fernandosoares_18-11-2020

Edições anteriores

DECEPÇÃO
Figura carioca que aqui se instalou, metida a ser da turma das emergentes, que adora ir a festas e fotografar, está numa tristeza e vergonha de dar dó. Quando se abriu a contagem de votos, o dito-cujo fez famigerados 300 votos. Para quem se gabava de que se elegeria, ficou feio. Quem mandou?!

 

FORÇA NOS FIOS
Só para anotar o grau de eficiência: a Energisa alcançou lucro recorde no terceiro trimestre deste ano – líquidos foram R$ 921,7 milhões a mais nos cofres da concessionária. Não se sabe por que cargas d'água, a empresa anda implicando com a CPI instaurada pela Assembleia Legislativa. Não quer nem mesmo permitir que se faça a aferição dos relógios em uma conceituada universidade paulista.
 

MEXE-REMEXE
Com a morte do deputado estadual Onevan de Matos, a primeira suplente, Mara Caseiro, assume a vaga. Assim a Assembleia Legislativa volta a ter uma mulher em sua composição. O PSDB mantém sua cadeira e deve indicar o nome de quem substituirá Caseiro na presidência da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Mais uma mudança teria alçado outra de saias ao parlamento, mas o deputado José Carlos Barbosinha (DEM) não se elegeu prefeito de Dourados. Se eleito fosse, a vaga ficaria para a próxima suplente, a ex-deputada Dione Hashioka.
 

MEXE-REMEXE II
Caso o deputado federal Tio Trutis (PSL) perca o mandato, após ser preso por porte ilegal de arma de fogo e acusado de forjar o próprio atentado, sua cadeira na Câmara Federal será ocupada pelo segundo suplente, José Alves dos Santos, o Zé da Viola. A vaga seria de Elizeu Dionísio, primeiro suplente, mas Dionísio ingressou no MDB, partido que não estava na coligação pela qual Tio Trutis foi eleito.


LAVADA
Chapadão do Sul reelegeu o prefeito tucano João Carlos Krug, que teve 10.781 votos. Esse desempenho foi o melhor de todos os 79 municípios, já que Krug recebeu 90,96% dos votos válidos. O concorrente, Antônio Manoel da Silva, o Titonho (PT), obteve 9,04% ou 1.071 votos.
 

TADINHO DO CARLUCHO
O vereador Carlos Bolsonaro reelegeu-se, mas vai ter de enfrentar parada indigesta nos debates da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Entre outros parlamentares dispostos a escalpelar o cara-pálida, foram eleitos o ex-prefeito César Maia (DEM), o ex-deputado federal Chico Alencar (PSol), o ex-senador Lindbergh Farias (PT) e Mônica Benício (PSol), a viúva de Marielle Franco.

 

PARA A MESA
A boa notícia da semana foi a divulgação pelo IBGE de que nosso Estado é o quinto maior produtor agrícola do Brasil. Só para este ano, a projeção é de que MS produza 20,037 milhões de toneladas de grãos, incluindo cereais, plantas leguminosas e oleaginosas, número que equivale a 8% da produção nacional.  
 

MAIS VIDA
Uma estimulante informação para quem ama o meio ambiente e está preocupado com os incêndios no Pantanal. Pesquisadores do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) registraram 104 novas espécies de peixes na região. É muita vida! O Imasul está fazendo a atualização do inventário ictiológico da Bacia do Alto Paraguai, já se constatou que o seu cadastro de peixes na área aumentou em 40%.
 

VAI BRINCANDO
Alguém tem de avisar ao presidente Bolsonaro que morto não compra nem vende. Antes, vamos salvar vidas. O mundo continua numa guerra. A diferença é que agora o inimigo é invisível. Se a Europa levantou-se da II Guerra, que destruiu tudo, inclusive a economia, por que não vamos levantar-nos depois de derrotarmos o vírus? Chega de ganância, senhor presidente, pare de pensar só em crescimento, expondo as pessoas à morte, lembre-se de que uma coisa microscópica, quase invisível, pode derrubar tudo.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Evolua tanto que os outros precisarão conhecer você de novo”.
 

NA LEMBRANÇA
A coluna de hoje termina lamentando que Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento não teve a oportunidade de comemorar seus 70 anos, que seriam feitos hoje. Arcanjo era o nome de batismo do grande repórter Tim Lopes, nascido em Pelotas (RS) e criado no Rio de Janeiro. Dono de uma sólida carreira, começou como contínuo na Bloch Editores e cresceu com a humildade que sempre foi sua característica, trabalhando com brilho na revista Placar e nos jornais O Globo, O Dia e Jornal do Brasil, encantando leitores com suas reportagens investigativas e premiadas – tinha um Prêmio Esso, um Abril de Jornalismo e um prêmio O Dia de Melhor Reportagem. Trabalhava na TV Globo quando, depois de seis anos de grandes matérias, foi capturado pela gangue do traficante Elias Maluco, torturado e morto no dia dois de junho de 2002. Para que sua morte não seja em vão, esta coluna pede hoje um minuto de silêncio, a fim de lembrar Tim Lopes e sua luta: a construção de uma sociedade mais justa.

 

Fotos: arquivo

Os desembargadores Luiz Cláudio Bonassini e Luiz Gonzaga.

 

Gente da gente: Ângela Pacheco e Elza Medeiros.

 

Lilian e o tabelião Ely Ayache.

 

Os empresários Antônio Tibúrcio e Sérgio Scaffa, carinhosamente chamado de Pacha.

 

A dupla sertaneja Alex & Yvan.

 

Os publicitários Rodrigo Perez e Rafael Amaral.

 

SAMPA PEGA FOGO
O segundo turno em São Paulo tem um concorrente de esquerda: Guilherme Boulos, do PSol. Boulos ultrapassou Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos). Na última semana, a Justiça Eleitoral censurou a publicação de uma pesquisa do Datafolha que apontava esse resultado, acolhendo pedido de Russomanno, porém, o Datafolha obteve mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo e pôde informar os dados. Eleição em São Paulo é degrau alto para a sucessão presidencial.