela carimbou os afrodescendentes de "minorias" no Brasil, segmento que representa 54% da população. 
 

TURISMO
O Observatório do Turismo, em articulação com a Prefeitura de Campo Grande (leia-se Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e observatórios correlatos de Corumbá e Bonito), está fazendo uma pesquisa que vai atualizar o cenário de informações sobre o setor. Trata-se de um levantamento denominado “Demanda Turística – Sondagem do Turista Sul-mato-grossense em Potencial”. Vem novidade em breve. 
 

TRANQUILIDADE
Com o fim do ano aproximando-se, a crise e o preço do petróleo nas alturas têm trazido tranquilidade no trânsito. Já repararam como está fácil dirigir pelas ruas da capital? Saudade dos velhos tempos. 


DESEMPENHO
O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Ezequiel Resende, sorri um riso largo: o Radar Industrial da entidade acusa que o mês de setembro fechou com 57,1 pontos. Traduzindo: o melhor índice registrado desde fevereiro de 2010, quando a série começou a ser checada. O levantamento envolveu nada menos que 63 empresas. Resende diz que 89% das empresas industriais do Estado apresentaram estabilidade ou aumento na produção. 
 

PAUSA
A elétrica corumbaense Rosilene Bejarano interrompeu sua campanha de candidata a vereadora pelo Patriota, de Joinville (SC), para socorrer sua saúde. O corpo da colunista social, digital influencer e modelo plus foi bombardeado por esteatose hepática, gastrite, úlcera, refluxo e desconfortos que exigiram uma intervenção bariátrica. Tratada pelos especialistas Rafael Selbach e Francisco Amaral (seu médico), Bejanaro recupera-se muito bem. 
 

CAVUCADAS
Ronaldo Franco seria o candidato do Patriota à Prefeitura de Ponta Porã. Seria, se a Justiça Eleitoral não indeferisse o seu pedido de registro da candidatura. Franco tem uma pena tipificada por crime de improbidade praticado quando foi candidato em 2014 e recebeu um cheque de R$ 2 mil do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ponta Porã (Previporã) sem justificar as finalidades. Dizem que outras candidaturas, em vários municípios, correm igual risco.
 

CAVUCADAS II
Na verdade, profissionais, leigos e interessados por vários motivos andam cavucando as vidas pessoais de aspirantes a cargos em disputa nestas eleições. Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, já foram ajuizadas até agora, pelos promotores eleitorais, 371 ações de impugnação de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Uns caem, outros se levantam. Se em Ponta Porã o candidato Ronaldo Franco, do Patriota, foi rifado da disputa, em Sidrolândia, o emedebista Daltro Fiúza teve sua candidatura ratificada pela Justiça Eleitoral após sofrer pedido de impugnação. 

 

PENSAMENTO DO DIA
“Está devendo? Pague! Está difícil? Pague aos poucos, mas pague. Ninguém prospera devendo!” 
 

NA LEMBRANÇA
O caricaturista Ziraldo Alves Pinto completa hoje 88 anos. Mineiro de Caratinga, ganhou destaque como desenhista, jornalista e publicitário. Criador da Turma do Pererê, do Menino Maluquinho e de O Pasquim, tabloide que integrou a resistência à ditadura militar, Ziraldo é reconhecido mundialmente pela sua obra. É dele a frase que fecha a coluna de hoje: "Ler é mais importante do que estudar".

 

Fotos: Arquivo

O desembargador Marco André Hanson e o conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas, Ronaldo Chadid. 

 

A personal stylist Adriana Estivalet e o marido, reeleito presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Henrique de Medeiros. 

 

O empresário Paulo Melo e a esposa Vera. 

 

Recuerdos de outros tempos: O militar do Exército, Leonardo Naves, e a designer de móveis, Renata Tavares. 

 

O empresário Lucas Paiva e arquiteta Ingrid Kemp. 

 

Quem conta tempo hoje é o delegado aposentado Gendron Carlos, que festeja 71 bem-vividos anos, ao lado da esposa Eledil.

 

Divulgação

Ontem, a querida artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa, das mulheres mais elegantes de Campo Grande, festejou seu aniversário. Em tempo de quarentena, comemoração na intimidade familiar, um jantar na Cantina Romana com seus manos queridos e cunhadas! Cumprimentos da coluna.