fernandosoares_04-10-2020

Edições anteriores

OUTUBRO ROSA 
A pandemia da Covid-19, que determinou um regime de quarentena sem precedentes pelo mundo, tem apresentado impactos diretos na oncologia e mastologia. Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, com o intuito de conscientizar sobre a importância do exame periódico para o diagnóstico precoce; a Santa Casa recebeu, nessa semana, iluminação cor-de-rosa por todo o prédio, virando mais uma atração da cidade.


A NOITE  
Quem foi até a janela ontem e olhou para o céu, viu a lua cheia oferecendo um espetáculo, de tão lindo, muito mais que um presente em tempo de pandemia, um momento mágico que nos faz voltar a sonhar.  Hoje ela já está na fase minguante.
 

LEQUE
Um novo acessório na cidade. O calor está tão grande, que a maioria das socialites não deixa de levar seu leque aos pequenos eventos da cidade. Aliás, o acessório foi introduzido nos salões festeiros por Marli Coelho, que hoje tem centenas de seguidoras. 
 

NÃO ACEITÁVEL  
Para algumas pessoas, o ódio já vem marcando presença neste período desde que se iniciou a campanha eleitoral, continua crepitando na fogueira das redes sociais. É muito feio, não é coisa de democracia.


REVIRAVOLTA
Deu a engenheira agrimensora Vânia Mello na presidência do Crea-MS. Mello foi eleita com 55% dos votos e será a primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho. O engenheiro civil Marco Maia teve 41% e o engenheiro mecânico Jorge Tadeu Mastela e Almeida teve 4% dos votos. 
   

SÃO DAQUI
Pouca gente sabe, mas Mailza Gomes (Progressistas/AC), senadora pelo Acre, é de Mato Grosso do Sul. Nascida em Mundo Novo, ganhou destaque depois que se casou com James Gomes, ex-prefeito da cidade de Senador Guiomard, de 25 mil habitantes. Seu colega de bancada Márcio Bittar (MDB/AC) também tem relações com nosso Estado, Bittar morou em MS em seus tempos de estudante, a 1981, foi secretário-geral da juventude do PMDB e presidente da UCE. Pode dizer-se que, indiretamente, Mato Grosso do Sul tem cinco senadores.

 

VÃO TER QUE ENGOLIR...
Só se houver um milagre para a oposição tirar a reeleição do prefeito Marquinhos Trad. Não há o que falar do modo operante como ele vem conduzindo Campo Grande. Tudo é feito com planejamento para que a cidade cresça e desenvolva-se.  Ele usa embasamento técnico e ouve todos. Essa é a diferença. Pronto, falei. 
 

FALA DE OUVIDO
Desta vez Bolsonaro está com a razão. O candidato à presidência dos EUA Joe Biden não foi devidamente esclarecido sobre a Amazônia. Existe a necessidade de ação mais eficiente no combate às queimadas, mas dizer que a Floresta Amazônica está pegando fogo é um enorme exagero. Alguém de bom senso poderia informá-lo.
  

APLAUSOS
Tenho visto só elogios pelo nome do futuro ministro do STF, Kassio Nunes, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.  Pelo curriculum vê-se um homem humanista e, como jurista, de uma cultura inigualável. Homem centrado na Constituição Federal, é o que se espera, pois o STF deu para passar por cima da carta magna e o entendimento tem sido “o dele” e não o que está escrito na Constituição. 
 

POIS É...
Aliás, falando no futuro ministro do STF Kassio Nunes, o Estado do Piauí emplaca seu primeiro ministro. Mato Grosso do Sul, com a senadora Simone Tebet, a segunda mulher mais importante do Congresso Nacional, não se esforça em colocar ao menos um nome dos nossos bons juristas, daqui, no STJ.

 

NA LEMBRANÇA
Hoje é dia de celebrar São Francisco de Assis, o religioso italiano que fundou as ordens dos Frades Menores e das Damas Pobres ou Clarissas. Por isso, esta coluna será fechada hoje com uma oração, atribuída a ele, a Oração pela Paz: "Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz./ Onde há ódio, que eu leve o amor./ Onde há ofensa, que eu leve o perdão./ Onde há discórdia, que eu leve a união./ Onde há dúvida, que eu leve a fé./ Onde há erro, que eu leve a verdade./ Onde há desespero, que eu leve a esperança./ Onde há tristeza, que eu leve a alegria./ Onde há trevas, que eu leve a luz./ Ó, Mestre,/ Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado./Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive para a vida eterna". Amém!

 

Fotos: Arquivo

Recuerdos de outros tempos: Os atuantes promotores de Justiça do Gaeco, Cristiane Mourão e Thiago Bonfatti.

 

Janaina com o marido, o promotor de Justiça Radamés Domingos.

 

O delegado do Ministério da Agricultura em MS, Celso Martins, com o presidente da Famasul, Maurício Saito e o reitor da UFMS, Marcelo Turine. 

 

O eterno senador Valter Pereira e o filho, Gustavo Pereira. 

 

Os empresários Jussara Feltrini e Arão Moraes. 

 

 

BRINDANDO O AMOR
Sempre em clima do amor que os uniu, Kátia e Ângelo Motti comemoraram, na quinta-feira 17 anos, de feliz casamento.

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Arrependimento não é quando você chora, é quando você muda”.