fernandosoares_10-12-2020

Edições anteriores

TAL PAI
Jornalistas que fazem a cobertura política em Brasília informam que já está em curso uma poderosa articulação para viabilizar a senadora Simone Tebet (MDB/MS) como candidata à presidência do Senado, na sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP). O portal "Congresso em Foco" consultou 71 senadores e apurou que a política sul-mato-grossense é a mais citada como quem tem maior chance de presidir a Casa na próxima legislatura. Vale observar que seu pai, Ramez Tebet, morto em novembro de 2006, também foi presidente do Senado. 

 

CONTAMINAÇÕES
O contágio pela covid-19 chegou a alguns gabinetes da Assembleia Legislativa cujas atividades foram suspensas e os respectivos servidores, submetidos à testagem laboratorial. 
 

NO AR
Em boa forma física e emocional aos 93 anos, Cid Moreira segue distante de qualquer intenção de aposentadoria. Além de gravar mensagens religiosas e afetivas, agora é também o sócio do marqueteiro Sérgio Azevedo e do radialista Cyro César, na Rádio Conhecer.  
 

CHEGOU TARDE
O deputado estadual Renan Contar (PSL) anunciou que vai concorrer ao cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa. A eleição para o comando da Casa de Leis e a definição da mesa diretora ocorrem hoje, porém, o deputado Zé Teixeira já garantiu os votos para continuar na cadeira.

 

QUEM DIRIA?
Morreu o ator Eduardo Galvão, aos 58 anos. Muito jovem, vítima da pandemia... Que o Pai o receba de braços abertos. 

PERGUNTA
Que diferença faz para o presidente eleito dos Estados Unidos, Biden, não ter sido cumprimentado pelo presidente Jair Bolsonaro? Nenhuma!


WHAT’S THIS?
Há de ser instigante e esclarecedor para qualquer família brasileira sem-teto questionar quem é o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) e o que o levou a ser chamado pelo presidente da República para chefiar o órgão federal responsável pelos programas criados a fim de garantir-se casa própria a quem não a tem. O senhor Pedro Guimarães, o dirigente em questão, disse ao capitão-presidente que não sabia da existência de pessoas morando em lixões no Brasil: “É algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões e vivendo no chorume", confessou. Sincero, sim; mas ganhando polpudo salário por um cargo para o qual não tem aptidão. 
 

CAPITÃO DO MATO
Ádria Santos, Janeth (basquete), Joaquim Cruz, Servílio de Oliveira, Terezinha Guilhermina e Vanderlei Cordeiro de Lima foram atletas extraordinários. Projetaram o Brasil no esporte mundial com suas conquistas e participações de destaque em várias competições. Isso não basta para o ridículo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que excluiu da lista oficial de personalidades negras esses e outros nomes: Milton Nascimento, Gilberto Gil, a ex-senadora Marina Silva (Rede), a atriz Zezé Motta e a ex-governadora Benedita da Silva (PT-RJ), entre outros, porque a Fundação agora só admite homenagear pessoas que já morreram. E certas pessoas que já morreram no bom senso e no humanismo e não sabem... nééé, Sérgio Camargo? Também serão homenageadas?

 

TRABALHISMO
 Se não fosse a vitória de Maycol Queiroz, o Maico Doido, na disputa pela prefeitura de Paranaíba, o PDT entraria em 2021 com uma única liderança de peso no Estado, o deputado federal Dagoberto Nogueira. O partido não tem senador, nem deputado estadual. Apesar disso, seus dirigentes estão empolgados com o desempenho da sigla nas eleições municipais em todo o Brasil. O PDT foi um dos partidos que mais aumentaram sua representação nas prefeituras, o que vitamina o projeto de levar Ciro Gomes à disputa presidencial de 2022.


PENSAMENTO DO DIA
“Há pessoas que, com suas atitudes, vão deixando de ser importantes para nós”. 
 

NA LEMBRANÇA
A cantora Cássia Eller faria hoje 58 anos. Sua voz rascante e intrigante ainda encanta os fãs, quase 19 anos após sua morte, vítima de parada cardíaca. A coluna relembra uma frase sua, nesta quinta-feira: "Nunca pensei assim em atingir uma meta ou um objetivo musical. Eu queria era fazer show, só isto. Eu arrumava a banda e tal, mas o máximo que eu pensava assim, no futuro, era fazer aquele show. Eu queria gravar disco, mas não pensava em carreira, seria uma consequência daquilo que eu estava fazendo".

 

Fotos: arquivo

Lilian Ayache e a arquiteta Patrícia Boaro.

 

Alda Cortada e Bianca Delfini. 

 

A engenheira civil Najila Smozinski Ferrari e a mãe, Sandra Smozinski. 

 

Cibele e o juiz de direito Aluízio Pereira dos Santos. 

 

A advogada Ana Paula Colucci e o médico João Freire. 

 

A escritora Marisa Serrano e o irmão, Eduardo Serrano.

 

BEM ISTO
Bolsonaro capturou a Anvisa, que está sendo usada para sabotar a vacinação em São Paulo. O governo federal não tem rumo, nem vacina. É intolerável que nossas vidas estejam sendo atreladas à ignorância e às convicções ideológicas de um presidente. Ao enfrentar a Anvisa para salvar vidas, Doria vai ser o próximo herói nacional.