fernandosoares_11-08-2020

Edições anteriores

AVE MARIA!
Gente, estou impressionado! Como é que tem gente, que você considera de nível, pelo alto cargo que já ocupou, que vende a alma pro diabo, em troca de tentar prejudicar seu quase colega de profissão, fazendo a linha, bate e assopra. Quanta decadência, meu Deus! Hoje, infelizmente, a gente tem que estar preparado para encarar tudo. E é exatamente nesse quesito, que respiro fundo e posso gritar de peito aberto: "como é bom ser autêntico, verdadeiro e sem jogo de interesses!. Não tem preço que pague".

 

Fotos: Arquivo

Gente da gente. As empresárias, Neca Bumlai e Olga Siufi

 

Recuerdos das tardes da feijoada da coluna, Esacheu Nascimento e os empresários, Henrique Medeiros e Carlos Naegele

 

O engenheiro eletricista, Marco Arthur Stort Ferreira e a esposa, Karina Abussafa

 

O diretor executivo da Copagaz, Leonardo e Karla Barbosa Zahran

 

O empresário Sérgio Capucci e a esposa, Daiana Capucci

 

O querido casal, Antônio Alves e Juliana

 

DISSEMINAÇÃO
Mortes por Covid-19 em São Paulo aumentam mais entre os que usam transporte público. Estudo da Unifesp mostrou que os 5 bairros com maior uso de ônibus e trens estão entre os que têm mais óbitos. Aqui, em Campo Grande, os ônibus transitam abarrotados de pessoas e não se vê uma fiscalização de prevenção do contágio no transporte coletivo! Só falam em querer fechar bar e restaurantes como se fosse o principal problema de tudo.
 

COMO PODE?
Fico impressionado com a capacidade de algumas pessoas de circularem com a maior desenvoltura em grupos totalmente diferentes, como se todos fossem amigos de infância.

 

CADÊ?
Um leitor da coluna elogiando a ajuda da JBS e Itaú Social ao combate ao COVID-19, e perguntando onde está o Agronegócio, como sindicatos dos produtores e sojicultores que vêm tendo lucratividade enorme neste momento em que o país passa por tantas dificuldades, e não se ouve falar nas ajudas por eles ofertadas.
 

DE JUÍZES PARA JUÍZES
O desembargador do TJ-MS, doutor em Direito Penal, Ruy Celso Florence, é um orgulho para todos nós. No próximo dia 17, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados realiza dois módulos do webinário “Execução Penal, Sistema Carcerário e Lei Anticrime”, destinados a magistrados federais e estaduais. No primeiro módulo, participam o diretor-geral da Enfam, ministro Herman Benjamim, além dos juízes Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e Eduardo André Brandão, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e terá como presidente de mesa, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os palestrantes convidados são, além do desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), o ministro Sebastião Reis, do STJ, e os juízes de Direito, Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e Rafael Estrela, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
 

DE JUÍZES PARA JUÍZES II
O segundo módulo, acontece no dia 18. Abordará a Lei Anticrime e Execução Penal. O ministro Ribeiro Dantas, do STJ, será o presidente de mesa. Os palestrantes convidados são o ministro Joel Ilan Paciornik e os juízes Paulo Augusto Oliveira Irion, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Orsomarzo, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e Walter Nunes da Silva Junior, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).


QUE TAL?
Convidado por Jair Bolsonaro para comandar uma “missão humanitária” no Líbano, o ex-presidente Michel Temer está proibido de deixar o Brasil sem autorização judicial. Ele é acusado de corrupção passiva e outros crimes no âmbito da operação Lava Jato, no Rio de Janeiro. Temer chegou a ser preso, preventivamente, duas vezes, em março e maio do ano passado. Confusão à vista. A semana promete.
 

DIA DO ADVOGADO
Hoje é Dia do Advogado! Que a Justiça esteja sempre em boas mãos.
 

PERDAS
Assim como as redes sociais, a coluna também faz o registro da dor. Em respeito aos que se vão e em solidariedade aos que ficam. Na semana passada a Capital deu seu adeus a duas de várias pessoas muito queridas de seu cotidiano, o advogado Evandro de Viana Bandeira, de 76 anos, de parada cardíaca, e o enfermeiro Valdinei de Souza, de 43, pela Covid-19. Evandro era um dos “papas” do Direito. Foi secretário municipal da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, conselheiro da OAB-MS e por três vezes indicado para ministro do Superior Tribunal de Justiça. Valdinei era um dos mais respeitados e benquistos profissionais da Enfermagem.
 

PERDAS II
No plano nacional, o câncer derrubou mais duas gigantescas figuras da defesa dos direitos humanos e das artes, o bispo Dom Pedro Casaldáliga, 92, e a atriz Chica Xavier, 88. De Portugal, a atriz Tássia Camargo enviou ao Brasil suas reverências pela morte da amiga, Chica, com quem atuou em vários trabalhos da tevê, entre os quais "Chapadão do Bugre", “As Noivas de Copacabana”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e na novela “A Padroeira”.

 

PENSAMENTO DO DIA
“É preciso coragem para ser diferente. E muita dedicação para fazer a diferente”.
 

NA LEMBRANÇA
O filósofo argentino Carlos Bernardo González Pecotche nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires. Criador da logosofia e conhecido com o pseudônimo Raumsol, lançou mais de 20 livros sobre o assunto. González Pecotche morreu em 4 de abril de 1963, na sua Argentina natal, mas deixou uma grande lição para o mundo: "A moral se edifica com o bom exemplo, não com palavras".