fernandosoares_09-12-2020

Edições anteriores

E A VIDA?
Enquanto a vacina do coronavírus não chega por aqui, quase 600 pessoas morrem a todos os dias no País. No Reino Unido, já estão vacinando desde terça-feira. Só digo uma coisa, enquanto ficam nesta briguinha política: nenhum governo é maior que o povo!
 

ESTÁTUA
Uma ótima notícia, especialmente para a história e a memória da cidade: o busto de Vespasiano Barbosa Martins, que há meses fora arrancado de seu ponto original, em frente à Igreja de Santo Antônio, reapareceu. Não se sabe o autor deste sequestro, mas o busto foi devolvido com suas inscrições restauradas. Presume-se que o sequestrador queria nada além de dar manutenção caprichada ao monumento.
 

ACIMA DE TUDO
Com o recrudescimento do surto, a covid-19 está enlutando muitos lares e notícias ruins desabam a todos os dias sobre nossas cabeças. Além do aumento de óbitos, agora surge a informação de que o governo federal (leia-se Jair Bolsonaro) não acelerou as providências para a vacinação em massa da população, ao contrário de outros países que já estão iniciando as campanhas de imunização. Se o bonde andar nessa vagareza, calcula-se que vacina, no Brasil, só em março.
 

ACIMA DE TUDO II
Porém, as boas notícias em tempos de coronavírus também estão abrindo caminho. Várias pessoas contaminadas estão reagindo bem ao tratamento e retomando as rotinas. O deputado federal Fábio Trad (PSD) é uma delas, Trad avançou mais uma fase na recuperação, agora fazendo fisioterapia pulmonar.

 

BANCA
O escritório Baraúna Mangeon – Advogados Associados está exultante com a mais nova integrante de seu corpo de profissionais, Marcela Vieira, graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS de Dourados), pós-graduanda em Direito Tributário e Aduaneiro pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio Educacional.
 

MAIS POLÊMICA
Mais uma chapa na fervura de fim de ano: políticos (deputados estaduais) da base governista estão divergindo calorosamente da decisão do desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do Tribunal de Justiça (TJ/MS), derrubando a liminar que impedia o desmatamento do Parque dos Poderes. Em tese, a implantação de estacionamentos é uma medida que interessa aos gestores dos três poderes, preocupados com a falta de espaço para veículos. Todavia, são muitas as ações invasivas e o parque está sendo desfigurado.


EMPODERAMENTO
Se em Campo Grande apenas duas vereadoras foram eleitas numa Câmara que tem 29 vagas, imaginem o cenário machista e excludente de municípios que fecharam sua conta nas urnas sem elegerem qualquer mulher no Legislativo. Quase uma em cada cinco cidades do País – ou 932 municípios (17% do total) – não elegeu nenhuma vereadora neste ano.

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Prioridade para quem nos prioriza, para o resto, um forte abraço”.

 

Arquivo pessoal

Todas as flores e homenagens do mundo, no dia de hoje, para o querido casal Lídia e Jaime Vallér, comemorando 42 anos de união! Eles completam as Bodas de Prata Dourada. O casal é de fé, são guerreiros e formam uma dupla forte, de seres humanos exemplares, dando orgulho à família e aos amigos. Parabéns, recebam os abraços carinhosos de todos nós que os conhecemos.

 

PRÊMIO
Formado pela Universidade Federal (UFMS) e com passagem pela imprensa de Mato Grosso do Sul, o jornalista Rubens Valente acaba de acrescentar mais uma merecida láurea à sua coleção. Colunista do UOL, Valente é o ganhador do Prêmio IREE de Jornalismo. Ele fez a série "Ação sigilosa do governo mira professores e policiais antifacistas", iniciada em 24 de julho deste ano e desenvolvida em 19 reportagens abordando o esquema de monitoramento da imprensa pela gestão de Jair Bolsonaro.

 

RACISTÊS
Tia Nastácia é uma personagem de ascendência africana eternizada nos livros de Monteiro Lobato. No decorrer do tempo, a personagem passou a suscitar indagações e polêmicas sobre conteúdos racistas na obra do consagrado escritor. Em suas histórias, negros quase sempre são apresentados em papéis de serviçais, incorporados à vida dos patrões como se fossem "da família". É esse o estereótipo de maquiagem do racismo que Cléo Monteiro Lobato, neta do escritor paulista, tenta evidenciar e, ao mesmo tempo, desfazer a ideia de que seu avô tenha sido um homem racista.
 

RACISTÊS II
Cléo Monteiro Lobato lançou, na última sexta-feira, uma adaptação do clássico “A Menina do Narizinho Arrebitado”. O livro exclui da obra original as falas e os tratamentos considerados racistas e aborda com respeito Tia Nastácia. É um livro interessantíssimo e atual, que coloca em xeque abordagens similares na literatura e nas artes com conotação racista, mesmo em criações de autores famosos e militantes contra a discriminação racial. Exemplo: "Boi da Cara Preta", na folclórica cantiga de ninar, de domínio popular e adaptada por Dorival Caymmi, procura-se fazer o bebê dormir chamando-se um assustador "boi da cara preta".

 

NA LEMBRANÇA
Há 43 anos, o País perdia Clarice Lispector, que morreu na véspera de comemorar 57. Hoje, Lispector completaria 100 anos. Nascida na cidade de Tchetchelnik, na Ucrânia, radicou-se no Rio de Janeiro a 1935, onde começou sua carreira de romancista a 1943, trazendo, em seus textos, uma visão pessoal e existencialista do dilema humano, como mostra esta frase: "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas, nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite".

 

 

 

DOIS EM UM: CONHEÇA O RESORT GREGO

QUE É INSPIRADO NAS MALDIVAS

 

 

 

Feche os olhos e imagine uma praia de areia branca, águas cristalinas, muito sol e muita natureza. Agora adicione corais, cabanas fofas e um cenário de tirar o fôlego! Difícil acreditar que exista um lugar que junte tudo. Mas confie, ele é real. Localizado na ilha de Creta, na Grécia, o hotel Stella Island Resort recria o cenário de um outro destino muito procurado por pessoas de todas as partes do mundo: as Ilhas Maldivas.

 

Inaugurado a 2017, o resort foi criado sobre uma enorme piscina, justamente para lembrar o visual do Oceano Índico. Os hóspedes são mimados com a variedade de serviços e instalações: além de disporem de spa e academia, oferecendo atendimento personalizado, existe a possibilidade de reservar-se um bangalô totalmente isolado ou, então, dividir a área externa com outros hóspedes em quartos separados por telas.

 

Os restaurantes servem tanto a culinária internacional como a tradicional mediterrânea e cretense. O hotel ainda conta com um caminho de madeira que cruza toda a piscina, semelhante aos píeres de desembarque nas Maldivas.

 

 

 

Para aqueles que deixaram de ir às Ilhas Maldivas pelo alto custo, o resort oferece preços relativamente mais baixos. As acomodações variam de R$ 2.100 pela diária, tarifa média com tudo incluso, a R$ 1.600 para regimes de meia pensão com duas refeições principais incluídas no pacote. As reservas podem ser feitas por meio do próprio site do hotel e outras plataformas de viagem. Confira alguns flashes deste encantador hotel sem limites de luxo e bom gosto...

Fotos: divulgação