fernandosoares_20-11-2020

Edições anteriores

ORGULHO NOSSO
O Cade acaba de aprovar a compra da Liquigás, empresa de gás GLP da Petrobras, por um consórcio liderado pela Copagaz, empresa genuinamente sul-mato-grossense.  O valor do negócio foi anunciado no fim do ano passado, R$ 3,7 bilhões. A Copagaz pertence ao Grupo Zahran e passa a ser a maior empresa do ramo na América do Sul. 


ALERTA
Gente, vamos redobrar os cuidados. A segunda onda pode estar chegando. Em Campo Grande, os casos aumentaram muito. Contra a pandemia, máscara, álcool 70% e evitar aglomerações. Por enquanto, são as armas que temos. 
 

LEONARDO
A chef Adriana Torres está naquela do "mais derretida, impossível". É o resultado dos paparicos e elogios do cantor sertanejo Leonardo ao seu talento na organização e no preparo das delícias que ele saboreou durante a rápida estada na Fazenda Santa Rita, em Cassilândia. 

VÃO VENDO
Na Câmara dos Deputados, já se fala na cassação de Tio Trutis (PSL) por quebra de decoro parlamentar. As informações contundentes da Polícia Federal detonam a versão do parlamentar sobre o tal atentado que teria sofrido. Os peritos não encontraram nem mesmo indícios de que Trutis fora seguido ou perseguido nos momentos antes do que relatou ter ocorrido. Outras contradições grosseiras foram atestadas e comprovadas pela Polícia Técnica. O boquirroto semeador de moralidade está nu.

 

DEU RUIM
Walderice Santos da Conceição volta à sua rotina de vendedora de açaí nas praias do Rio de Janeiro. Com o nome Wal do Açaí, tentou ser vereadora em Angra dos Reis pelo Republicanos, mas recebeu apenas 266 votos e nem suplência pegou. De nada adiantaram os 15 minutos de fama – negativa – quando a imprensa descobriu que Conceição era assessora de gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro e não comparecia ao local de trabalho, porque Rio de Janeiro e Brasília ficam muito distantes para fazer-se a ida e volta nos dias úteis da semana. 
 

DUAS DERROTAS
O ator pornô Kid Bengala filiou-se ao PTB para disputar uma vaga de vereador em Sampa. Certamente acreditava que seus dotes anatômicos seriam "cabos eleitorais" para garantir-se o sucesso na política. Danou-se. Não foi eleito, além dos ridículos 953 votos. Mal terminou a contagem, foi informado pela produtora de filmes para a qual trabalhava que estava dispensado.


LENTES MÁGICAS
O consagrado documentarista Maurício Copetti presenteia o mundo com mais uma produção sensacional, de suas câmeras, saiu uma série de amor e preservação do meio ambiente, agora para a Apple TV+. São filmagens noturnas por equipamentos que garantiram ideias inovadoras, com uma equipe de altíssimo nível. Aliás, Copetti destaca as participações de Joe Stevens e Ruth Helen, além da narração do ator Tom Hiddleston no documentário "Noite na Terra em Cores", que teve a assinatura da OffSpring (UK) e estará em exibição no dia quatro de dezembro na Apple TV+. 
 

CONSCIÊNCIA
O atacante Richarlison dedicou ao povo do Amapá o gol que fez na vitória do Brasil sobre o Uruguai por dois a zero nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele é capixaba, de Nova Venécia, porém não se esquece de ser brasileiro, comprometido com as causas coletivas de seus compatriotas. A dedicatória reforçou a indignação de um Estado que há semanas vem sofrendo com longo e destrutivo apagão, às escuras, com a economia paralisada e, como frisou o jogador, com o povo sem condições básicas de sobrevivência. Que Neymar e outros "voadores" da fama aprendam. 
 

VIVA O DIÁLOGO
Vem aí mais um elogiável esforço institucional para dar soluções diplomáticas a conflitos e desentendimentos que deságuam no Judiciário. Trata-se da próxima edição, a 15ª, da Semana Nacional pela Conciliação em Mato Grosso do Sul, do dia 30 deste mês a quatro de dezembro. A pandemia levou a Justiça Federal da 3ª Região a dar prioridade às audiências virtuais nas plataformas Skype, Microsoft Teams, Cisco Webex e WhatsApp.  
 

PENSAMENTO DO DIA
“Sei que estou no caminho certo porque tudo deixou de ser fácil”. 
 

NA LEMBRANÇA  
No dia 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro, morria o economista Celso Furtado. O paraibano de Pombal tinha 84 anos e uma obra repleta de realizações. Escritor, pensador e político, foi ministro do Planejamento no governo João Goulart. Cassado pelo regime militar, passou tempos no exílio, entre o Chile, os Estados Unidos e a França. Regressou ao Brasil a 1979, a 1986 assumiu o Ministério da Cultura no governo José Sarney. Tornou-se imortal a 1997, assumindo a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras. É dele a frase que fecha a coluna de hoje: "A exclusão social é uma indicação clara de que a sociedade está errada, tem de inventar novas formas de inserção social, sair da prisão de que tudo tem que ser rentável pelos critérios do mercado. Passar, por exemplo, por organização comunitária".

 

Fotos: arquivo

O elegante casal Lennon Sabino e Viviane.

 

O jovem deputado João Henrique Catan com os avós, Marcelo Miranda e Mariíta Cançado Soares.

 

O empresário Álvaro e a esposa Tânia Garcia.

 

O casal Lorena e Tiago Lozan.

 

Natália Rios e o vereador reeleito da Capital, Otávio Trad.

 

Divulgação

Dois vitoriosos: os vereadores eleitos Victor Rocha (PP), médico em Campo Grande, e Hudeylson Santana (MDB), advogado em Bandeirantes, conhecido como Dr. Cabeça.

 

PROVA DE FOGO   
O ex-senador Delcídio do Amaral, agora no PTB, esteve presente e bastante ativo em várias campanhas. Pediu votos para seus candidatos pelas redes sociais, por telefone ou atividades presenciais, como em Corumbá. Na sua cidade natal, Amaral apoiava o prefeito Marcelo Iunes (PSDB), que foi reeleito. Em Figueirão, a cabala eleitoral era para o professor Juvenal, seu correligionário petebista eleito. Prestem atenção: as recepções a Delcídio do Amaral no interior não eram nada discretas. O homem ainda tem cacife.