fernandosoares_24-11-2020

Edições anteriores

RACIOCÍNIO
Dia destes, um paulista perguntou a mim: — É verdade que Campo Grande hoje tem várias sociedades? Eu respondi: — Graças a Deus! Hoje tem para vários gostos, para vários estilos e os mais diversos segmentos. Novos tempos, acabou a ditadura que mapeava quem era da sociedade e quem não era. Mesmo porque, diante de inúmeros escândalos que já levaram muitos “poderosos”, boa parte dos chamados finos recolheram-se no anonimato para não mostrarem a outra face, aquela que as colunas sociais não costumam registrar.

 

NÃO SE JUSTIFICA
Minha total solidariedade àquela mãe agredida com chutes, socos e pontapés em Bonito, ao lado dos filhos, inclusive, uma autista, pelo policial militar André Luiz Leonel. Nunca imaginei que este capítulo desrespeitoso, covarde e violento de nossa história se repetisse. Mas, definitivamente, os brutos não amam. Eles simplesmente odeiam.  
 

DE OLHO
Gente, nunca pensei que uma notícia de minha coluna desse tanto ibope. Desde as 7h da manhã de domingo, não consegui fazer outra coisa a não ser atender o celular. Todo mundo querendo saber quem é o advogado famoso que se separou. Não tive um minuto de sossego. 
 

GARGANTAS  
Depois da live de Luan Santana, no domingo, em pleno Pantanal sul-mato-grossense e arrecadando recursos para a preservação do nosso maior bioma alagado no mundo, outro cantor já aproveitou a onda e gravou seu DVD numa luxuosa chalana, percorrendo e mostrando a beleza do Pantanal. O cantor Eduardo Costa traz seu novo projeto musical, denominado “O Rei do Pantanal”, conscientizando sobre a preservação do meio ambiente e mostrando as belezas da região.

 

VÁRIAS
Engraçado... Tenho percebido que, de uns quatro anos para cá, algumas mulheres andam trocando seus sobrenomes de casadas depois que seus maridos são presos pela Polícia Federal. Outras, tiram o sobrenome do pai que foi preso, deixando somente o sobrenome do marido. Eu não entendi. E vocês? 
 

PEDIDOS
Antes mesmo de iniciarem-se as eleições, Campo Grande já tinha alguns empresários instalados na Europa e longe daqui por conta das “mordeções” dos políticos. Ou seja, este Fundo Partidário pelo visto não serviu quase para nada, porque a sede por dinheiro não cessou em canto nenhum.   
 

MONSTRO
Sem palavras, sem palavras. Uma tristeza, uma vergonha muito grandes. Um crime sem perdão a violência que terminou em morte, em uma das unidades do Carrefour em Porto Alegre, na véspera do dia da Consciência Negra. Meu Deus, em que mundo estamos vivendo?

 

PÁGINAS
Sem data de lançamento por conta da pandemia, a BEĨ Editora acaba de anunciar a publicação do livro “Cozinha pantaneira: Comitiva de sabores” do chef sul-mato-grossense Paulo Machado. A obra é fruto de uma expedição que passou por Aquidauana, Miranda, Corumbá, Nhecolândia, Poconé (MT) e pela Serra do Amolar. Cada um dos seis capítulos é dedicado a um tipo de comida: de comitiva, de festa, de fazenda, de mercadão, da cidade e indígena. Ao todo são 65 receitas com histórico das regiões pantaneiras e fotos incríveis para o leitor deliciar-se. 
 

GUINNESS WORLD RECORDS
Com recurso do Fundersul, o governador Reinaldo Azambuja entregará, até o fim de seu mandato, 163 pontes de concreto. Os investimentos envolvem R$ 220 milhões, uma marca nunca alcançada por seus antecessores em 43 anos de criação do nosso Estado. 
 

COMPREENSÃO DA VIDA
Adorei, por isto, estou transcrevendo este texto de Consuêlo Wassita: "As pessoas mais bonitas que encontrei são as que conheceram a derrota, o sofrimento, a luta, a perda e conseguiram sair das sombras. Essas pessoas possuem uma compreensão da vida que as enche de compaixão, humildade e de uma autêntica disponibilidade amorosa. As pessoas realmente bonitas não surgem do nada".

 

PENSAMENTO DO DIA
“Ridícula é a capacidade humana de acreditar que a palavra ‘desculpa’ faz esquecer o que já foi feito”. 
 

NA LEMBRANÇA
Filho de nobres, o pintor Toulouse-Lautrec nasceu em 24 de novembro de 1864, na França. Famoso por seus retratos da prostituição francesa, sofria de uma debilidade óssea que o impediu de crescer além de 1,52m, agravada por uma fratura de fêmur. Era um obcecado pela arte: "Eu pinto e desenho o máximo que posso, até minha mão cair fatigada". Morreu em nove de setembro de 1901, no Castelo de Malromé, de sua família.

 

Fotos: arquivo

A nutricionista Melissa Andrade e a médica Maria Auxiliadora Budib.

 

Divulgação

O vereador eleito da Capital, professor Riverton (DEM), na Cachaçaria Havana, agradecendo o apoio recebido aos amigos pela vitória, principalmente, ao jornalista Ezequias do Amaral Filho. 

 

O casal Victor Eugênio Filho, conhecido como Tatão, e a esposa Cinthia.

 

Maria Anita Zamboni e a promotora de Justiça Lívia Bariani.

 

Juiz de direito de Coxim, Bruno Palhano, e a esposa, Lair Saltão.

 

Mayara Rondon com Queila Philbois e a médica Thais Siufi.