fernandosoares_26-09-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Gente da gente, Mônica e a mãe, Solange Wanderley

 

O médico otorrino Milton Nakau e a esposa, Emília Nakau

 

O psicólogo José Chadid e o escritor Henrique Medeiros

 

Os advogados, Stefano Alcova e Marcelo Kroetz

 

Os escritores, Guimarães Rocha e Ademar Naveira

 

A querida professora Lúcia Corrêa e a escritora Raquel Naveira

 

A fisioterapeuta Fabíola Marcotti e o cirurgião cardíaco mais respeitado do Brasil, João Jasbik Neto

 

AI, AI, AI...
 A cada dia que passa, o juiz federal Bruno Texeira fica mais convicto que parte dos milhões utilizados na construção da mansão do ex-secretário de Obras Públicas e Transporte e ex-deputado federal, Edson Giroto, foram pagos com dinheiro de propina. O relato das três testemunhas de acusação, ouvidas essa semana na 3° Vara da Justiça Federal, na ação da Operação Lama Asfáltica, revela que parte do dinheiro utilizado para execução da obra foi ocultado.


NOVOS TEMPOS
Amanhã, será a ultima edição impressa do Jornal O Progresso, da minha amiga Adiles do Amaral, de Dourados. Era o jornal diário mais antigo do Mato Grosso do Sul. A ideia daqui pra frente é continuar com o jornalismo apenas na versão on-line. Ao longo de seus 68 anos de circulação ininterrupta, produziram 13.595 edições. A família Torres, liderada pela sua matriarca, Adiles, que dedicou a vida a este veículo de inestimável importância para todo o Mato Grosso do Sul, chora junto com a sociedade o fim de uma era de grandes feitos.
 

MERCADO
 Hoje, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, encerra na cidade de Bonito a 9ª Reunião dos ministros da Agricultura do BRICS. Estão participando as delegações da China, Índia, Rússia e África do Sul, quando debateram sobre inovação tecnológica na agropecuária, diante do aumento da população mundial e da demanda por alimentos. Os cinco países, juntos, representam 42% da população e 23% do PIB mundial.

 

EFEITO
Contra o abuso daqueles que usa do poder para massacrar o indefeso, o Congresso derrubou 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à lei sobre abuso de autoridade. Deve retornar ao texto da Lei 13.869/19, os crimes: Não se identificar como policial durante uma captura. Não se identificar como policial durante um interrogatório. Impedir encontro do preso com seu advogado. Impedir que preso/réu/investigado sente-se e consulte seu advogado antes e durante audiência. Negar ao investigado acesso a documentos relativos a etapas vencidas da investigação. Atribuir culpa publicamente antes de formalizar uma acusação. Decretar prisão fora das hipóteses legais. Não relaxar prisão ilegal. Não substituir prisão preventiva por outra medida cautelar, quando couber. Não conceder liberdade provisória, quando couber. Não deferir habeas corpus cabível. Constranger o preso a produzir prova contra si ou contra outros. Insistir no interrogatório de quem optou por se manter calado. Insistir no interrogatório de quem exigiu a presença de advogado, enquanto não houver advogado presente. Iniciar investigação contra pessoa sabidamente inocente.
 

NA EUROPA
O tour de Pedro Smanioto e Delurma pela Europa ganhou seu diferenciado tom de fascínio nos passeios sob os céus turcos. Nas ruas de Istambul, diante da variedade documentada da influência de gerações, civilizações e culturas, o casal experimentou sensações inebriantes de mistério e encantamento.
 

FINALMENTE
Está chovendo. Graças a Deus. Seja bem-vinda a água que vem do céu. Os meteorologistas já alertam que as chuvas podem vir em forma de temporal, com raios, ventos e granizo, até com chances de enchentes.
 

FLORES
A Primavera chegou e, ao contrário dos outros anos, não vi nenhuma borboleta. Triste mundo, estamos deixando para nossos descendentes.
 

TRAGADICES
Os especialistas norte-americanos em saúde confirmavam, há duas semanas, que já eram 530 os casos notificados e sete óbitos no país, causados por doenças pulmonares relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos. Pior: esses números indicavam o aumento de 380 casos em relação à semana anterior e as autoridades não encontram sinalização de que o surto possa regredir em curto prazo. Do total de pessoas afetadas, três quartos são homens e dois terços têm entre 18 e 34 anos.
 

SEM MORDOMO
É bastante forte e convicta a informação circulante nos bastidores de Brasília (leia-se Polícia Federal e Congresso Nacional) e do Rio de Janeiro dando conta que o assassinato de Marielle Franco parece estar bem próximo de ser esclarecido em todos os seus detalhes. Expectativa para saber quem mandou matar e, ainda, quem pode ser atingido pelo ricocheteio das balas disparadas pela investigação. Vem chumbo grosso, aí!
 

ACOMODAÇÕES
Com as rédeas do PSC estadual nas mãos de Paulo Matos, o procurador Sérgio Harfouche acaba sendo “empurrado” para fora da legenda e fica encostado no Avante. Ambos são declaradamente pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Algumas vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas, para nos colocar na direção das melhores coisas que poderíamos viver”.
 

NA LEMBRANÇA
O gênio Luís Fernando Veríssimo completa, hoje, 83 anos. Gaúcho de Porto Alegre, e filho de outro gênio, Érico Veríssimo, ele é jornalista, músico, escritor e cronista de humor refinado. Fechamos o dia de hoje com uma frase dele: "Tudo foi fabricado O País é inventado. O poeta improvisado. E você, leitor: apalpe-se ligeiro. Para saber se é verdadeiro".