fernandosoares_01-10-2020

Edições anteriores

YOUTUBE
Quem assistiu à live de Gal Costa, comemorando seus 75 anos, ganhou um presente. Maravilhosa, embalou os corações. Nada como sonhar em tempo de quarentena. Músicas inesquecíveis. Era tudo o que a gente precisava. Obrigado, Gal! 
 

ATÉ ISTO?
O candidato do PDT à Prefeitura de Cassilândia, Rodrigo de Freitas, teve de utilizar as redes sociais para dar um ponto-final nos comentários responsabilizando-o pela queima de fogos de artifício na cidade durante a abertura da campanha eleitoral. Além de ser contrário à prática, o pedetista ainda sofreu por causa de seu cachorro, que ficou com a saúde abalada, perturbado pela barulheira. 
 

DIA DO IDOSO
Hoje, todo nosso amor e respeito àqueles que o tempo permitiu ainda fazerem parte desta caminhada.


NAS PARADAS   
Pouco ou nada adiantou a queixa policial da primeira-dama da República na tentativa de censurar a música "Micheque", composta por Tico Santa Cruz e gravada pela Detonautas. Michelle Bolsonaro está exigindo, além de indenização por injúria, calúnia e difamação, que a música seja imediatamente removida das plataformas e proibida de ser executada em qualquer lugar público ou privado. Como se fosse possível num país onde nem mesmo fake news são controladas pelas autoridades. O play da sátira musical da banda aos depósitos de Fabrício Queiroz anda rodando por aí.    
 

SALADAS
Em Miranda, o prefeito Edson Moraes (Patriotas) é candidato à reeleição com apoios plurais, uniu gregos e troianos em sua coligação, que tem bolsonaristas de seu partido, PSDB e PSL, além dos "contra" do PT, PDT e PSB.   
 

FILTRO
Embora sejam genéricas e mal formuladas as críticas que bolsonaristas fazem às ONGs ambientais, é preciso reconhecer uma realidade: existe uma minoria dessas organizações que só se aproveitam da chancela jurídica para captarem recursos. Não é o caso de entidades de relevantes e indispensáveis serviços, como a respeitada Ecologia e Ação (Ecoa) e o Instituto Homem Pantaneiro, entre outras não governamentais que atuam no Estado. Por isso, é essencial a filtragem antes dos ataques aloprados.    
 

TOMA LÁ
Vai ser difícil escapar: a denúncia do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro enredou de vez o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) no esquema das "rachadinhas", juntamente com o ex-assessor Fabrício Queiroz. Segundo o MPE/RJ, o filho do presidente Jair Bolsonaro atuou como líder de uma organização criminosa da qual Queiroz era operador. Peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa são os crimes apontados pelos promotores num relatório de 300 páginas. 


CORRENTES
Orações fervilham por pessoas queridas enfrentando graves complicações de saúde. O engenheiro, ex-secretário estadual de Planejamento e ex-vereador Fausto Matto Grosso iniciou a semana hospitalizado. Fausto, que em agosto passou por cirurgia para retirada de um tumor e em seguida contraiu Covid-19, ficou com forte anemia e precisou ser internado.  
 

MÚSICA DA TERRA
Uma beleza o vídeo do Canal MCMM (Maria Cláudia e Marcos Mendes) com o cantor, músico e compositor Simona. Aliás, os três intérpretes deram um show de primeira. Foi prazeroso demais vê-los e ouvi-los cantando a belíssima "Terra", composição de Simona. 
 

LUTOS
A semana começou bem dolorosa para os campo-grandenses, com mais vidas ceifadas pelo coronavírus. Entre os pesares, a cidade fez sua despedida do empresário Válter Magnini, presidente do Comercial. Ele era um apaixonado pelo Manda-Brasa, clube que sempre incentivou.   
 

PENSAMENTO DO DIA
“Se o passado não morrer, o futuro não nasce”.
 

NA LEMBRANÇA
O ex-senador Jorge Bornhausen completa hoje 83 anos. Carioca radicado em Santa Catarina, ele foi um dos fundadores do Arena e do PFL, atual Democratas, do qual foi presidente. Bornhausen governou Santa Catarina entre 1979 e 1982, esteve no Senado (1983 – 1991; 1998 – 2006), ocupou os cargos de chefe da Casa Civil durante o governo Collor, ministro da Educação (1986 – 1987) e embaixador em Portugal (1996 – 1997). Não se candidatou à reeleição  quando terminou o mandato no Senado a 2007, ao despedir-se da Casa, disse a seguinte frase: "Nestes 40 anos de vida pública, minhas convicções jamais arrefeceram; não diminuiu minha gratidão aos brasileiros, especialmente ao meu bom povo de Santa Catarina, a quem tudo devo; não me demitirei jamais dos deveres para com a Pátria. Não perdi a fé".

 

Fotos: Arquivo

Celinia e o marido, o empresário Geraldo Maiolino. 

 

O pecuarista Antônio Carlos Arroyo e a médica Cidinha Arroyo. 

 

A nutricionista Aryane Dutra e a empresária Camila Costa.

 

O empresário Lucélio Lani e a esposa Margareth Dibo. 

 

A candidata à vice-prefeita pela chapa do Solidariedade, Carla Bernal, ao lado de Valquíria Bernardes. 

 

O vereador da capital William Maksoud Filho e o irmão, o pecuarista Wilson Maksoud.

 

NO TRECHO
O grande cinegrafista e documentarista Lawrence Wahba levou consigo para uma incursão em Corumbá o ex-comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Ângelo Rabelo. A missão desta vez não era mais um fascinante documentário sobre a vida dos animais, plantas e águas do Pantanal. Wahba e Rabelo foram à região da Serra do Amolar registrar o violento desastre ambiental causado pelo fogo.