fernandosoares_12-11-2020

Edições anteriores

SEPARAÇÃO
A quarentena provou o quanto é difícil a convivência a dois. Nunca se viu tanto pedido de divórcio como agora. É só conferir no Fórum de Campo Grande.

 

ESTRAGO
Parece que o Brasil não está dando a devida importância aos crimes cibernéticos. Todos os dados e sistemas que estavam nos servidores do Superior Tribunal de Justiça foram criptografados. O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte. Hoje (12/11), uma semana após o ataque, o STJ não existe virtualmente. 
 

ENFIM
Donald Trump não é o primeiro caso de substituição de presidente, dentro das regras democráticas, por eleição ou impeachment, que se declara vítima de golpe. 
 

ÀS URNAS
A pandemia pode afetar a disposição do eleitorado de ir às urnas no próximo domingo, mas será pequeno este aumento da abstenção em Costa Rica, Selvíria e Novo Horizonte do Sul. Os três são municípios que, segundo o TRE, possuem mais eleitores que moradores. 

 

ORDEM NA CASA
Com uma política de saneamento financeiro avançada e sócios que estavam sem motivação sendo repatriados, a nova diretoria do Rádio Clube acelera o passo e já começa a revitalizar a estrutura da sede na cidade. A prioridade agora é o salão de festas, com sua cozinha e demais compartimentos. O presidente Sérgio Murilo quer "um brinco" até o Réveillon. 

CAMAS SEPARADAS
A 2016, Melania Knauss-Trump já estaria solteira de novo. Porém, seu marido, Donald Trump, ganhou as eleições presidenciais nos EUA e Knauss teve de continuar com a aliança na mão direita por mais quatro anos. Seriam oito, se o bufão fosse reeleito. Mas as urnas deram vitória a Joe Biden e Trump vai para casa em janeiro. Provavelmente, sem Melania Knauss ou em processo de separação. Amigos íntimos garantem que o casamento de 15 anos já estava acabado, havia muito tempo. A notícia foi dada pelo jornal inglês Daily Mail.


DESAFINAÇÕES
Um dos assuntos mais comentados nesta semana é a aproximação – com fins eleitorais – entre o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro. Entre os memes e as piadas, uma das mais reverberadas é a que fala do lançamento de uma nova dupla sertaneja, Lata Velha & Lava Jato. São alusões a um quadro do programa de Huck, aos sábados, e ao nome da operação de combate à corrupção que teve Moro como julgador. 

ESCADA ABAIXO
Depois de um expressivo sexto lugar a 2011, no governo de Dilma Rousseff, o Brasil agora está em nono e vai cair mais, podendo ficar no 12º neste exercício: este é o ranking de desempenho da economia mundial aferido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) com base nos estudos da Fundação Getúlio Vargas. Significa que o Brasil saiu de honrosa posição entre as dez maiores economias do planeta para voltar à periferia.

 

LONGEVA
Aproximam-se as festas de fim de ano e com elas volta a infalível presença de Simone nas suas canções de Natal. A intérprete da magistral Começar de Novo (de Ivan Lins e Vítor Martins) completará 71 anos exatamente no dia 25 de dezembro vindouro. Ex-professora de Educação Física e ex-jogadora de basquete, com passagem pela seleção, iniciou a vida artística quando gravou seu primeiro disco pela Odeon, a 1973, lançado um ano depois. Então veio a avalanche de sucessos. Simone foi a maior vendedora de discos da década de 1980. Andava meio sumida de cena e, em tempos de covid-19, reapareceu no dia 12 de abril, em uma live, quando apanhou um verso de Milton Nascimento para proclamar: "Todo artista tem de ir aonde o povo está e meu povo está em casa". 

DEBATE
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que as urnas eletrônicas são seguras, porém, caras, e comparou o retorno ao voto impresso a um retrocesso, “como comprar um videocassete”. Você concorda com o ministro? Ou acha que o Brasil deveria retomar o voto impresso?

 

NA LEMBRANÇA
O leitor conhece Paulo César Batista de Faria? Não? E Paulinho da Viola? Aí, sim. Pois é, esse é o nome de batismo do sambista que nasceu há exatos 78 anos, no Rio de Janeiro. Filho de peixe – seu pai, César Farias, era músico do grupo de choro Época de Ouro –, Paulinho da Viola é um portelense de coração, além de ser um cantor e compositor dos bons. O título de uma de suas canções, "foi um rio que passou em minha vida", é a frase que fecha a coluna de hoje, para lembrar que, em nossas vidas, há muitos rios que se vão...

 

Divulgação

O respeitado advogado Carlos Marques com o querido casal Valquíria Bernardes e Cel. José Augusto Castro em passagem pela Havana Cachaçaria.

 

Fotos: Arquivo

As dentistas Juliana Setti e Juliana Chramosta. 

 

O advogado João Paulo Delmondes e a esposa, Giovana Rodrigues. 

 

O advogado Leandro Mastrangelo com a nutricionista Silvana Poletto e o empresário Diogo Wendling. 

 

Mariana e o marido, presidente da Funtrab de MS, Marquinhos Derzi. 

 

Fernanda Barbeta e o marido, desembargador do TRT, Amaury Pinto.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Desistir daquilo que não vale a pena não é fracasso, é sabedoria”.