fernandosoares_15-12-2020

Edições anteriores

EDREDOM
Só temos a lamentar. Mais uma separação no universo dos famosos. O sertanejo Munhoz, da dupla Munhoz e Mariano, conhecido como Frango, separou-se da nutricionista Rhayssa Carvalho. Foram só dez meses de uma união para lá de perfeita. Dizem que vão continuar bons amigos. Assim desejamos.  
 

DE FORA
Não bastasse o desastre vergonhoso da falta de políticas firmes para prevenirem e combaterem a pandemia, o governo brasileiro engoliu outra vergonha mundial no fim da semana passada: não foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a cúpula do clima. O encontro, no sábado, 12, mobilizou 77 chefes de governo e de Estado. Na hora da chamada, o Brasil, ausente.  
 

AQUI
 Uma boa parte do Brasil encerrou a noite de sábado assistindo à dupla sertaneja Jorge e Mateus e ao cantor Daniel, com apresentação da bela Amanda Françozo, em live feita aqui em Campo Grande, para a comemoração do aniversário de 55 anos das Lojas Gazin. A gravação foi na loja da rua Barão do Rio Branco, uma noite para dormir com a alma cheia de saudades. Para completar, um belo luar, o silêncio da cidade e um bom vinho. 

 

NO FINZINHO
A previsão de Luiz Henrique Mandetta, quando ainda era ministro da Saúde, para o pior cenário da pandemia, foi confirmada ontem, 14, quando os levantamentos oficiais acusaram a morte de quase de 182 mil vidas contaminadas pelo vírus. Um certo mandatário do País afirma que o surto "está no finalzinho". 

BOCA NO TROMBONE
Um dos mais credenciados empresários da área de gastronomia na capital, Valmir Guarinão, viu-se obrigado a ir às redes sociais pedir mais atenção aos clientes da Pietro i Maria que residem nos condomínios e solicitam serviços de entrega do restaurante. Justa a queixa: os entregadores às vezes são obrigados a esperar longo tempo na portaria até serem recebidos pelos clientes. À noite, a segurança passa a ser um desafio a mais.

 

TÁOQUEI?
Segundo o Datafolha, 22% dos brasileiros não pretendem vacinar-se contra o coronavírus. Esse percentual em agosto era de 9%. No mesmo período, a quantidade dos que afirmaram que querem vacinar-se caiu de 89% para 73%. Influência dos astros ou dos coturnos? 
 

EM CENA  
Aplausos para a Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social, Universidade Federal (UFMS) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), com seu Fomteatro. O Prêmio Campo Grande de Teatro, com inscrições até o dia 30 deste mês, vem para dar novo e animador colorido, além de emoções nas quarentenas. Todas as apresentações serão dentro dos protocolos de biossegurança. 
 

VERBO SARAR
Candidato a vereador pelo Progressistas, o policial rodoviário federal aposentado, Valter Favaro, não teve sucesso nas urnas. Se fosse eleito, um de seus objetivos era lutar para que Campo Grande tivesse um hospital com serviços como os do Sarah Kubitschek, de Brasília. Foi nele que sua filha, Rayssa, fez o tratamento para curar-se milagrosamente do terrível acidente sofrido em abril de 2009, quando uma grave lesão cerebral e outros danos físicos indicavam diminutas chances de sobrevivência. 
 

VERBO SARAR II
Rayssa Favaro tinha 18 anos quando sofreu o acidente. Seu pai, Valter Favaro, ingressou na PRF a 1994, na turma do colega Zenildo de Oliveira, policial que perdeu o movimento das pernas após ser atingido por um tiro. Favaro foi superintendente regional entre 2009 e 2011, presidiu o sindicato laboral da instituição e assessorou o ministro da Justiça no programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).


COISAS DO SALIM
Quatro meses após deixar o governo Jair Bolsonaro, do qual foi o secretário de Desestatização, o empresário Salim Mattar está criando, com Paulo Uebel, ex-secretário especial de Desburocratização, um instituto de promoção do ideário liberal. A dupla vem cobrando a demissão do ministro da Economia, Paulo Guedes, por entender que com ele a privatização não anda. Mattar é dono da Localiza, um negócio dos mais rentáveis: com isenção de impostos, adquire lotes de carros bem mais baratos, aluga-os em seguida para os aplicativos e revende, com um ano de uso, por preços melhores do que pagou. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Para somar é raro, para afundar-te, tem até fila”. 
 

NA LEMBRANÇA
Esta coluna também comemora o aniversário de nascimento do gênio Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, um carioca de Laranjeiras que encantou o mundo com sua arquitetura revolucionária. Hoje estaria completando 113 anos se não tivesse morrido em cinco de dezembro de 2012. Encerramos com esta frase dele: "A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples".

 

No jantar de gala promovido pelo IPA Brasil – International Police Association, em Brasília, em comemoração do dia da Polícia Federal, a senadora de MS, Soraya Thronicke, foi presenteada com a caneta Montblanc de ouro, edição especial John Fitzgerald Kennedy, pelo plano de saúde Union Life. Ela aparece ladeada pelo presidente da Union Life, Fábio Gonçalves dos Santos, e a sócia-executiva, Pricila Menin.

 

Fotos: Divulgação

Depois de uma temporada em Bonito, eles estão de volta. Delícias e magias, a chef Magda Moraes revela-as na sua gastronomia pantaneira no bistrô Aipim, recém-reaberto na Frederico Soares, 382, Santa Fé com delivery pelo número 98138-7203. Do tradicional pacu sem espinhas, recheado com farofa e banana da terra, assado na folha de bananeira em forno de pedra, ela vai muito além da imaginação e dos temperos. A carne de sol na moranga e a moqueca brasileira feita de filé de pintado, entre outras delícias, são só elogios. Uma casa que, sem dúvidas, já nasceu sob o signo do sucesso. Na foto, o empresário Júlio Murano e a chef Magda Moraes. 

 

O cantor Daniel com a apresentadora Amanda Françozo e a dupla Jorge e Mateus fazendo sua live aqui na capital, na loja Gazin da Barão, assistida por mais de 120 mil pessoas de todo o País.

 

ACM Neto e Mariana Barreto.

 

No sábado, o prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, casou-se com a administradora Mariana Barreto, em cerimônia íntima para 20 convidados, na cobertura do edifício Margarida Costa Pinto, no bairro da Vitória. Por causa da pandemia, todos os presentes foram testados com antecedência. O casal começou a namorar em dezembro do ano passado. ACM Neto tem 41 anos e foi casado com a dermatologista Lídia Salles, de quem se divorciou no fim de 2011 e com quem tem duas filhas, Lívia e Marcela. Por causa da troca de prefeitos, Barreto será primeira-dama de Salvador apenas por uns dias.

 

A celebração, discretíssima e rápida, foi comandada pela juíza Laura Scalldaferri Pessoa.

 

ACM Neto e Mariana Barreto casaram-se no sábado, no fim da tarde, no apartamento dos pais do noivo, Maria do Rosário Magalhães e Antônio Carlos Júnior.