fernandosoares_03-11-2020

Edições anteriores

LUCRO FÁCIL
Veja só o que o deslumbramento faz com as pessoas. Aquele casal que trouxe para o casamento, no fim de 2017, a dupla Bruno & Marrone, gabando-se de que gastou mais de R$ 700 mil na festa e de que viveu uma mudança de pobre para rico depois de conhecer a criptomoeda bitcoin, está numa realidade, hoje, bem diferente. O casal é acusado de tentar um golpe contra a Justiça ao retirar o bloqueio judicial de um imóvel de R$ 1,2 milhão. Eles vivem no litoral de Santa Catarina, até aqui, nada demais. Ele faz bico na área de vendas e ela atua como diarista. Deram um tiro no pé. O famoso ‘tiro no pé’, respeitando-se as devidas proporções, acontece com as pessoas que se deslumbram, que se transformam em alpinistas sociais, sonham em ter vida mansa e terminam no nada, quando não terminam execradas da sociedade ou presas.


ELAS NA POLÍTICA
Com apenas sete eleitas a 2016, as mulheres de Mato Grosso do Sul querem virar esta história pelo avesso, neste ano. Não será uma tarefa simples, afinal, de 79 municípios, só em 31 há candidatas, num total de 36 concorrentes. Algumas vitoriosas da eleição anterior saíram ou estão saindo de cena, como Délia Razuk, de Dourados, que desistiu de tentar a reeleição, e Marlene Bossay, de Miranda, que teve o mandato cassado por compra de votos. 
 

DE VOLTA
O feriado de ontem deixou uma Campo Grande bem esvaziada. Além dos políticos que estão em campanha, na reta final para as eleições de prefeito e vereadores, muita gente resolveu tomar novos ares. Muitos aproveitaram os últimos dias da pesca e seguiram em turma pelos rios que cortam o Estado. Os lugares mais procurados foram Bonito, Miranda, Jardim, Corumbá e Rio Verde.

 

SEM-GRAÇA
O desemprego atingindo 13,794 milhões de brasileiros, taxa de 14,4%, é o maior desde 2012 e o presidente, Jair Bolsonaro, conseguiu fechar a semana fazendo piadinha com o povo do Maranhão, discutindo a cor de um guaraná. 
 

PODEROSA
Ele jurava de pés juntos que não se envolveria em campanha de ninguém. Mas pelo visto, não resistiu, já que o assunto corre nas veias. A felizarda foi a subtenente Edilaine Mansueto Alves do Dem, que ganhou menção em live de Bolsonaro manifestando apoio à sua candidatura a vereadora de Campo Grande.

 

ELAS NO CAMPO
A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, faz a sua parte pelo empoderamento feminino. Na segunda-feira (26), ao participar do 5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, foi vigorosa em seu pronunciamento, disse que o Brasil está incentivando a organização das mulheres no campo. No país, 19% dos estabelecimentos rurais são dirigidos por mulheres, totalizando quase 1 milhão de produtoras, segundo dados do Censo Agropecuário 2017, do IBGE. A maioria está na região Nordeste (57%), seguida pela Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro-oeste (6%). 
 

QUER DISTÂNCIA
O ex-vereador e ex-deputado estadual Paulo Pedra, agora comerciante na área de piscicultura, não quer conversar sobre Karla Cânepa, sua ex-assessora na Câmara Municipal. Amigos próximos dizem que Pedra quer distância máxima porque Cânepa é criadora de confusão. Ela disputa uma vaga de vereadora pelo PT. Foi quem protagonizou, com o candidato do partido a prefeito, deputado Pedro Kemp, as cenas constrangedoras em que ambos estão discutindo e ele ataca-a com palavras ásperas e adjetivos grosseiros. Pediu desculpas depois.

 

SERÁ?
Comenta-se nos corredores bem-informados que o ex-governador André Puccinelli, a ex-deputada estadual Antonieta Amorim e outras figuras carimbadas do MDB estão dispostas a saírem da cena política em definitivo depois desta eleição. A menos que o candidato a prefeito, deputado estadual Márcio Fernandes, consiga, num sprint sensacional, chegar ao segundo turno. 
 

MISSA PARA ALCIONE  A missa de um ano do passamento do economista, administrador, matemático e professor de português Antonio Alcione Ferreira Gonçalves, que nos deixou no dia sete de novembro (2019), em Campo Grande, vítima de embolia pulmonar, realizar-se-á na quinta-feira (05), às 18h, na igreja São José. Vamos lá rezar ao lado da viúva Jane Abuhassan, prestando nossa homenagem ao querido e saudoso Alcione, que deixou um grande exemplo de vida.

 

NA LEMBRANÇA
Herbert José de Souza, o Betinho, completaria hoje 85 anos. O sociólogo mineiro, que se notabilizou por uma vida de lutas – primeiramente, contra a ditadura militar, depois, contra a fome no país, após sua volta do exílio, por último, contra a Aids, adquirida numa transfusão de sangue, pois era hemofílico – foi até citado em canções, como O Bêbado e a Equilibrista. Betinho morreu em nove de agosto de 1997, no Rio de Janeiro, entre seu enorme legado, temos este pensamento: "O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política".

 

Fotos: Arquivo

Cristiane Mônaco com o casal Alberto e Andréa Lindenberg.

 

A produtora rural Carolina Machado e o economista Henrique Alves Corrêa.

 

Em bate-papo, o advogado Mario Domingos, o engenheiro ambiental Robson Campos e o empresário Pedro Marques.

 

O empresário Cassimiro Andrade e a esposa, Denise Rondon. 

 

Ana Piroli e o marido, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Herbert Assunção. 

 

Os professores da faculdade Insted na pós-graduação em Direito Processual Civil: Sérgio Silva Muritiba, Leonardo Avelino Duarte, a diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, Alexandre Ávalo Santana, o diretor-executivo da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, Vilson Bertelli e Alexandre Raslan.

 

PENSAMENTO DO DIA
“São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única”.