fernandosoares_29-09-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O juiz federal aposentado e advogado Heraldo Vitta e a esposa, Adir Valéria Vitta

 

O deputado estadual Evander Vendramini e a esposa, Regina Panovitch

 

Ela teve uma vida dedicada ao Jornal O Progresso de Dourados, que na sexta-feira encerrou a versão impressa do mais antigo jornal diário do Estado. A empresária Adiles do Amaral e o marido, advogado, Carlos Farnezi

 

Os médicos e pecuaristas, Heda e José Roberto Paquera

 

Célia e o empresário Edilson Paes

 

O arquiteto Paulo Hernandes e a esposa, Silvana

 

O empresário Emídio Milas e a esposa, Edith Oliveira

 

NA LEMBRANÇA
O imortal Joaquim Maria Machado de Assis morreu no dia 29 de setembro de 1908. Tinha, na época, 69 anos e já ostentava a fama de ser um dos maiores escritores do País. Cronista, poeta e crítico teatral, teve relevo como romancista, escrevendo os inesquecíveis Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Além disso, foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. Encerramos a coluna de hoje com uma frase dele, que é uma lição para muita gente: "Não é amigo aquele que alardeia a amizade; é traficante. A amizade sente-se, não se diz".

 

CHOCANTE
 Ou o caixa de algumas socialites realmente esvaziou ou elas, com medo da Receita Federal e dos Lava Jatos da vida, estão escondendo. Campo Grande já foi boa no chamado quesito festa. Quem imaginava servirem frios da padaria da esquina em festas das chamadas finas?


HAJA SACO
Tem horas que tenho vontade de sair das redes sociais. É tanta bobagem postada, autopromoção aos montes, gente que se acha sem ser, gente que, para postar fotos aqui, inventa cada tipo de encontro e festinha, que nem no interior dos confins do Brasil existe mais, coisa de gente que não tem o que fazer, e por aí vai. Só não saio porque sou profissional da imprensa e não posso perder contatos e tenho que mostrar meu trabalho. Tem gente que acha ruim que eu reclame, mas sou assim, autêntico e gosto de falar o que penso.
 

VALORIZAÇÃO
Durante anos, o êxodo de murtinhenses para outros lugares denunciava a falta de alternativas de evolução social e econômica para a maioria da população. Agora, com a rota bioceânica cada vez mais real, já tem gente retornando, pensando em se radicar novamente ou investir, sobretudo quem possui algum imóvel no município. Com a construção de quatro terminais portuários – dois em execução – e da ponte para Carmelo Peralta, no Paraguai, o valor dos terrenos ve m subindo, consideravelmente. E a pauta de negócios começa a engordar. O Banco Sicredi já instalou agência por lá. E um investimento comercial de renome está fazendo sondagens.
 

BEIRA DE RIO
Aquidauana e Anastácio são cidades gêmeas. A divisória entre ambas é um rio, o Aquidauana. E as duas populações já sentem a quentura inicial da fogueira que serão as disputas sucessórias, em 2020. Os aquidauanenses podem ter uma eleição polarizada por duas fortes candidaturas. Uma é a do prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que tentará se reeleger. Outra, de oposição, pode ser a médica Viviane Orro (PSD), esposa do deputado estadual Felipe Orro (PSDB) ou, ainda, o vereador Yussef Saliba (PDT). Detalhe: Felipe é primo de Odilon, mas estão rompidos politicamente.
 

BEIRA DE RIO II
Em Anastácio, o confronto deve colocar frente à frente o atual prefeito, Nildo Alves de Albres (PSDB), e o ex-prefeito Douglas Figueiredo (MDB). As disputas políticas e eleitorais nesses municípios acabam sempre uma entrando na outra. Um dos motivos está nos laços familiares. O prefeito Nildo Albres, por exemplo, é parente da médica Viviane Orro.

 

LÁGRIMAS NA ESTANTE
Tristeza generalizada na cidade: a Livraria Le Parole fecha suas gloriosas portas e abre imensurável vazio no já carente espaço de empreendimentos literários. O que tem de escritor, mecenas e leitores abalados com a notícia, é uma fábula! E a antenadíssima palestrante, escritora, empresária e motivadora cultural Luciana Rondon - que com garra, competência e elogiável ideal desafiou a lógica e apostou na empresa – demonstra estar tão ou mais triste que o público. Contudo, h&aac ute; quem acredite no “efeito Fênix” – a ave da mitologia que renasceu das cinzas.
 

CONVERSA FIADA
 Já disse Monteiro Lobato: “quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”. Vamos substituir a fofoca pela leitura. Todos sairão ganhando.


APOSTA
Jaime Verruck, o titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), acaricia os resultados iniciais do Programa Centelha, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, executada em parceria com os estados, pretende potencializar um novo foco para a ciência, a tecnologia e a inovação.
 

PRESENTE
No dia 30 deste mês (segunda-feira), Camapuã completa 71 anos de existência. Um dos presentes foi dado com antecedência: a Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância (Spromic), mantenedora do hospital local, inaugurou no meio da semana o aparelho de Raios X Digital. O diretor-presidente da Spromic, Joelvis Cunha, considera o investimento uma das boas soluções para dotar o hospital de recursos tecnológicos de última geração e alta precisão.
 

TENSÃO
 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anda sofrendo duros contratempos. Além da dolorosa revolta com que convive, por causa da exposição de um de seus filhos em reportagem global, no “Fantástico” – pauta requentada, segundo afirmou -ele ainda tem que passar pelo “corredor polonês” formado por professores contratados e profissionais da educação nos municípios que anda visitando, para entregar e lançar as obras. Em Rio Brilhante, ele preferiu sai antes da hora, sem discursar, para não ter que ficar ouvindo os excessos das agressões verbais.

 

KID COLT
O quê fazer quando um ex-procurador-geral da República admite ter ido armado a uma sessão da suprema corte brasileira para matar um de seus ministros e, em seguida, dar cabo da própria vida? Quem confessou esta barbaridade é Rodrigo Janot, desafeto do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A justificativa, de acordo com Janot: ao sofrer um pedido de suspeição num processo envolvendo Eike Batista, e com sua mulher atuando no escritório do advogado do empresário, Gilmar Mendes teria espalhado uma história mentirosa e constrangedora sobre a filha do ex-procurador.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando as coisas não fizerem mais sentido e nada mais prender você, não tenha medo de trocar o roteiro. Você só descobre novos caminhos quando muda a direção”.