fernandosoares_06-12-2020

Edições anteriores

ALERTA
Alguém ainda acha que a coisa não é séria? Meu Deus, não temos mais vagas nos hospitais. Nesta semana, uma senhora com covid-19 em Maracaju, com plano de saúde da Unimed, só conseguiu vaga em Dourados porque o hospital de Campo Grande está lotado, não tem mais leitos em UTI. Só Deus mesmo. Nossa colaboração, neste momento, é ficarmos em casa e, ao sairmos, evitarmos aglomerações.


RECADO
O Ministério Público cobra da prefeitura o endurecimento das medidas para conter-se o avanço da pandemia de covid-19, que se vem agravando em Campo Grande. Se a prefeitura conseguir conter as aglomerações, estimulando o distanciamento, já estará de bom tamanho.  
 

REGRAS
O Senado aprovou diretrizes para a distribuição das vacinas contra a covid-19. Serão direito de todos e dever do Estado. A vacinação será gratuita para quem desejar e seguirá critérios técnicos, com prioridade para grupos de risco.


E O SALÁRIO?
O governo Bolsonaro, por meio da Petrobras, anunciou que elevou em 5% o preço médio do gás de cozinha. Os brasileiros sentem no bolso. O governo também aumentou a conta de luz. Além, há alta nos preços dos alimentos, como arroz, feijão e óleo de soja. É uma verdadeira crueldade. 
 

CONSCIÊNCIA NAS ESTANTES
O jornalista e professor Daniel Ribeiro, paranaense de Maringá que viveu parte de sua juventude em Corumbá/MS, é um dos 177 autores escalados para alertar, com seus textos, sobre o desmatamento do Cerrado Brasileiro. A coletânea chama-se "Floresta de Ponta-Cabeça", da série “Cerrado e Sustentabilidade”, já no segundo volume. "É um clamor às autoridades e ao Homem em prol da natureza, sobretudo do Cerrado", explica Ribeiro, que tem mestrado profissional em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. 

OTIMISTA
Embora esteja enfrentando duros percalços no venenoso e traiçoeiro terreno da vida pública, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entrou em dezembro com notícias mais que benfazejas, sobretudo para o Estado. Além de ver seu governo coroado com a divulgação pelo Tesouro Nacional de que Mato Grosso do Sul terá a maior média de investimentos per capita a 2021, o governador tucano saiu vitorioso na batalha pela relicitação da Malha Oeste e da BR-163. As medidas foram confirmadas pelo ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e os leilões estão previstos para 2022 e 2023.


AUSÊNCIAS
E por acaso alguém ainda acreditava que o presidente brasileiro fosse participar da assembleia geral on-line das Nações Unidas no fim da semana? Mais uma vergonha para a conta da política externa tupiniquim. O evento da ONU foi convocado para tratar de ações de enfrentamento à pandemia da covid-19. Enquanto cerca de 100 líderes mundiais participaram de uma das mais importantes reuniões intercontinentais da história da Humanidade, o Brasil fez-se ouvir por um ilustre desconhecido enviado por Jair Bolsonaro: o desprestigiado ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Que, por sinal, foi o 97º orador a pronunciar-se. Quase o último. Quase. 

ERMES E EPIDERMES
O atento empresário e produtor rural Luiz Carlos Ferreira Gomes está engajadíssimo na corrente nacional de apoio aos objetivos da 21ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Faz referência aos 280 mil novos casos registrados pelas autoridades sanitárias do País e reforça o apelo para que a população se conscientize sobre um problema que se torna muito mais perigoso durante o verão.

 

Fotos: arquivo

Belo casal. O secretário-adjunto de administração da capital, Igor Peixoto, e esposa, a advogada Aline Rufino Biazi.

 

A advogada Cristina Martins de Oliveira e o marido, o pecuarista e pesquisador da Embrapa Luís Orcírio Fialho de Oliveira. 

 

Valéria Costa e a artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa.

 

CONTAGEM TRISTE
 Ex-vereador, ex-integrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e radialista – estas são as principais sinalizações do currículo de Aládio Jorge Aranda, mais um que tomba pelos efeitos da covid-19. Morador de Anastácio, estava internado em Campo Grande. Havia completado 65 anos em outubro. 

 

DEVASTAÇÃO
É de grande preocupação o pensamento consciente de Acir Alves, o mago das charges e das criações gráficas, para alertar toda a sociedade: o desaparecimento da guavira nos ambientes do Cerrado sul-mato-grossense invadidos pelas máquinas indomáveis do agronegócio. Seu cultivo poderia ser uma atividade boa e rentável para o País, desde que não se encaixasse nos versos de "Guavirais", uma composição de Sérgio Cruz (letra) e Simona (música), de 1981: "A praga de aço invadiu o Cerrado/E cometeu sua devastação/O meu sertão está muito mudado/Com arroz e soja em qualquer direção/E os guavirais já não florescem mais/E os guavirais já não florescem mais". 
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando você tem consciência do seu valor, não é qualquer coisa que o satisfaz, muito menos, qualquer coisa que o atinge”. 
 

NA LEMBRANÇA
O primeiro rei de Portugal morreu no dia seis de dezembro de 1185. Afonso I ou Dom Afonso Henriques tinha 74 anos e em seu reinado de mais de 40 anos unificou o país, praticamente dobrando o território português, conquistado depois de históricas batalhas contra os mouros. Deixou a Portugal uma frase que resume sua importância histórica: "Eu estarei convosco e serei o primeiro; ninguém poderá separar-me da vossa companhia, quer na vida, quer na morte”.

 

 

 

ORGULHO NOSSO!

 

 

Fotos: divulgação

Está aqui um belo exemplo de gestor eficiente. O médico Ricardo Ayache, que preside com desenvoltura a Cassems, inaugurou uma usina solar fotovoltaica para produção de energia elétrica renovável, a maior de todo o Centro-oeste. Com a construção, toda a rede Cassems, inclusive o hospital de Campo Grande, exceto o de Três Lagoas, será beneficiada pelo novo investimento do plano de saúde, que gerará economia de mais de 220 milhões de reais em 20 anos. Na sua construção, não houve desmatamento de mata nativa, ainda, as árvores frutíferas foram preservadas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o investimento da Caixa dos Servidores gerou renda e emprego a 40 famílias. Foram investidos 19 milhões de reais, sendo oito milhões pela Cassems e 70% via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-oeste, a serem pagos em seis anos. Em meio a tantas notícias difíceis neste momento desafiador, os servidores públicos de Mato Grosso do Sul estão de parabéns.

 

O prefeito de Terenos, Donizete Barraco, com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o conselheiro Lucílio Nobre e André Borges, presidente do Imasul. 

 

Presidente da Cassems, o médico Ricardo Ayache. 

 

A usina solar fotovoltaica para produção de energia elétrica renovável está instalada em 13 hectares no município de Terenos e custou 19 milhões de reais.