fernandosoares_13-10-2020

Edições anteriores

IMPLANTES
Quem fica ligada nas sessões virtuais do legislativo estadual e do municipal pode constatar o que registra um olhar mais atento. A maioria dos nossos parlamentares estão exibindo implantes de cabelos. As carecas sumiram.


PODER DO ANZOL
Maior exportador de tilápias do país, com presença em 84,8% das vendas externas, Mato Grosso do Sul aprimora o fomento à piscicultura. Com o lançamento do Propeixe, a posição estadual será reforçada no ranking, aposta Jaime Verruck, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Hoje, com sete polos de produção e 1.338 piscicultores mapeados, a safra 2019/20 produziu 20,3 mil toneladas de tilápias e 3,6 mil toneladas de espécies nativas. Com o Propeixe, a previsão é esse volume dobrar nas próximas safras. 
  

REDE DE INTRIGA
Está explicado, explicadíssimo, o motivo pelo qual algumas mulheres da sociedade, convidadas para almoços ou jantares festivos, chegam à hora em que a comida está sendo servida e saem no meio da sobremesa ou um pouquinho antes. Assim elas ficam longe dos dois momentos perigosos e cruciais, quando começam e terminam as fofocas e os ti-ti-tis em torno da vida alheia. Uma boa maneira de prevenir-se de grandes confusões. Isso que é sabedoria.

 

FOGUEIRA
Até o último dia três, o monitoramento de satélite da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou que, desde janeiro, 3,9 milhões de hectares do Pantanal tinham sido devastados, sendo 26% do bioma natural, onde o impacto é irreversível. Para o analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Alexandre Pereira, só em Mato Grosso do Sul, cerca de 1,8 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo. 
 

PAIÊ!
O Censo Escolar realizado pelo Conselho Nacional de Justiça e divulgado a 2013 informou que, naquele ano, havia 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. A realidade não mudou muito, matematicamente. Esse é mais um dos desafios a quem está atuando na linha de frente das lutas pela inclusão e pela dignidade das crianças. 
   

NOVOS TEMPOS
Em algumas das tradicionais festas nas residências dos poderosos campo-grandenses, mesmo em números reduzidos por conta da pandemia, o champanhe francês está sendo substituído pelo espumante nacional. Por aqui, os tempos realmente mudaram. Ou é sinal de crise financeira causada pela pandemia ou medo de ostentação.


ESTANTES
"A Cidade na Escala Humana", da arquiteta e urbanista Lina Yule, vem a ser uma das boas novidades do acervo literário sul-mato-grossense. A nova geração está aí, dando as caras com sua energia e seu talento. Yule tem procedência na credencial do DNA: ela é a filha caçula da jornalista Mariângela Yule. Nasceram com o dom. 
 

O ORIENTE É AQUI
O comerciante árabe Omar Faris pediu ao vereador Roberto Façanha que desse a uma das vias públicas de Corumbá o nome de Rua Palestina. O vereador preferiu sugerir a denominação para uma antiga praça. O projeto foi aprovado, o prefeito Marcelo Iunes também aprovou e a praça foi inaugurada. Agradecido, Faris agora vai ao Oriente Médio tentar com os patrícios batizar um logradouro palestino com o nome de Corumbá. 
 

FÔLEGO
Lídio Lopes (Patriota), Evander Vendramini e Gerson Claro (PP), Rinaldo Modesto (PSDB) e Eduardo Rocha (MDB), estes são os deputados que na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (Alems) atenderam aos devedores, prorrogando até 30 de dezembro os benefícios do Refis estadual. Quem não aproveitou ganha tempo para pagar seus débitos com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Os devedores respiram aliviados. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca se importe com o que as pessoas dizem de você... Seja como as estrelas: Elas não buscam elogios, nem fama. Apenas brilham intensamente”. 
 

NA LEMBRANÇA
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher completaria hoje, se viva estivesse, 95 anos. Nascida em Lincolnshire, na Inglaterra, comandou o Reino Unido de quatro de maio de 1979 a 28 de novembro de 1990, sendo a primeira mulher europeia a ocupar o cargo. Sua administração, pelo Partido Conservador, foi marcada pela queda da inflação e alta da cotação da libra, mas também pelo aumento do desemprego, que triplicou. A Dama de Ferro, como era conhecida, teve atuação destacada na Guerra das Malvinas, a 1982, e na repressão dos conflitos sociais de 1984. Thatcher tinha uma relação conflituosa com os governos brasileiros da época, tendo disparado, certa vez, esta crítica: "Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar, com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com administração profissional".

 

Fotos: Arquivo

Duas mulheres belas, charmosas e integrantes do primeiro time da sociedade sul-mato-grossense, Tete Zahran e Alexandrina Barbosa. O que elas têm em comum? Sabem conservar as amigas, coisa rara nos dias de hoje. Só para pessoas especiais, como Tete e Alexandrina. 

 

O simpático casal Rosana e Nerone Maiolino, empresário.

 

Juliana Domingos e o marido, o deputado estadual e candidato a prefeito de Campo Grande, João Henrique Catan. 

 

O casal de empresários Wellington Cenze e Márcia Cenze.

 

O juiz auxiliar da presidência do TJ-MS, Fernando Cury, com a procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Rahim e o presidente da Amamsul, Eduardo Siravegna Júnior. 

 

Os empresários e casal Flávio e Patrícia Carvalho.

 

NÃO QUISERAM
 O partido Novo e o PRTB, que teriam direito a receberem R$ 36,5 milhões e R$ 1,2 milhão, respectivamente, abriram mão das verbas do fundo para as eleições municipais de 2020 por decisão interna das legendas.