fernandosoares_12-12-2020

Edições anteriores

SEM RUMO
Impressão minha ou o governo federal está dando meia-volta discretamente, admitindo vacina em dezembro e até mesmo a aprovação da CoronaVac? É Bolsonaro sentindo o tiro no pé. Impressionante. Será que teremos de passar óleo de peroba na cara deste general Pazuello?


COM AR
Sobre a cobrança feita pela coluna da falta de ar-condicionado na loja Comper do Jardim dos Estados, a empresa lamenta o ocorrido devido a uma falha no sistema de refrigeração central do prédio e relata que já providenciou a substituição de uma peça danificada. 
   

PARABÉNS
Hoje, Silvio Santos, considerado um dos maiores apresentadores e mentores da televisão brasileira, completa 90 anos de vida! Quantas alegrias, oportunidades, ensinamentos e até mudanças de vida esse homem já proporcionou aos brasileiros! Com a energia de uma criança e a sabedoria de um grande líder, segue iluminando por onde passa. Sou um grande fã, sem dúvida!


LITERARTES
O consagrado autor literário Eduardo Mahon, de Mato Grosso, foi o convidado especial da União Brasileira de Escritores de MS (UBE-MS) para o lançamento de "Piúna", sua revista digital, na quinta-feira. Mahon fez uma abordagem intitulada "Literatura aos bocados: a importância dos periódicos na cultura brasileira". O capítulo musical do evento on-line, transmitido pelo Facebook, ficou a cargo de Irwing Ferreira. Mais uma feliz e elogiável iniciativa da diretoria da UBE-MS, presidida por Sylvia Cesco. 

BALANÇAS
Muita gente boa que anda pelas redes sociais festejando a decisão do STF de vetar a reeleição de David Alcolumbre (DEM) e Rodrigo Maia (DEM) à presidência do Senado e da Câmara não tem nenhuma vergonha de defender a reeleição das mesas da Assembleia Legislativa de MS e da Câmara de Vereadores de Campo Grande. À parte as razões e reconhecidas qualidades de Paulo Corrêa (PSDB) e João Rocha (PSDB), esse tipo de recondução deveria ser responsabilidade exclusiva das casas legislativas em todo o País.

 

LUTO
Aquidauana e a família Queiroz choram a perda de Heber Queiroz, pai da arquiteta Andrea Seba e do procurador-jurídico aquidauanense Heber Seba. Estava internado no Proncor de Campo Grande.
 

ADEUS
O empresário Almir Hirokazu Oshiro, 73, deixou-nos na sexta-feira. Sem palavras para falar sobre uma pessoa tão especial como ele, amigo como poucos, esposo, pai e chefe de família exemplar, um grande gerador de empregos em sua concessionária Volkswagen, um defensor de Campo Grande, empreendedor que vai fazer falta na cidade. Siga o caminho da luz, meu querido, você ficará para sempre nas mais doces lembranças dos nossos corações. Estava na UTI, em São Paulo, há quase 30 dias. Após uma cirurgia, teve alta. Na semana passada, passou mal e foi operado novamente. Na quinta-feira, teve uma parada cardíaca.
 

EFEITO TÁOQUEI
O Ministério da Educação já investiu no cargo 19 reitores que não foram eleitos pelas comunidades acadêmicas das universidades públicas. Desses, sete sequer disputaram eleições pela reitoria. Na quarta-feira, 09, foi deflagrada uma mobilização contra a tentativa do governo federal de controlar as universidades e liquidar sua autonomia por meio de uma ideologia repressora.


MEMORIAL
Na quinta-feira, 10, a Cidade Branca do Pantanal presentou a história e os acervos de MS: lançou "Memórias de Corumbá" numa live assinada pelo produtor cultural Tadeu Martinez e pela professora e jornalista Lívia Gaertner. Segundo os autores, trata-se de um acervo digital colaborativo com fotos, vídeos e recortes de jornais, projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal/Lei Aldir Blanc e chancelado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, da Prefeitura Municipal.
 

TODO PROSA
O ex-esquerdista e agora direitista juramentado, senador Márcio Bittar (MDB/AC), anda fazendo a festa com o programa “Casa Verde e Amarela” (uma invenção pífia de Bolsonaro para extinguir o “Minha Casa, Minha Vida”). Bittar, um ex-militante do Partido Comunista, que morou em MS e presidiu a União Campograndense de Estudantes (UCE), foi o relator, no Senado, desse programa que, conforme vem apregoando nas redes sociais, "vai mudar a vida de 1,6 milhão de brasileiros". A conferir. 
 

GARANTIAS
A polêmica é feroz e o conteúdo político-eleitoral está sendo a nota mais aguda desta novela sobre a vacinação em massa contra a covid-19 no Brasil. Todavia, paixões e preferências de lado, não tem como negar que neste bololô o presidente Jair Bolsonaro tem razão. Ele não pode avalizar o uso de uma medicação sem ter a chancela adequada, que no caso é o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em contrapartida, também não há como negar que o presidente de todos os brasileiros anda pisando na bola com sua teimosia – ou capricho de foro ideológico – em querer desqualificar a procedência das vacinas. 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando você precisa ter cuidado com o que diz é porque está com as pessoas erradas”. 

 

Divulgação

O secretário de Planejamento e Finanças da Capital, Pedrossian Neto, com o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Coronel Franco Duarte, o senador Nelsinho Trad e o diretor da Santa Casa, João Carlos Marchezan, durante importante visita para a liberação de R$ 38 milhões para a Santa Casa de Campo Grande. 

Fotos: arquivo

A educadora Reni Domingos dos Santos e a filha, que é fruto de uma sólida disciplina educacional, atual diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai. 

 

O advogado Márcio Torres e esposa, a dentista Geise Torres. 

 

Os empresários Ulysses Serra Neto e Sérgio Dias Campos. 

 

O médico Marcelo Dotti e o advogado criminalista André Stuart. 

 

A jornalista Juliana Duarte e a cerimonialista Patrícia Faracco. 

 

NA LEMBRANÇA
No dia 12 de dezembro de 1915, em New Jersey, nascia a maior voz do século passado. O menino Francis Albert Sinatra ganhou o mundo como Frank Sinatra, o intérprete de canções como “My Way” e “New York”. Talentoso, era também ator dos bons, ganhando um Oscar de coadjuvante em “A um Passo da Eternidade” (1953). Em 70 anos de carreira, Sinatra gravou mais de duas mil músicas e fez 60 filmes. Morreu em 14 de maio de 1998, em Los Angeles, deixando, entre muitas frases, esta: "Tenho pena das pessoas que não bebem, pois se levantarão de manhã e passarão o dia sem sentirem-se melhores”.