fernandosoares_30-12-2020

Edições anteriores

SÓ POR DEUS!
Algum outro país tem um governante que pense: “Não estou nem aí para quando a vacina vai chegar”? Por isso digo, o mesmo que aconteceu a Donald Trump, perder a reeleição, vai acontecer a este pateta irresponsável que vem governando nosso País. Isso se não for cassado antes. Depois diga se não avisei.
 

IRRESPONSAVÉL
O atraso na vacinação da população é mais um crime de reponsabilidade cometido por Bolsonaro. O Brasil tem um presidente indigno do cargo que ocupa. No próximo ano, a Câmara dos Deputados deve dar início à tramitação de pelo menos um dos 60 pedidos de impeachment que já foram protocolados.


BELO EXEMPLO
O piloto alemão Samy Kramer, de 20 anos, fez um voo com o qual desenhou uma seringa em referência ao início da vacinação contra o coronavírus na Alemanha (no dia 27/12). Antes de decolar, Kramer mapeou em seu aparelho de GPS a rota necessária para traçar a seringa. Palmas para o piloto! Palmas e gratidão a todos que criaram as vacinas e a todos o que estão fazendo elas chegaram aos cantos mais distantes do planeta, permitindo que muitas vidas sejam salvas. Palmas à vida e preces aos que partiram antes da vacinação. No endereço eletrônico https://www.flightradar24.com é possível ver-se a rota em formato de seringa.
 

MOVIMENTAÇÃO
Dias de intensas movimentações no aeroporto de Campo Grande. Enquanto grande parte dos sul-mato-grossenses procura o litoral para dar início à estação das festas de fim de ano, quem tem ligações políticas fica por aqui mesmo, cuidando de interesses pessoais ou preparando-se para receber visitantes de outros lugares. Todos motivados pelas posses dos prefeitos e vereadores no Estado; para alegria dos hotéis e restaurantes, que já dão sinais de que ficarão lotados neste período.

 

TAXA ZERO
Até sábado, 26, Caracol, Figueirão, Eldorado, Jateí, Juti, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo eram os sete municípios sul-mato-grossenses sem registros de mortes por covid-19. O Estado tem 79 cidades.  
 

DESLUMBRE
Vereador que ainda vai assumir primeiro mandato em Campo Grande precisa baixar a bola, age como se fosse a cereja do bolo, de acordo com a opinião de alguns dos colegas mais experientes. Não demora e vai quebrar a cara.

 

TÍMPANOS
As celebrações de fim de ano nesta passagem para 2021 impõem às pessoas que usem de bom senso e evitem duas coisas: aglomerações e explosões. Isso mesmo. Nada de sair por aí soltando rojões, explodindo bombas e dando tiros a esmo. Seres humanos correm risco de morte e os animais, idem, podem ficar surdos, traumatizados sem cura e até perder a vida. Soltar balões brancos é a melhor opção. 
 

POBRE RICAÇO
 Neymar bem que poderia ter evitado a ideia infeliz de fazer uma semana de festa de fim de ano para 500 amigos e amigas (várias celebridades) numa bela mansão em Mangaratiba (RJ), no meio de uma segunda onda da pandemia. Prova que entre o jogador de futebol e o homem há diferenças abissais. Um vale muito, dentro de campo. Segundo Juca Kfouri, o jogador do PSG não entendeu que não há diferença entre a sua vida privada e a pública, "que não é apenas um jogador de futebol, mas um exemplo moral para milhões de crianças e adolescentes". 

 

DESTAQUE
A produção literária de Mato Grosso do Sul segue ganhando afirmação nacional a cada dia. "Almas Entardecidas", de Rogério Fernandes, foi o quarto melhor do tradicional concurso de contos e poesias da Acala/UBE de Alagoas. 

SOBREVIVENTES
O coronavírus tem feito muitas vítimas, tirando a vida de uns e causando danos à vida de outros. Os sobreviventes estão basicamente em três situações: sob aparelhos hospitalares, nos casos mais graves; em isolamento crítico em casa, exigindo cuidados clínicos permanentes; pessoas com níveis menores de contaminação. Estas últimas – como o jornalista e colaborador desta coluna Edson Moraes – resistem à covid-19 sem problemas respiratórios ou febre, porém, sem paladar e sem olfato.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Na vida não é preciso vingar-se de ninguém, pois o que é ruim se destrói sozinho”. 
 

NA LEMBRANÇA
Há 15 anos, morria o violeiro Renato Andrade, um dos responsáveis por tirar-se a viola caipira dos terreiros folclóricos e levá-la às salas de concerto, juntamente com Almir Sater e Helena Meirelles. Tinha, então, 73 anos e vivia ainda na sua Abaeté (MG) natal. Sobre o instrumento, aliás, dizia uma frase ótima: "Viola é como mortadela, todo mundo gosta, mas tem vergonha de comer na frente dos outros".

 

 

 

ECOS DO NATAL

Fotos: divulgação

A data maior da cristandade sempre teve um significado especial para todos nós. Num ano tão diferenciado e de isolamento, o encontro e a união com a família em torno do nascimento de Deus menino foi um momento de conforto, fé, esperança e de agradecer à vida. Confira como foi o Natal de alguns amigos da coluna.

 

A nutricionista Melissa e o marido, o médico cardiologista Ricardo Ayache, por causa dos tempos atuais, não receberam os familiares e brindaram a data em sua residência no condomínio Damha.

 

O casal de empresários Cláudio e Rosana Godoy, recém-chegado de dias de descanso, comemora o Natal na luxuosa cobertura do Edifício Diplomata.

 

Lúcia Martins Coelho Barbosa reuniu filhos que vieram da América do Norte e Europa. Na foto, o genro que reside na Filadélfia, Oren Berman, com a filha Elis no colo, o chef Paulo Coelho Machado, que mora em Barcelona, Maria Elvira Barbosa Dumas com o pequeno Gaètan e o marido Jean Dumas (que residem em Montpellier, na França), Inês Machado Berman e Lúcia Barbosa ladeada pelas netas Nina Berman e Bianca Dumas.

 

A primeira-dama da Capital, Tatiana Trad, e o prefeito, Marquinhos Trad, depois das preces, compartilharam a ceia natalina com as filhas, na sua casa, no condomínio Golden Gate, no Carandá Bosque, aqui em Campo Grande.

 

A ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e o marido, Caio Dias, por não viajarem, como de costume, à nossa terra, por conta da pandemia, comemoraram a data ao lado dos filhos em São Paulo. Foi melhor o casal ir para lá do que todos virem para cá. Na foto, o genro da ministra, Guilherme Esteves, com a filha, Ana Luísa, seu irmão, Felipe Dias, e seus filhos, Dudu e Antônio, que está no colo da mãe.

 

A empresária Reni Domingos dos Santos preparou até presépio em sua residência para comemorar com a filha Neca Bumlai e toda a família.