fernandosoares_16-08-2020

Edições anteriores

MULHERES
É pesquisa e não conversa fiada. Dormir sem calcinha faz bem para a saúde. Em tempo de pandemia, mulheres, em redes sociais, estão trocando segredos. Entre eles, a de que estão aproveitando o confinamento para colocar em prática recomendação de muitos ginecologistas: usar menos roupas íntimas, para evitar a proliferação de agentes patogênicos, como a cândida, que causa as vulvovaginites fúngicas, entre outros.


DE OLHO
O Ministério da Educação planeja cortar R$ 4,2 bilhões do orçamento de 2021. Esse corte vai inviabilizar o funcionamento de instituições, já que as despesas se elevarão com a volta às aulas. Esse desmonte do ensino público ainda pode ser barrado no congresso! À luta, senhores parlamentares de Mato Grosso do Sul! Ela só está começando.
 

É DAQUI... É DA GENTE
Quanta bobagem essa discussão sobre mudança de nome de rua. Só dez meses depois do projeto aprovado é que vieram indagar sobre a troca do nome da Rua Dona Joana pelo do saudoso Alfredo Zamlutti. Dona Joana, eu não conheci, agora, Alfredo Zamlutti, sim, a história dele nos mostra que tradição é tradição e não sai de moda. Há 40 anos, ele e o senador Italívio Coelho estavam juntos recebendo o título de cidadão campo-grandense, cerimônia festejada com um belo jantar, no salão nobre do Rádio Clube Cidade. Portanto, a rua teve uma justa e merecida homenagem.

 

DE JAPORÃ
Pré-candidato a vereador em sua segunda tentativa, o radialista Flávio Henrique acredita que desta vez vai. Ele, que nasceu em Japorã, mora e trabalha em Guaíra (PR), onde é locutor, com 11 anos de atuação no rádio Quairense. Em 2016, ele concorreu à câmara municipal pelo DEM, e o resultado não foi lá dos melhores: com 197 votos, ficou em 35º lugar, 24 posições atrás do 11º e último vereador eleito.
 

AQUELA MÚSICA
Poucos saberão de quem se trata, ao ouvir ou então ler o nome Maurício Alberto Kaisermann. Mas quase todo mundo sabe que Morris Albert é um cantor brasileiro, que resolveu cantar em inglês, e fez um dos maiores sucessos da história da música, com a canção “Feelings”, que estourou em todo planeta, em meados dos anos 1970. Mas veio o problema, com o cantor francês Loulou Gasté dizendo ter sido plagiado e ingressou com ação judicial. Resultado: hoje, por acordo judicial, Morris divide os lucros de “Fellings”, com os herdeiros de Gasté, que morreu em 1995. A canção ficou no Hot 100 da revista americana “Billboard”, por 32 semanas, vendeu mais de 160 milhões de cópias e já foi regravada por dezenas de intérpretes, entre eles Elvis Presley e as damas do jazz, Ella Fitzgerald e Nina Simone.
 

ELAS À FRENTE
O recém-criado Departamento de Combate e Repressão ao Crime Organizado (Dracco), novo braço do sistema estadual de segurança pública, tem no seu comando a delegada Ana Cláudia Medina, uma das policiais de atuação consagrada no Estado. Ela é paulista, casada, advogada e já chefiou com sucesso a Delegacia Especializada de Operações Contra o Crime Organizado (Deco).
 

ABRINDO
O desembarque de mais dois auxiliares importantes do ministro da Economia compôs o que o próprio chamou de “debandada”. A inabilidade política e a falta de resultados estão contribuindo para enfraquecer o projeto ultraliberal de Paulo Guedes.


LUTOS
O Estado ainda chorava a derradeira viagem de Evandro Viana Bandeira, quando sua constelação jurídica perdeu outra presença exponencial na última quarta-feira. O respeitado professor e ex-auditor do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Paulo Essir, passou a fazer parte da lista de óbitos da Covid-19. Porém, jamais será apenas um número na história. Excelente operador do Direito, foi um dos guardiões do Direito Esportivo e sua sabedoria iluminou o caminho de muitos profissionais.
 

