fernandosoares_03-10-2020

Edições anteriores

ABSURDO 
A Energisa continua deixando a desejar para seus consumidores. Os produtores rurais, na sua maioria, andam desassistidos na manutenção da rede. Em minha propriedade rural, já reclamei, por várias vezes, a necessidade de cortarem os galhos das árvores que se encostam na rede de alta tensão, causando queda da chave geral e, às vezes, faíscas, vindo a ocasionar incêndio no pasto. Nesta semana, por pouco uma tragédia assim não aconteceu na fazenda.

 

VAZIO
Na música de Mato Grosso do Sul, abriu-se uma imensa lacuna na quinta-feira com a morte de Maurício Barros Almeida, o Lampião da dupla com Lupe (Almir Sater). Meninos, os parceiros punham seus pés na estrada artística. Ele era um ser extraordinário, querido e respeitado por A a Z. Deixa legado riquíssimo de canções e bons exemplos. 
 

ZICA
O MDB precisa pôr seus dirigentes em banho de sal. Depois de ficar sem a candidatura do ex-governador André Puccinelli para a prefeitura da capital, o partido lançou uma chapa com o deputado Márcio Fernandes na cabeça e a ex-secretária de Cultura e ex-vereadora Juliana Zorzo de vice. Mal começou a campanha e o Ministério Público ingressou com denúncia contra Zorzo, acusando-a de práticas criminosas na gestão de recursos da secretaria. 
 

CONTRADIÇÕES
João Natalício de Oliveira, empresário, jornalista e cronista da fronteira, está a lamentar por sua querida Ponta Porã. Mesmo sendo o quinto maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, a cidade não tem representantes políticos no âmbito estadual ou no federal. O último ponta-poranense no cenário extrafronteira, Flávio Kayatt, foi eleito deputado estadual a 2014 e a 2017 trocou o mandato por uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. 
 

CONTRADIÇÕES II
A lamúria de João Natalício procede. Ponta Porã, com seus 61 mil eleitores, poderia eleger ao menos um deputado estadual. Não precisa comparar-se com Dourados, que tem cerca de 153 mil eleitores e, a 2018, emplacou cinco deputados estaduais, um federal e o vice-governador.


SACOLEIRA
Muita gente arrumando suas malas ou já embarcando para as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. A reabertura do comércio fronteiriço reacende o insaciável apetite consumista e mercadológico. Apesar da alta do dólar, acima dos R$ 5,00, o fascínio pelas cirandas nos departamentos de importados mantém-se. As primeiras levas de compradores estão rumando para Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na divisa com Ponta Porã. 
 

TATAMES
Lutador de jiu-jitsu, o delegado de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, Marcos Werneck, foi, quarta-feira passada (30), a Dourados. A tarefa: ministrar aulas de defesa pessoal a agentes de segurança pública. 
 

MAIS UMA
No ano passado, esta coluna anotou no quadro de previsões que a candidatura do procurador Sérgio Harfouche a prefeito seria uma das mais competitivas, mas teria uma barreira complicada a transpor. O obstáculo está erguido, com uma denúncia que, no mínimo, vai dar alguma dor de cabeça ao candidato do Avante, envolvendo o seu vínculo com o Ministério Público. 
 

ESSENCIAIS
A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) lançou a campanha “Somos Essenciais” para mostrar a importância das mais de 42 mil empresas que oferecem mão de obra especializada em 27 categorias profissionais no país. Uma dessas categorias é a de secretária, que comemorou seu dia na última quarta-feira. No Brasil, são mais de 63 mil secretárias e recepcionistas atuando por meio de empresas de serviços terceirizados. A meta da campanha é chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil para a importância do trabalho realizado por essas empresas, consideradas essenciais e representadas hoje pela Febrac. 

 

NA LEMBRANÇA
No dia três de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França, nascia Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou Allan Kardec, codificador da doutrina espírita. Segundo biografias, o pseudônimo foi adotado para diferenciar os trabalhos religiosos dos pedagógicos anteriores. Em sua vida antes da religião, era linguista e escritor, tendo sucesso como educador. Mas foi como Kardec que ele construiu uma obra vencedora dos últimos séculos, com “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1861), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), “O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo” (1865) e “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo” (1868). Kardec desencarnou em 31 de março de 1869 deixando, entre muitas frases, esta: "Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por este fato, médium".

 

Fotos: Arquivo

Rosana e o marido, o médico e pastor evangélico Cláudio Razuk.

 

Os advogados Ralphe Cunha e Mariana, sua esposa. 

 

As médicas Maria José Maldonado, que está na disputa pela vereança da capital, e Adélia Rubini. 

 

Recuerdos de outros tempos: A arquiteta Letícia Rocha e o marido, o juiz de direito José Henrique Neiva.

 

O presidente da Fundação de Turismo do Estado, Bruno Wendling, e o vereador da capital André Salineiro. 

 

Regina e o marido, o consultor empresarial Silas Barbosa.

 

RANKING
Levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz mostra Mato Grosso do Sul como segundo Estado do país que mais esclarece homicídios. Só perdemos para o Distrito Federal. Parabéns ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlinhos Videira, e aos nossos policiais, delegados e peritos. 

 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando você está bem, seus amigos sabem quem você é. Quando você está para baixo, você sabe quem são seus amigos”.