fernandosoares_17-10-2020

Edições anteriores

SEM EXPLICAÇÃO
Uma observação mais que interessante: enquanto dezenas de lojas comerciais são fechadas em Campo Grande, outras dezenas de farmácias estão sendo abertas. Será que as pessoas estão ficando mais doentes?

 

PREÇO DA CAMPANHA
A campanha a prefeito de Campo Grande já está provocando um efeito indesejável no candidato Márcio Fernandes do MDB, a balança não para de subir. Já com uns quilinhos a mais, ele deve ser aconselhado a fazer dieta sem carboidratos.  
 

TUDO IGUAL  
"O governo não tem mais corrupção", diz Bolsonaro. Uma semana depois: Vice-líder do governo Bolsonaro é encontrado pela PF com dinheiro escondido embaixo da cueca. Isso que é timing! 
 

TUDO IGUAL II
Quem diria. No passado eram os petistas, agora, aliados de Bolsonaro, extremados. São mesmo semelhantes, até na utilidade de cuecas...


APARECIDAS
Para aparecerem muitas candidaturas não economizam esforços, nem ridículo. Tampouco, abusos. Foi o que fez Juliana Gaioso, ex-assessora da senadora Soraya Thronicke (PSL). Versão caricata da rocambolesca Sara Winter, tentando ser vereadora em Campo Grande, Gaioso postou, em rede social, uma foto sua de bandeira brasileira nos ombros, na mão direita, uma pistola e na esquerda, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida com a frase "dai-nos a benção, ó, mãe querida". Nada mais patético e agressivo aos católicos e devotos da santa. 
 

ENROLAÇÃO
E o término da duplicação da BR-163, que corta Mato Grosso do Sul, sob a responsabilidade da CCR Vias? Vamos esperar até quando? A cobrança do pedágio continua firme e forte e não alisaram nem nesta pandemia.

 

LIBERTAÇÃO
Quase ao mesmo tempo, dois líderes evangélicos de Mato Grosso do Sul deixaram o hospital curados após internação por contágio pela Covid-19. Em Corumbá, a pastora Rogéria Santa de Bulhões Leiguez teve alta médica após nove dias de intenso tratamento na Santa Casa. Em Campo Grande, a alta foi para o pastor Gladiston Amorim, que ficou mais tempo sob rigorosos cuidados hospitalares: 51 dias. 
 

ASSISTÊNCIA
Definidas as operadoras selecionadas em todo o Brasil para o projeto "Cuidado Integral à Saúde". A Cassems (Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul) está entre as três escolhidas na categoria de autogestão, juntamente com a Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte e o Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale. 20 operadoras concorreram ao projeto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
 

ESTANTES
Imperdível: na próxima terça-feira, 20, a partir das 19h30m, no Autocine da UFMS, lançamento (em drive-in) de "Pompilho e Outras Histórias", de Rubem Figueiró. Trata-se de uma obra indispensável a qualquer esmerada biblioteca, com o relato de um atento, sensível e habilidoso escultor vernacular sobre personagens e fatos marcantes, entre os quais, o célebre Pompilho, um cidadão das ruas que marcou época na Cidade Morena. O autor é ex-deputado estadual e federal, ex-senador e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas (TCE). 
 

MULHERIO
O Parlamento Feminino da Fronteira é um colegiado que pode propor pautas bastante interessantes para a integração e o progresso político e cultural do Mercosul, em especial com a construção da Rota Bioceânica. À frente de suas ações estão a coordenadora Anny Espínola (PSDB), de Ponta Porã, a adjunta Fátima Vidotte (PSD), de Porto Murtinho, e a primeira secretária Cláudia Maciel (PSDB), de Coronel Sapucaia. A segunda secretária é a vereadora e professora Luzia Montiel (DEM), indígena guarani -kaiowá da aldeia Sassoró, de Tacuru. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando alguém ofendê-lo, insultá-lo, querer tirar sua paz, lembre-se da carroça: quanto mais vazia, mais barulho ela faz”. 
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, nascia Francisca Edwiges Neves Gonzaga, pianista, cantora popular e a primeira grande compositora brasileira, conhecida como Chiquinha Gonzaga. Maestrina e pioneira do feminismo, ela, como foi comum em sua época, casou-se aos 16 anos, com Jacinto do Amaral, com quem teve dois filhos. Intransigente, o marido não admitia que Chiquinha tocasse e chegou a impor a questão: ou ele ou a música! Chiquinha escolheu certo: "Pois, senhor, meu marido, eu não entendo a vida sem harmonia". Separou-se, casou-se de novo, teve mais um filho e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro, tendo construído uma vida repleta de sucessos, como o imortal choro Odeon.

 

Fotos: Arquivo

Os empresários Lívia Arruda e Carlos César Arruda. 

 

O juiz de direito Lúcio Raimundo da Silveira e a esposa Elza Vilela da Silveira.

 

O vice-governador Murilo Zauith e o secretário de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Estado no Distrito Federal, Pedro Chaves dos Santos Filho.

 

O promotor de justiça em Paranaíba, Leonardo Dumont Palmerston, com o deputado estadual e candidato a prefeito de Campo Grande João Henrique Catan.

 

Os empresários e publicitários Nei Silveira e Élvia Moraes, sua esposa. 

 

Os médicos oncologistas Alicardo Figueiredo e André Henares.

 

ADEUS
 Uma notícia que abalou todos. Ontem foi enterrado o amigo querido Chaouki Haddad, um ser humano como poucos, que marcou época aqui na cidade como professor e revisor da coluna. Ele lutava contra um câncer e teve infecção generalizada. Era especialista em revisar livros e monografias. Generoso, atencioso, homem de fé, partiu deixando uma linda e exemplar história de vida. Está em bom lugar, sem dúvida. Conforto a familiares e amigos.