fernandosoares_26-12-2020

Edições anteriores

EFEITO
Com a pandemia a todo vapor na capital, até a Missa do Galo teve de mudar seu horário. No Vaticano, acontece à meia-noite, em Campo Grande, as paróquias celebravam-na às 20h, mas passaram para as 19h em razão do toque de recolher. 
 

MARTELO
Com a desistência de João Rocha (PSDB) da disputa pela presidência da Câmara Municipal de Campo Grande, a chapa única do vereador Carlão (PSB) ficou montada da seguinte forma: Loester Nunes (MDB) na primeira vice-presidência, Betinho Santana (Republicanos) na segunda vice-presidência e Edu Miranda (Patriota) na terceira vice-presidência. Já Delei Pinheiro (PSD) será o primeiro secretário, Epaminondas Vicente Silva Neto (Solidariedade), o segundo secretário e Ronilço Guerreiro (Podemos) ficará com a terceira secretaria.


ALERTA
Era só o que faltava. Nesta semana, em Campo Grande, 15 morreram de covid em casa. Os dados do registro civil indicam ainda que, desde o começo da pandemia, houve aumento de 40,8% nos casos de óbitos domiciliares. Duro é saber que nas unidades de saúde faltam remédios para o devido tratamento. 

FATO
Quando o promotor de Justiça chama os vereadores e mostra as imagens dos ônibus sucateados, apresenta as notas ficais emitidas para a prefeitura de Bandeirantes, com número de placa dos veículos e, na descrição da nota, “aquisição de seis pneus novos”, quando na verdade o ônibus da referida nota era sucata, já dá para imaginar o que vem pela frente. O esquema era feito em vários veículos sucateados e sem condições de uso, entre inúmeros casos e por aí vai. Ou o presidente da Câmara, Jeovane Félix (PSB), tomava atitude de abrir uma CIP (Comissão de Investigação Processante) pelos crimes de improbidade do prefeito Álvaro Urt (DEM) ou todos os vereadores da cidade responderiam por prevaricação. Foi só abrir a comissão e acharam a malandragem! Terminou com o prefeito cassado! Grande Câmara e grande Jeovane Félix!

 

JOGO   
O vereador João Rocha (PSDB), que tentava seu quarto mandato na presidência da Câmara de vereadores de Campo Grande, retirou seu nome da mesa diretora para prevalecer o consenso, será apenas o nome do vereador Carlão Augusto Borges (PSB) na disputa. Com isso, o prefeito Marquinhos Trad deverá convidar Rocha para assumir uma secretaria em sua nova gestão, abrindo caminho a fim de que o suplente, Ademir Santana (PSDB), assuma a vereança.   

TOQUE DE MIDAS
Impressionante o volume e a durabilidade dos negócios do dinâmico empresário João Baird, há mais de 20 anos uma presença mais que garantida como prestador de serviços em Mato Grosso do Sul. Inclusive com régias contribuições a campanhas políticas de diferentes partidos e ideologias.

 

SELETOS
Os convites para a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, do vice-presidente, Sideni Soncini Pimentel, e o corregedor-geral de Justiça, Luiz Tadeu Barbosa Silva, já estão sendo entregues. Será no dia 22 de janeiro, às 17 horas, no Palácio Popular da Cultura, com número bem reduzido da capacidade de público do Palácio e normas de segurança por conta da pandemia. Os indesejados penetras não entrarão.
 

HORA DO ADEUS
Uma triste notícia. Adeus, juiz de Direito Rubens Witzel Filho. Soube que ele partiu pelo procurador do Estado Danilo Magalhães. Um cara legal, um grande juiz de Direito. Conheci-o na época que atuava em Maracaju, depois, Witzel foi comandar a 8ª Vara Cível de Dourados e nunca mais nos vimos. Morreu de infarto fulminante. Deixa a esposa Samira e os filhos Arthur e Vítor. Quantas histórias. Que Deus o receba braços abertos, meu amigo. 
 

GRANDE MAL   
O Rio de Janeiro acumula a vergonha de ter cinco ex-governadores presos (Pezão [MDB], Cabral [MDB], Rosinha [PROS], Garotinho [PRP] e Moreira Franco [MDB]), um governador afastado, Witzel (PSC), agora, um prefeito preso. Todos por corrupção. Somente o voto consciente é capaz de extirpar os maus políticos da vida pública.

 

NA LEMBRANÇA
O titular da coluna não é fã de ditadores, muito pelo contrário. Mas um deles, o chinês Mao Tsé-Tung, que nasceu em 26 de dezembro de 1893, disse, certa vez, uma frase de imensa sabedoria, que reproduzimos agora: "Viver não consiste em respirar, mas sim em fazer". O líder marxista, que comandou a China de 1949 até a sua morte a 1976, optava pelo caminho da perseguição política, fazendo uso de uma outra frase, também de sua autoria: "O poder político nasce do cano da espingarda".

 

Divulgação

Bye, bye, Washington. O presidente Donald Trump e a esposa Melania Knauss-Trump já estão arrumando as malas para deixarem a Casa Branca. Assim que ele passar a presidência, o casal muda-se para a Flórida.

 

Fotos: arquivo

O empresário Júlio Vitoriano e a esposa, Joelma Dibo.

 

O empresário Régis Comarella e a esposa, Azle Comarella.

 

O empresário Rodrigo Barbosa com Thiago Figueiredo e Alexis Perez. 

 

Os empresários Rudney e Mônica Simiole.

 

O pecuarista Felipe Ricardo e o empresário Waltinho Adames.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Não tenhas medo do inimigo que te ataca, mas sim do falso amigo que te abraça”.