fernandosoares_29-12-2020

Edições anteriores

CAPÍTULOS
Alguém já ouviu falar de uma novela de rádio, das antigas, que se chamava "O Direito de Nascer", que levou anos para terminar? Pois bem, a história agora parece repetir-se com o prefeito cassado de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM), que enfrenta uma batalha sem fim de acusações de corrupção ofertadas pelo Ministério Público. Somadas a ação civil pública de improbidade administrativa, já denunciada, e as que ainda virão, o prejuízo, pelo visto, deve passar dos R$ 9 milhões. Já falam que na ação penal de crimes da Lei de Licitações, até pedidos de prisões vão surgir, daqui para frente, referentes a todos os envolvidos. É aquele velho ditado: Nem sempre uma prefeitura são flores para quem faz o errado.

 

BARREIRA
Quem pensava em correr até o país vizinho, Argentina, para tomar a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, vai quebrar a cara. Com a crescente onda de casos de infecção pelo coronavírus, o governo argentino decidiu vetar a entrada de turistas brasileiros no país até, pelo menos, oito de janeiro. A vacina da Rússia tem taxa de eficácia superior a 95%, segundo os desenvolvedores. 
 

COLETÂNEAS  
Vai ser dia cinco de janeiro, no Sesc Cultura, a abertura da exposição denominada “Entrega”, das obras da artista plástica Thetis Selingardi, produzidas ao longo das últimas quatro décadas. A exposição vai até março. Será imperdível. 
 

 

POIS É
Enquanto o mundo avança na vacinação contra a covid-19 e, na América do Sul, Chile, Argentina, Colômbia e Equador já começaram a vacinar seu povo, o Brasil, ainda na dúvida... 
 

POR AQUI
Mato Grosso do Sul contabiliza a triste marca de 175 óbitos em uma semana e 2.207 mortes desde o início da pandemia. Até o fechamento da coluna, 13.688 pessoas estavam em isolamento domiciliar, enquanto 606 pessoas estavam internadas. Em leitos de UTI, estão 283 pacientes, com taxa de 88% de ocupação. E ainda tem gente brincando...


PENSO ASSIM
Sobre os últimos acontecimentos de feminicídio e racismo, uma coisa é certa, penas altas não impedem crimes de ódio, machismo ou racismo... É preciso investir na construção de uma cultura democrática, de respeito às diferenças, de identificação e superação de todas as formas de opressão. 
 

ABSURDO
A Boeing ficou vários meses impedida de voar, no mundo inteiro, após dois acidentes que vitimaram 346 pessoas em suas aeronaves 737-8 Max, um tipo de avião que todos sabem que deu errado (e ainda insistem que continue voando...). No último dia 22, uma aeronave da companhia aérea Air Canadá sofreu uma pane no motor, a tripulação foi obrigada a realizar um pouso de emergência.

 

EM ALTA
Três setores que não sabem o que é crise nesta pandemia: Souza Cruz, que parece estar colocando até açúcar em seus cigarros por conta da depressão em boa parte da população; supermercadistas, alguns já falam em trocar seus jatos, por conta do confinamento, venderam 100 vezes mais que o normal; médicos psiquiatras e os renomados psicólogos, que não têm mais agenda, pelo menos pelos próximos cinco meses. 

REPERCUSSÃO
O Brasil ainda se destaca pelo agravamento da destruição ambiental: de janeiro a novembro, as chamas tomaram conta de 116.845 km² do território da Amazônia e do Pantanal, área equivalente a quase três vezes a do Estado do Rio de Janeiro. 
 

POR QUEM OS SINOS DOBRAM?  
Dobram pela mãe, irmãos, filhos, neto, familiares... Dobram por quem amo, amei ou por quem me amou, pois as boas lembranças ficam gravadas em nossos corações; dobram por aqueles amigos que resguardo desde sempre; por aqueles a quem devo gratidão por grandes ou pequenos atos ao longo de 2020; pelos novos amigos que conheci, também por todos aqueles com quem desejo estreitar laços nos novos tempos que estão por chegar. Os sinos dobram por aqueles que porventura se tenham afastado, pois o coração permanece aberto a recomeços. A cada um de vocês, que este fim de ano seja muito alegre ao lado das pessoas amadas. Que pelo menos um grande desejo se materialize em 2021. 

 

 

Fotos: divulgação

O empresário Fernando e sua esposa, Beatriz Garcia. 

 

O veterinário Rodrigo Picheidt com a esposa, a empresária Ana Carolina, e o filho João Victor.

 

O arquiteto Luís Pedro Scalise e a advogada Fabiana Jallad.

 

O médico Manoel Catarino Peró a esposa, Juno.

 

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende (PSDB), com a esposa, Luciana Resende, e os filhos, Sofia e Tomás Resende, em seu Natal.

 

BIRUTA
Um dia depois de dizer que “não dá bola” para o fato de o Brasil ter ficado para trás no início da vacinação contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, no domingo, em suas redes sociais, que o governo tem pressa de obter uma vacina. Vai entender... Cada hora ele fala uma coisa!

 

PENSAMENTO DO DIA
“Troque suas folhas, mas não perca suas raízes. Mude suas opiniões, mas não perca seus princípios”.  
 

NA LEMBRANÇA
Maior pintor do Brasil, Cândido Portinari nasceu em 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodowski, interior de São Paulo. Em 59 anos de vida, Portinari construiu uma sólida carreira com suas pinturas expressionistas e de forte cunho social. Foram justamente as tintas que causaram sua morte por intoxicação pelo chumbo que continham. Mesmo assim, jamais deixou de amar o que fazia, como pode ser percebido nesta frase, dita após receber ordens médicas para que parasse de pintar a fim de não agravar-se sua intoxicação: "Estão me impedindo de viver”.