fernandosoares_06-10-2020

Edições anteriores

GOSSIP 
Cenário de Campo Grande: novos pares surgem, antigos pares desfazem-se. Virá muita novidade por aí depois desta pandemia. A cidade já não é mais a mesma e algumas fortunas, ameaçadas de divisão, vão mudar de endereço e emagrecer contas bancárias de colunáveis. É aguardar para conferir. 
 

REPRISE
A Globo está repetindo tanta novela com o mesmo elenco, que os menos informados estão misturando os personagens e as histórias. 
 

TRAVELS
Bruno Wendling segue surfando nas ondas de uma gestão coroada. O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul está comemorando a conquista de um lugar valiosíssimo no segmento: o selo internacional de turismo seguro Safe Travels, do WTTC World Travel & Tourism Council, ou Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Com esse carimbo, Mato Grosso do Sul torna-se um dos primeiros Estados brasileiros reconhecidos pelo galardão. 

LONGE DA CRISE
Neste último bimestre, o Grupo Pereira abrirá mais uma loja do Fort Atacadista, desta vez, na Gury Marques, saída para São Paulo, na área onde funcionava o antigo Motel Bodoquena. O grupo Pereira desponta no mercado campo-grandense somando oito lojas em nossa cidade e 41 nos Estados de MT, MS, DF e SC.


CHAMAS NO SANTUÁRIO
Com 18 mil contabilizados até o início da semana, este é o ano do maior número de focos de queimadas registrados no Pantanal. Só entre a última quinta e sexta-feira, foram registrados 480 incêndios na região. Por conta disso, todo esforço é válido, como o do coronel da reserva da Polícia Militar Ambiental, Ângelo Rabelo, espalhando placas com apelos a fim de que moradores e pantaneiros doem água para ser usada no combate ao fogo. 
 

ALERTA ROSA
Novo mês chegou trazendo a conscientização sobre o câncer de mama. Mesmo com a pandemia, é muito importante que as mulheres continuem se cuidando e fazendo os exames periodicamente contra esta terrível doença. Entre os tumores mais incidentes no país, figura o câncer de mama – tipo de câncer mais comum em mulheres depois do câncer de pele.  
 

QUILOMBOLAS
A revista Marie Claire, uma das publicações referenciais em moda, elegância e etiqueta, circulou, em setembro de 2019, com uma capa inédita em sua história: duas irmãs negras, pobres e quilombolas (descendentes de escravizados). As irmãs Yacy e Yara Sá, da terra quilombola de Viana, no Maranhão, formaram-se em Ciências Contábeis e não pensavam em trabalhar como modelos. As irmãs Sá são ativistas das lutas pelas mulheres, pelos negros e direitos humanos. Uma de suas inspirações é a ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama.

 

ELAS NO CREA
Finalmente, depois de 41 anos de existência e hegemonia machista, o comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea – MS) vai estar nas mãos de uma mulher. Os cerca de dez mil filiados do Conselho serão presididos por Vânia Mello, que teve 55% dos votos, derrotando dois concorrentes: Marco Maia (41%) e Jorge Mastela (4%). 
 

CHAPÉU ALHEIO
Tem tanta festa clandestina em residência chic de Campo Grande que, noite dessas, uma colunável comentou para uma amiga: “Hoje, supermercado só mesmo para o básico. Coisas finas e caras só consumo na casa dos outros”. Isso sem contar com as que, sem qualquer discrição, ainda abrem as bolsas para recheá-las das guloseimas. Tudo para o café da manhã. Valha-me, Deus! 


PENSAMENTO DO DIA
“A ferida sara, mas o ferido nunca mais será o mesmo”. 
 

NA LEMBRANÇA
Se não tivesse desaparecido num acidente aéreo em 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães completaria hoje 104 anos. Paulista de Itirapina, ele foi o símbolo da resistência democrática ao regime militar, liderando, na Câmara dos Deputados, o movimento pela anistia e pelas "Diretas, já!". Era um apaixonado pela política e costumava dizer o seguinte sobre a atividade:  "Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida".

 

CRIATIVIDADE
Diaristas que moram longe do trabalho nos condomínios de luxo de Campo Grande descobriram uma forma barata e segura para deslocarem-se, o meio de transporte que estão usando: bicicleta própria.

 

Fotos: Arquivo

As delegadas Franciele Canedotti, Rozeli Dolor, Roseli Molina e Marília Brito Martins. 

 

O professor de medicina da Uems, Victor Bragança, e a esposa, a economista Tatiana Góes. 

 

O diretor-geral adjunto da Polícia Civil, delegado Adriano Garcia, e a esposa, Juliana Zampieri. 

 

Os médicos Soraia Romanin e Flávio Barbosa. 

 

O produtor rural Juliano Schmaedecke e a esposa Mirta Bohn. 

 

As empresárias Idanir Trentin e Nelci Locatelli.