fernandosoares_21-10-2020

Edições anteriores

CUIDADOS
Tem gente comportando-se como se pandemia estivesse acabada. Ledo engano. Ela está aqui, ameaçando-nos a cada momento. Não usar máscaras, desrespeitar o distanciamento e promover festinhas é correr grave risco. Não pense só em você. Pense também nos outros, principalmente naqueles que têm mãe e pai com mais de 70 anos em casa. Vamos ter mais consciência sobre o momento que estamos vivendo.


SEM MÁSCARA
O novo normal das eleições deveria ser assim: sem abraço, sem corpo a corpo nem contato físico por conta da pandemia, já que a Europa enfrenta a segunda onda de covid. O candidato inteligente consegue sentir o carinho e a confiança das pessoas em cada canto da nossa cidade. Mas muitos não estão nem aí! 
 

NA CUECA
O detalhe escabroso do dinheiro oculto pelo senador Chico Rodrigues (DEM/RR), até então vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, flagrado com dinheiro entre as nádegas, poderia ter sido abafado, como dizem os aliados do presidente. Alguém na Polícia Federal vazou, sabendo do estrago que levaria para Bolsonaro. Agora, só falta dizerem que quem vazou era um policial petista. 

EMPLACANDO
A vitória do candidato Luis Arce, no primeiro turno, candidato de Evo Morales na Bolívia, tem feito a oposição de Lula perguntar-se: por que aqui não conseguiram o mesmo? O livro “Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018” (Cristovam Buarque, pela Tema Editorial, 2020) tenta explicar, apresentando 24 erros.


URNAS
Vocês viram a pesquisa do Ibope no fim de semana? Marquinhos Trad, pelo apontamento, mata a eleição já no primeiro turno. Dai começou o desespero, começou a debandada.
 

QUAIS?
Duro mesmo é ver, naquela pesquisa, nomes sendo carregados por pessoas de peso cujo passado figurou importante e ter de assistir a seu candidato patinando em 1%. Das três, uma: não conseguem mais transferir os votos como no passado faziam, o candidato é ruim demais ou a política finalmente está mudando.


PESADO
Na pesquisa Ibope, o candidato a prefeito pelo PDT, Dagoberto Nogueira, lidera com 34% no quesito rejeição. Eleitores que não votam nele de jeito nenhum. 
 

PERPLEXIDADE
Apesar da consciência generalizada sobre restrições indispensáveis à prevenção da contaminação pelo coronavírus, algumas medidas geram estranheza: o caso da decisão do reitor Marcelo Turine, mantido na reitoria da UFMS, que suspendeu o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como porta de entrada dos estudantes na instituição. A suspensão teria efeito temporário, enquanto a pandemia não estiver sob controle. Mas o ruído das críticas e questionamentos ganha volume, até porque o Enem é a oportunidade que vem garantindo o acesso maciço dos jovens ao terceiro grau. 
 

TEMPO BOM
Depois de sua dissolução no início dos anos de 1990, o "Zuera" volta para uma apresentação em caráter excepcional. Uma das formações musicais mais talentosas e requisitadas de samba e pagode em Campo Grande, o grupo realizará, no próximo domingo (25), a partir das 12h30, a live "O Show Tem Que Continuar", com alguns dos antigos integrantes, entre os quais, Niltinho Marron, Cristiano Santos, Néio de Jesus e Toniquinho, no streaming de Bibi do Cavaco. Para ficar melhor, só falta repatriar os outros grupos da época, como o "Mel na Boca" e "Jeito Moleque". 
 

DÓI...
O que pensa o atual governo federal sobre a educação? Tentou acabar com o Fundeb, mas não conseguiu, agora, quer acabar com o aumento real do piso salarial do professor! Meu Deus, será que eles têm medo de livros e canetas? Um país se faz com educação.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Não ria das desgraças dos outros, pois um dia você pode ouvir o som de sua própria gargalhada”.  
 

NA LEMBRANÇA
Alfred Nobel, que dá nome ao prêmio mais famoso do mundo, nasceu em 21 de outubro de 1833, na Suécia. Inventor de explosivos, era um pacifista: "A única solução plausível seria um convênio pelo qual todos os governos se propusessem a defender coletivamente qualquer país que fosse atacado".

 

Fotos: Arquivo

Hoje será eleito, pelo pleno do Tribunal de Justiça de MS, o desembargador Carlos Eduardo Contar como o próximo presidente a comandar esta corte judicial. Contar será o primeiro presidente da história do MS saindo das fileiras do Ministério Público do Estado a assumir o cargo. Na foto, o futuro presidente com a esposa, Luiza Al-Contar.

 

 Os empresários Rodrigo Ferzeli e Marcelo Provenzi. 

 

Adriane e o marido, o diretor de jornalismo da TV Morena, Orlando Loureiro.

 

O desembargador do TRT-MS, João de Deus, e o advogado criminalista Rene Siufi. 

 

Os desembargadores do TJ-MS, Alexandre Bastos e Paulo Oliveira. 

 

O empresário Guilherme Zahran e a esposa Fernanda.