MISSÃO HERCÚLEA
Segundo fiel escudeiro situacionista, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está aborrecido com alguns prefeitos aliados, cujas gestões andam mal das pernas e as altas taxas de reprovação ameaçam projetos eleitorais. Alguns se elegeram com o apoio e o empenho incisivo do governador. Vários têm o governo estadual como o grande ou único realizador das obras mais importantes de suas cidades. A fonte citou ao colunista 12 nomes de prefeitos que não fizeram a lição de casa, e agora clamam por socorro. De novo. É tarefa para “santo milagroso”, como o informante se referiu ao assessor político do governador, Sérgio de Paula. O problema são os prefeitos tão ruins, que nem milagre dá jeito.

 

PENSAMENTO DO DIA
“O bajulador é paciente. Ele lambe o chão até que você escorregue”.
 

NA LEMBRANÇA
A cantora Madonna completa, hoje, 62 anos. Nascida Madonna Louise Veronica Ciccone, em Bay City, Michigan, ela é uma das artistas de maior sucesso em todos os tempos. Uma frase dela fecha a coluna de hoje: "A América é uma coisa muito jovem e burra para chegar a ser engraçada. As pessoas pensam muito pouco em viver a vida. Como é que você consegue desenvolver senso de humor, vivendo assim”?

 

Fotos: Arquivo

Os médicos, Marcelo Vilela e Marcos Bonilha

 

A querida primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, e minha amiga de Maracaju, Lisney Corrêa

 

Fotos: Divulgação

A realeza também se curva diante do momento em que vivemos e, seguindo orientação da OMS, passou a usar máscara para enfrentar o vírus, que é o inimigo comum de toda a humanidade. Na foto, um flagra de Camilla Parker Bowles, duquesa de Cornuália, mulher do príncipe Charles, herdeiro da coa britânica, andando pelas ruas de Londres.

 

VIVA LA VIDA!
Há quem diga que um verdadeiro ícone inspira pelo exemplo. Preocupada com o legado que irá deixar para o mundo, Gisele Bündchen celebrou seus 40 anos querendo retribuir e agradecer por mais um ano de vida — e, assim, lançou no último dia 20 de julho a campanha Viva la Vida. Em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Rede de Sementes do Xingu, além de plantar 40 mil árvores na Amazônia Legal, a über model e ativista também fez um convite a quem quisesse presenteá-la e doar árvores por meio da plataforma do projeto. A corrente inspirou mais de 5 mil pessoas, que participaram da iniciativa e irão viabilizar o plantio de mais de 250 mil árvores, na região. Emocionada, Gisele agradeceu em suas mídias sociais. “Obrigada àqueles que doaram e, também, a todos que compartilharam essa campanha com os amigos, que plantaram árvores com as próprias mãos — e fizeram questão de postar fotos — e àqueles que, de alguma maneira, colaboraram”. O plantio será realizado em áreas na região das bacias dos Rio Xingu e Araguaia, no nordeste do estado. A escolha do local não foi ao acaso. Nas mídias sociais, a embaixadora da Boa Vontade da ONU contou que a conexão com o projeto começou, ainda, em 2004, quando ela visitou uma aldeia indígena no Xingu. De acordo com o ISA, o plantio será feito com uma mistura de sementes nativas, a “muvuca”, técnica de semeadura direta, depositada em solo bem preparado.

 

Projeto de Gisele inspira plantio de mais de 250 mil árvores

 

Gisele Bündchen, no Xingu

 

Amante da natureza, Gisele sobre uma árvore centenária numa aldeia indígena, no Xingu.

 

RESULTADOS
A estratégia financeira do prefeito Marquinhos Trad (PSD) revela-se eficiente, a cada instante de crise. Mesmo com a pandemia, a prefeitura vem conseguindo segurar a onda brava da recessão e do encolhimento da economia. As receitas, que agora têm carimbo específico com o Refis 100% Saúde, respiram. Prorrogado até 15 de setembro, o Refis já arrecadou R$ 16 milhões, de 1º de junho até três de julho, quando foi encerrada a primeira fase do programa.